THE SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS FROM THE PERSPECTIVE OF FREIREAN PRAXIS
OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA PERSPECTIVA DA PRÁXIS FREIREANA
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3221Palavras-chave:
Formação de Professores. Práxis Pedagógica. Educação para a Sustentabilidade. Metas de desenvolvimento sustentável.Resumo
The UN launched the Sustainable Development Goals (SDG) in 2015. Therefore, thinking about strategies that improve people's lives in the face of polarized relations with the planet will be essential. It is also reinforced that it is important to disseminate the SDGs in teaching environments, in which both schools and educators are prepared to propose truly transformative education. In this sense, through this theoretical study we aim to discuss the importance of, during the study of the SDGs, teachers using, essentially, a critical, awareness-raising and dialogical pedagogical praxis with students. Thus, as a proposal for transformative education, from Paulo Freire's perspective, the concepts of criticality, consciousness and dialogicity were analyzed for discussions involving the SDGs in school environments. Knowing that educators must dialogue with students, the concepts brought by Freire suggest that it is the best strategy to propose the SDGs and Education for Sustainability in teaching environments.
Keywords: Teachers Training. Pedagogical Praxis. Education for Sustainability. Sustainable Development Goals.
RESUMO
A ONU lançou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em 2015. Por isso, pensar em estratégias que melhorem a vida das pessoas diante das relações polarizadas com o planeta será essencial. Reforça-se, também, ser importante disseminar os ODS em ambientes de ensino, nos quais, tanto escolas, quanto educadores estejam preparados para propor uma educação verdadeiramente transformadora. Nesse viés, por meio deste estudo teórico objetivamos discutir a importância de que, durante o estudo dos ODS, os professores utilizem, essencialmente, uma práxis pedagógica crítica, conscientizadora e dialógica com os educandos. Assim, como proposta de educação transformadora, na perspectiva de Paulo Freire, foram analisados os conceitos de criticidade, consciência e dialogicidade para as discussões que envolvem os ODS nos ambientes escolares. Sabendo que os educadores devem dialogar com os alunos, os conceitos trazidos por Freire sugerem ser a melhor estratégia para propor os ODS e a Educação para a Sustentabilidade nos ambientes de ensino.
Palavras-chave: Formação de Professores. Práxis Pedagógica. Educação para a Sustentabilidade. Metas de desenvolvimento sustentável.
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