Escola, Sociedade e Cultura – A Relevância da Educação Patrimonial na Matriz Curricular Escolar

Autores/as

  • Adelcio Machado dos Santos Uniarp, Caçador, SC

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v2i2.55

Resumen

O homem, ser ontologicamente social, exibe necessidade de conhecer e construir a compreensão acerca dos meios e dos processos fundamentais para a organização e a viabilidade do ato de viver. O conhecimento é um produto da atividade consciente do pensamento que determina a natureza social do ser humano e o condiciona a sua história e a sua cultura. Mas o homem não nasce pronto para a convivência em sociedade. É necessário que ele seja educado para aprender a conviver com a sua história e elaborações desta. Para tanto, foram criadas as diferentes instituições sociais dentro das sociedades, cuja função principal está em controlar certos setores do comportamento dos indivíduos, através da transmissão de padrões de comportamento e da cultura. Uma das formações sociais mais importantes que interage diretamente com a sociedade, influenciando e se deixando influenciar, é a organização educacional. Através dela, o homem aprende a conviver socialmente, assimilando a cultura, os padrões de comportamento, o conhecimento produzido. A educação também exerce o controle social do comportamento humano. Evidencia-se, com isso, a profunda interatividade que há entre educação e sociedade. O processo educativo deve exercer o papel social, mediando a sociabilidade e preparando o homem para a aplicação do conhecimento por meio do exercício da atividade transformadora da natureza. Neste contexto, faz-se mister a escolar desempenhar o papel de guardiã da elaboração histórica, por meio da “Educação Patrimonial”.

Palavras-Chave: Escola. Sociedade. Educação Patrimonial.

ABSTRACT

Man, an ontologically social being, shows the necessity of knowing and building comprehension of the methods and processes which are fundamental to the organization and the viability of the act of living. Knowledge is a product of conscious activity of thinking that determines the social nature of human beings and makes their history and culture. But man is not born to live together in society. He must be raised to learn how to live in society. It is necessary that he is raised to learn how to live with his history and the making of it. To do so, different institutions have been created inside societies, whose primary function is to control certain sectors of the behaviour of individuals through the transmission of patterns of behaviour and culture. One of the most social formations which interacts directly with society, influencing and allowing themselves to be influenced, is the educational organization. Through it, man learns how to live socially, assimilating the culture, the pattern of behaviour, the knowledge produced. Education also exerts social control over human behaviour. It is evident, thus, the deep interaction that exists between education and society. The educational process must engage the social role, mediating sociability and preparing the man for the application of knowledge through the exercise of the transforming activity of nature. In this context, it is necessary the school to act as guardian of the historical development, through the "Heritage Education”.

Keywords: School. Society. Heritage Education.

Biografía del autor/a

Adelcio Machado dos Santos, Uniarp, Caçador, SC

Pós-Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Gestão Educacional; em Psicopedagogia; e em Supervisão, Orientação e Administração Escolar. Docente e Pesquisador da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp). Endereço: Rua Prof. Egidio Ferreira, nº 271, Bloco “E”,  Apto. 303 – 88090-500, Florianópolis(SC), Brasil. E-mail: adelciomachado@gmail.com.

Publicado

2014-12-18

Cómo citar

Santos, A. M. dos. (2014). Escola, Sociedade e Cultura – A Relevância da Educação Patrimonial na Matriz Curricular Escolar. Professare, 2(2), 9–26. https://doi.org/10.33362/professare.v2i2.55

Número

Sección

ARTIGOS