O ENSINO DA SOCIOLOGIA E A INTERDISCIPLINARIDADE
THE TEACHING OF SOCIOLOGY AND INTERDISCIPLINARITY
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3249Palabras clave:
Ensino de Sociologia, Ensino Médio, Interdisciplinaridade, Práticas ProfessoresResumen
O ensino da disciplina de Sociologia é de suma importância, a fim de construir o pensamento crítico, sistematizado e visando a formação cidadã dos estudantes do Ensino Médio. Nesse sentido, as práticas e os métodos utilizados em seu cotidiano escolar contribuem para o desenvolvimento da disciplina. Diante disso, investigamos as relações existentes entre a Sociologia e as práticas interdisciplinares nas escolas da Coordenadoria Regional de Educação de Canoinhas/SC a respeito de como essa prática acontece nas aulas de Sociologia. A pesquisa caraterizada como qualitativa, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e também de campo, sustentada com o auxílio de questionários abertos, para identificar as concepções dos professores de Sociologia da Coordenadoria, a respeito da prática interdisciplinar. Os resultados apontam que na maioria das escolas na Coordenadoria existem algumas práticas interdisciplinares, como por exemplo: aulas com outras disciplinas, projetos, atividades com outras turmas e trabalhos coletivos. Assim, estudantes e professores utilizam de uma forma coletiva para estudar e apresentar trabalhos e atividades que possam ter um viés sociológico e das demais disciplinas. Porém, é importante ressaltar que essa é uma realidade de algumas escolas e a minoria ainda vem buscando formas para desenvolver tal prática, ainda adotando uma postura disciplinar em suas atividades escolares. Diante de todos os apontamentos realizados pelos entrevistados, é visível a importância da interdisciplinaridade na construção do conhecimento sociológico na formação plena dos estudantes.
Palavras-chave: Ensino de Sociologia. Ensino Médio. Interdisciplinaridade. Práticas. Professores.
ABSTRACT
The teaching of Sociology is of paramount importance, in order to build critical, systematized thinking and aiming at the citizenship formation of high school students. In this sense, the practices and methods used in their school routine contribute to the development of the discipline. In view of this, we investigated the existing relationships between Sociology and interdisciplinary practices in the schools of the Regional Education Coordination of Canoinhas/SC regarding how this practice happens in Sociology classes. The research characterized as qualitative, a bibliographic and field research was carried out, supported with the help of open questionnaires, to identify the conceptions of the Sociology professors of the Coordination, regarding the interdisciplinary practice. The results indicate that in most schools in the Coordination there are some interdisciplinary practices, such as: classes with other disciplines, projects, activities with other classes and collective work. Thus, students and teachers use it collectively to study and present works and activities that may have a sociological bias and that of other disciplines. However, it is important to emphasize that this is a reality in some schools and the minority is still looking for ways to develop this practice, still adopting a disciplinary posture in their school activities. In view of all the notes made by the interviewees, the importance of interdisciplinarity in the construction of sociological knowledge in the full formation of students is visible.
Keywords: Teaching of Sociology. High school. Interdisciplinarity. Practices. Teachers.
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