O contexto da educação e mudanças climáticas das instituições de ensino superior: uma revisão sistemática da literatura

The context of education and climate change in higher education institutions: a systematic review of the literature

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v13i1.3421

Palavras-chave:

Universidade, Mudanças Climáticas, Sustentabilidade

Resumo

O artigo aborda a importância das universidades e instituições de ensino superior na disseminação do conhecimento sobre sustentabilidade e mudanças climáticas, tanto dentro quanto fora do ambiente acadêmico. O objetivo central é analisar a literatura relacionada à educação para a sustentabilidade e mudanças climáticas nessas instituições por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), enfatizando o papel fundamental delas na promoção da transformação social, econômica e ambiental. Destaca-se o papel primordial das universidades na sensibilização global sobre essas questões e na mobilização da sociedade para a busca de soluções. Além disso, o texto discorre sobre como a pesquisa acadêmica contribui significativamente para avanços científicos e tecnológicos que podem revolucionar a abordagem dos desafios ambientais. Também é enfatizada a função das universidades como espaços de debate e diálogo, importantes para a formulação de políticas eficazes relacionadas às mudanças climáticas. Ao integrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e promover a educação para a sustentabilidade, as universidades desempenham um papel essencial na conscientização e compreensão das mudanças climáticas entre os alunos e a sociedade em geral. Por fim, o texto ressalta a importância de incluir a educação sobre mudanças climáticas nos currículos educacionais como forma de aumentar a consciência ambiental e combater a desinformação sobre o tema.

Palavras-Chave: Universidades. Mudanças climáticas. Sustentabilidade.

 

Abstract: The article addresses the importance of universities and higher education institutions in disseminating knowledge about sustainability and climate change, both inside and outside the academic environment. The central objective is to analyze the literature related to education for sustainability and climate change in these institutions through a Systematic Literature Review (SLR), emphasizing their fundamental role in promoting social, economic and environmental transformation. The primary role of universities in raising global awareness about these issues and in mobilizing society to search for solutions stands out. Furthermore, the text discusses how academic research contributes significantly to scientific and technological advances that can revolutionize the approach to environmental challenges. The role of universities as spaces for debate and dialogue, important for formulating effective policies related to climate change, is also emphasized. By integrating the Sustainable Development Goals (SDGs) and promoting education for sustainability, universities play an essential role in raising awareness and understanding of climate change among students and society at large. Finally, the text highlights the importance of including education about climate change in educational curricula as a way of increasing environmental awareness and combating misinformation on the topic.

Keywords: Universities. Climate changes. Sustainability.

Biografia do Autor

Andrieli Oliveira Cardoso, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre. Ciências Contábeis, PPGCC. Universidade Federal de Santa Maria-UFSM.

Marcia Nascimento dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre. Ciências Contábeis, PPGCC. Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Lucas Veiga Ávila, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor. Administração, PPGA. Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

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Publicado

2024-07-19

Como Citar

OLIVEIRA CARDOSO, A.; NASCIMENTO DOS SANTOS, M.; VEIGA ÁVILA, L. O contexto da educação e mudanças climáticas das instituições de ensino superior: uma revisão sistemática da literatura: The context of education and climate change in higher education institutions: a systematic review of the literature. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 13, n. 1, p. e3421-e3421, 2024. DOI: 10.33362/visao.v13i1.3421. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/3421. Acesso em: 21 dez. 2024.

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Artigos