Autismo e práticas pedagógicas na educação infantil: discussão de dados mediatizada pelo Portal Capes e Portal BDTD
Autism in early childhood education: discussion of data mediated by the Capes Portal and Bdtd Portal
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v13i00.3287Palabras clave:
Educação especial e inclusiva, Autismo, Práticas pedagógicas, Educação infantilResumen
A presente pesquisa traz reflexões sobre as práticas pedagógicas aplicadas na Educação Infantil com crianças autistas. Objetivou-se evidenciar as principais práticas pedagógicas aplicadas na Educação Infantil com criança autista, a partir dos dados advindos da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e dos periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) publicados entre 2019 e 2023. A metodologia é de cunho bibliográfico, com embasamento em autores como Cunha (2015), Alves (2007), Mazzotta (2011) e Mendes (2010), entre outros, seguida de revisão de literatura. Com relação à estrutura do artigo, subdivide-se em quatro momentos, sendo no primeiro, apresentados algumas considerações sobre o histórico e legislação da educação especial e inclusiva; no segundo momento é apresentado o autismo e suas características; no terceiro momento uma pequena discussão sobre práticas pedagógicas; e o quarto momento é denominado análise de dados, que traz resultados da pesquisa realizada, seguida das considerações finais e referências. Conclui-se que é preciso discutir mais sobre as práticas pedagógicas aplicadas a crianças autistas, pois há poucos trabalhos sobre o assunto. Os trabalhos analisados sugerem, em comum, melhorias na formação continuada de professores para que se tenha práticas pedagógicas diferenciadas que auxiliem o trabalho dos professores para o desenvolvimento e aprendizagem da criança com transtorno do espectro autista (TEA).
Palavras-chave: Educação especial e inclusiva. Autismo. Práticas pedagógicas. Educação infantil.
ABSTRACT
The present research brings reflections on the pedagogical practices applied in Early Childhood Education with autistic children. The objective was to highlight the main pedagogical practices applied in Early Childhood Education with autistic children, based on data from the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and the journals of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) published between 2019 and 2023. The methodology is bibliographic, based on authors such as Cunha (2015), Alves (2007), Mazzotta (2011) and Mendes (2010), among others, followed by a literature review. Regarding the structure of the article, it is subdivided into four moments, the first of which presents some considerations about the history and legislation of special and inclusive education; in the second moment, autism and its characteristics are presented; in the third moment, a small discussion about pedagogical practices; and the fourth moment is called data analysis, which brings results of the research carried out, followed by final considerations and references. It is concluded that it is necessary to discuss more about the pedagogical practices applied to autistic children, as there are few studies on the subject. The analyzed studies suggest, in common, improvements in the continuing education of teachers in order to have differentiated pedagogical practices that help the work of teachers for the development and learning of children with autism spectrum disorder (ASD).
Keywords: Special and inclusive education. Autism. Pedagogical practices. Early childhood education.
Citas
ALVES, Denise Maria. Educação Especial no Brasil: uma análise histórica. Revista Científica Eletrônica de Psicologia, ano V, n. 8, mai. 2007.
BRASIL. Constituição Federal. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] União, ano CXXXIV, n. 248, p. 27.833-27.841, 23 dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, junho de 2008.
BRASIL. Lei n° 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em: 05 set. 2023.
BRASIL. Presidência da República. Lei n° 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, 2015.
CARNEIRO, Relma Urel Carbone. Educação inclusiva na educação infantil. Práxis Educacional, v. 8, n. 12, p. 81-95, 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/124965. Acesso 22 jun. 2023.
CUNHA, Eugênio. Autismo na escola: um jeito diferente de aprender, um jeito diferente de ensinar. 3. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2015.
DINIZ, Francisco Espedito et al. Educação inclusiva: desafios e possibilidades. In: CONEDU, 5., 2018, Campina Grande. Anais [...] Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47145. Acesso em: 22 jun. 2023.
DOTA, Fernanda Piovean; ALVES, Denise Maria. Educação especial no Brasil: uma análise histórica. Revista Científica Eletrônica da Psicologia, São Paulo, n. 8, mai. 2007.
FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, Dec. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S217666812016000300534&lng=en&nrm=is. Acesso em: 25 abr. 2023.
KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 120, p. 833-849, jul.-set. 2012.
MAZZOTTA, Marcos J. S. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MENDES, Enicéia Gonçalves. Breve histórico da educação especial no Brasil. Revista Educación y Pedagogía, São Paulo, v. 22, n. 57, 2010.
MONTE, Márcia Mesquita. Aquisição de linguagem em aluno/criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na perspectiva dos docentes: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem, Minter interinstitucional em Ciências da Linguagem Universidade Católica de Pernambuco. Recife, 112f., 2022.
OLIVEIRA, Jáima Pinheiro et al. (Orgs.). Educação Especial: desenvolvimento infantil e processos educativos. Curitiba: CRV, 2015.
RIBAS, Luana de Melo. O processo criador da criança com autismo em espaços brincantes: imaginação-emoção e o coletivo. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) -Universidade de Brasília. Brasília, 212f., 2021.
RODRIGUES, Janine Marta Coelho; SPENCER, Eric. A criança autista. Rio de Janeiro: Wak, 2015.
SOARES, Rosângela Teles Carminati. A inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) na educação infantil: formação de professores, políticas públicas e práticas pedagógicas. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Foz do Iguaçu, 130f., 2022.
SOUZA, Maria da Guia. Autismo e inclusão na Educação Infantil: efeitos de um programa de intervenção colaborativa nas práticas pedagógicas dos professores. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 129f., 2019.
TEIXEIRA, Maria Cristina Souza; GANDA, Danielle Ribeiro. Inclusão e autismo: relato de caso sobre o trabalho com uma criança na educação infantil. Psicologia e Saúde em Debate, v. 5, n. 2, p. 125-135, 2019.
UNESCO. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: CORDE, 1994.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Professare
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).