UMA PAUSA PARA MEDITAçãO, OU MELHOR, PARA MEDIAçãO EM LEITURA
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v4i1.647Resumen
Numa época em que os mediadores clássicos da leitura-literatura,principalmente as figuras do crítico literário e do editor, perdem força
e tendem ao desaparecimento em decorrência das velozes inovações
tecnológicas, pretendo levar os participantes a um questionamento sobre
o papel de outros agentes culturais mediadores (professor, bibliotecário
e família) na formação de leitores críticos e maduros dentro da sociedade
brasileira. No percurso da minha reflexão, pretendo (1) discorrer sobre
uma nova concepção de leitor e de leitura, abarcando as linguagens e as
mídias sociais; (2) combater as fronteiras advindas da formação muito
especializada dos agentes, entrando no conceito de ‘leitor etc’ (Ricardo
Basbaum); e (3) analisar alguns quadros estatísticos e qualitativos da
leitura no Brasil, apontando para a necessidade de qualificação rigorosa
e sofisticada dos mediadores.
Palavras chave: Leitura. Mediação. Escola. Leitor maduro. Crítica.
Descargas
Publicado
2015-09-09
Cómo citar
Silva, E. T. da. (2015). UMA PAUSA PARA MEDITAçãO, OU MELHOR, PARA MEDIAçãO EM LEITURA. Professare, 4(1), 117–130. https://doi.org/10.33362/professare.v4i1.647
Número
Sección
ARTIGOS
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).