FILOSOFIA PARA CRIANÇAS

Autores/as

  • Cristiane Teixeira
  • Mariangela Kraemer Lenz Ziede Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Caçador, SC,

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v4i3.740

Resumen

Conforme a Lei de Diretrizes e Bases (1996), é preciso educar as crianças e os jovens a serem cidadãos críticos, autônomos, livres e responsáveis. Porém, como alcançar esse objetivo? Com base nessa proposta, o presente artigo destacou a importância de trabalhar a filosofia no ensino fundamental e as contribuições desse ensino na construção do pensamento crítico e reflexivo dos indivíduos. Além desse enfoque, o estudo também analisou as estratégias e práticas pedagógicas que os docentes do ensino fundamental de escolas do município de Cachoeirinha/RS estão utilizando para alcançar esse objetivo. A pesquisa, dentro de uma abordagem qualitativa, foi desenvolvida em seis escolas, dentre elas instituições públicas e privadas, com a participação de onze docentes do ensino fundamental. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e observações, analisados posteriormente a partir dos referenciais teóricos, principalmente dos estudos de Lipman, que no final da década de 60 desenvolveu uma educação para “o pensar”, com a finalidade de ampliar as habilidades cognitivas de crianças e jovens através de temas filosóficos. Com isso, foram levantadas quatro categorias de análise: a) o papel da escola na construção de uma sociedade democrática; o trabalho da disciplina de filosofia no ensino fundamental; a filosofia como componente curricular e práticas pedagógicas; estratégias utilizadas no desenvolvimento da autonomia; e senso crítico dos alunos. Concluiu-se que a disciplina de filosofia é essencial na construção do pensamento crítico e reflexivo dos indivíduos, pois proporciona as habilidades de análise e questionamento, e que quanto mais cedo o tema for trabalhado nas escolas, desde crianças do ensino fundamental, mais perto estaremos de formar cidadãos críticos e autônomos e uma sociedade mais justa e igualitária.

Palavras-chave: Filosofia. Ensino Fundamental. Crianças. Autonomia. Criticidade.

Philosophy for children

ABSTRACT

According to the Law of Guidelines and Bases (Lei de Diretrizes e Bases, 1996) we have to educate children and young people to be critical, autonomous, citizens, free and responsible. But how to achieve that goal? Based on that proposal, this article highlighted the importance of working philosophy in elementary school and contributions of this type of education to the construction of critical and reflective thought of the individuals. In addition to this focus, the study also analyses the strategies and pedagogical practices that teachers of elementary schools in the municipality of Cachoeirinha/RS are using to achieve that goal. The research, assuming the qualitative approach, was developed in six schools, including public and private institutions, with the participation of eleven teachers of the elementary school. The data were collected through semi-structured interviews and observations, analyzed later from the theoretical references, mainly from the studies of Lipman, who, at the end of the 60’s, developed an education for "thinking", with the purpose of enlarging the cognitive skills of children and youth through philosophical themes. He raised four categories of analysis: the role of the school in building a democratic society; the work of the discipline of philosophy in elementary school; philosophy as curricular component and pedagogical practices and strategies used in the development of autonomy and critical thinking of the students. It was concluded that the discipline of philosophy is essential to the building of critical and reflective thinking of the individuals, as it provides the skills of analysis and questioning, and that the sooner it is worked at schools, from elementary school children, closer we will be to form critical and autonomous citizens and a fairer and more egalitarian society.

Keywords: Philosophy. Elementary School. Children. Autonomy. Criticality.

Biografía del autor/a

Mariangela Kraemer Lenz Ziede, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Caçador, SC,

Doutora em Educação e Mestre em Educação pela UFRGS,na linha de pesquisas "Educação a Distância". Especialista em Informática na Educação e em tutoria na Educação a distância . Pedagoga (PUC/RS 1991). Coordenadora da Tutoria do Curso de Pedagogia Licenciatura na Modalidade a Distância da UFRGS (PEAD e PEAD2).Desenvolve materiais digitais para a formação de tutores e professores na FACED da UFRGS.Participa de grupos de pesquisa do CNPq.Visita os polos de EAD trabalhando com a formação e avaliação de professores. Estuda com um grupo de educadores o uso de tablets e aplicativos para a construção das aprendizagens dos alunos. Professora do Curso de Pedagogia- . Membro da Comissão Permanente de Orientação (CPO) e membro atuante do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso de Pedagogia do Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha - CESUCA, Faculdade Ined. Professora do Mestrado Profissional em Educação Básica e do Mestrado interdisciplinar Cultura e Sociedade da UNIARP.

Publicado

2016-03-22

Cómo citar

Teixeira, C., & Ziede, M. K. L. (2016). FILOSOFIA PARA CRIANÇAS. Professare, 4(3), 111–140. https://doi.org/10.33362/professare.v4i3.740

Número

Sección

DOCÊNCIA E PRÁTICAS CURRICULARES

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