A EDUCAÇÃO FÍSICA CONCEBIDA COMO EDUCAÇÃO INTEGRAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PHSYSUCAL EDUCATION DESIGNED AS COMPREHENSIVE EDUCATION IN THE EARLY GRADES OF ELEMENTARY EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3271Resumo
O presente artigo teve por objetivo realizar um estudo acerca da disciplina de educação física escolar, como componente curricular na formação integral do educando. Apresenta um breve estudo da Educação Física acerca das abordagens pedagógicas aplicadas ao ambiente escolar sendo elas: Abordagem Psicomotora: estudada por um conjunto de campos científicos como a Neurologia, a Psicologia, a Educação entre outros que busca o desenvolvimento de capacidades básicas (sensoriais, perceptivas e motoras), otimizando através da Educação Física a aprendizagem de conteúdos de outras disciplinas. Abordagem Desenvolvimentista: tem como seu conteúdo habilidades básicas, habilidades específicas, jogo, esporte e dança. Sua finalidade é a adaptação aos valores presentes na sociedade, a temática principal fica por conta das habilidades, aprendizagem e desenvolvimento motor. Abordagem Construtivista: tem como conteúdo brincadeiras populares, jogo simbólico e jogo de regra. Sua finalidade é a construção do conhecimento através do resgate do conhecimento do aluno para solução de problemas. A temática principal fica por conta da cultura popular, do jogo e do que é lúdico. Abordagem Crítico – Superadora: têm como conteúdos os conhecimentos sobre o jogo, esporte dança e ginástica. Sua finalidade é a transformação social para isso usam uma tematização da aula. A temática principal é a cultura corporal em uma visão holística. Abordagem dos Parâmetros Curriculares Nacionais: tem como objetivo principal a busca por uma sistematização da educação através de temas transversais para uma promoção de uma interdisciplinaridade. Contempla um estudo acerca da função pedagógica da Educação Física nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
Palavras-chave: Educação Física. Abordagens Pedagógicas. Função Pedagógica.
ABSTRACT
This article aims to conduct a study about the discipline of physical education as a curriculum component in the integral formation of the student. Presents a brief study of Physical Education about the pedagogical approaches applied to the school environment which are: Psychometric Approach: studied by a number of scientific fields such as neurology, psychology Education among others seeking to develop basic skills (sensory , perceptual and motor ) , by optimizing physical education learning content from other disciplines . Developmental Approach: has as its content basic skills, specific skills, play, sport and dance. Its purpose is to adapt to the values present in society , the main issue is due to the skills, learning and motor development. Constructivist approach: its popular games content, symbolic play and game regret. Sea purpose is the construction of knowledge through the redemption student knowledge for troubleshooting. The main theme is up to the popular culture of the game and that is playful. Critical Approach - surpassing: have the content knowledge of the game, sport dance, and gymnastics. Its purpose is social transformation for this class use a theming. The main theme is the body culture in a holistic view. Addressing the National Curriculum Parameters: aims to search for a systematization of education through cross for promoting interdisciplinary themes. Includes a study about the educational role of Physical Education in the early grades of elementary school.
Keywords: Physical Education. Pedagogical Approaches. Pedagogical Function.
Referências
BRACHT, Valter. Educação Física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1992.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: educação física. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em ˂<-htt//portal-domêsc.gov.br.//>˃. Acessado em agosto de 2008.
CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. Campinas: Papirus, 1988.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 2009.
DARIDO, Suraya C. Educação física escolar: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2003.
FARIA FILHO, L.M. de. “História da escola primária e da educação física no Brasil: Alguns apontamentos”. In: SOUSA, E.S. de e VAGO, T.M. (orgs.). Trilhas e partilhas; educação física na cultura escolar e nas práticas sociais. Belo Horizonte: Cultura, 1997, 43-58.
FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática. São Paulo, Scipione, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J.C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2001.
GALLARDO, Jorge Sergio Pérez. Didática da educação física: a criança em movimento; jogo, prazer e transformação.Sao Paulo: FTD, 1998.
GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. Educação Física progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos e a Educação Física brasileira. 2ª ed. São Paulo: Loyola, 1988.
LE BOULCH, Jean. A educação pelo movimento a psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983.
LE BOULCH, Jean. Desenvolvimento psicomotor - do nascimento até os seis anos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1982.
LIBANEO, José C. Didática. São Paulo: Cortez, 1991.
LUCKESI, C. Filosofia da educação . São Paulo : Cortez, 1991.
MANOEL, E. J. Desenvolvimento motor: implicações para a educação física escolar. In. Revista Paulista de Educação Física, v 8, nº1, p. 82-97, 1994.
MEDINA, João Paulo. A educação cuida do corpo... e"mente". 2ª ed. Campinas: Papirus, 1983.
NEGRINE, Airton. Aprendizagem e desenvolvimento infantil: psicomotricidade.v 3. Porto Alegre: Edita. 1998.
NEIRA, Marcos Garcia. Educação física: desenvolvendo competências. São Paulo: Phorte, 2003.
OLIVEIRA, Vitor Marinho de. Consenso e conflito da Educação Física brasileira. Campinas: Papirus, 1994.
PICCOLO, Vilma L. Nista. (org). Educação física escolar:ser... ou não ser? 3ª ed. Campina, SP: Editora da Unicamp, 1995.
SAVIANI, Demerval. A pedagogia histórica-crítica no quadro das tendências críticas da educação brasileira. ANDE. São Paulo, v. 6, n. 11, p. 15-21, 1986.
TANI, Go et alii. Educação física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: Ed Pedagógica e Universitária, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Professare
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).