A sustentabilidade no ensino dos programas de pós-graduação: uma análise dos PPGs de administração e ciências contábeis
Sustainability in the teaching of postgraduate programs: an analysis of PPGs in administration and accounting sciences
DOI:
https://doi.org/10.33362/visao.v13i2.3472Palavras-chave:
Ensino para a Sustentabilidade, Instituição de Ensino Superior, Disciplinas de SustentabilidadeResumo
Nos programas de pós-graduação (PPG) o ensino para a sustentabilidade angariou oportunidades a partir da sua importância na formação de profissionais que irão atuar na ciência e no mercado empresarial de alta performance. O artigo tem como objetivo verificar como a sustentabilidade está inserida nos Planos de Ensino dos Cursos de Mestrado e Doutorado em administração e ciências contábeis das IES credenciadas na Capes. A coleta de dados foi realizada a partir de um protocolo nos sítios eletrônicos dos cursos, selecionando as seguintes variáveis: disciplinas ofertadas, regiões abrangidas, conceitos e obrigatoriedade. Os dados foram organizados em uma planilha e tratados com base em uma análise descritiva de frequência. Constatou-se que o curso de administração é o que que mais oferece disciplinas para sustentabilidade totalizando 73% no mestrado e 79% no doutorado, destas disciplinas mais de 50% são eletivas e bem específicas de cada IES, resultando numa menor reincidência de temas peculiares, como contabilidade sustentável que é encontrado em apenas seis instituições do país.
Palavras-Chave: Ensino para a Sustentabilidade. Instituição de Ensino Superior. Disciplinas de Sustentabilidade.
Abstract: In postgraduate programs (PGP), teaching for sustainability has gained opportunities due to its importance in training professionals who will work in science and in the high-performance business market. The aim of this article is to verify how sustainability is included in the Teaching Plans of Master's and Doctorate courses in administration and accounting sciences at HEIs accredited by Capes. Data was collected using a protocol on the courses' websites, selecting the following variables: subjects offered, regions covered, concepts and mandatory. The data was organized in a spreadsheet and processed using descriptive frequency analysis. It was found that the administration course is the one that offers the most sustainability subjects, totaling 73% in the master's degree and 79% in the doctorate, of which more than 50% are elective and very specific to each HEI, resulting in a lower recurrence of peculiar themes, such as sustainable accounting, which is found in only six institutions in the country.
Keywords: Teaching for Sustainability; Higher Education Institution; Sustainability subjects.
Referências
ACEVEDO-DUQUE, Ángel et al. Education for sustainable development: challenges for postgraduate programmes. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 20, n. 3, p. 1759, 2023. Disponível em: https://www.mdpi.com/1660-4601/20/3/1759. Acesso em: 10 jul. 2023.
AGENDA 2030. Agenda 20230 para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/91863-agenda-2030-para-o-desenvolvimento-sustent%C3%A1vel. Acesso em: 10 jul. 2023.
BARBOSA, F. R. G. M.; NORONHA, M. de O.; PIFFER, M. Qualitative approaches in poverty studies: a structured literature review. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 7, p. e911974183, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i7.4183. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4183. Acesso em: 13 jul. 2023.
BARROS, Ana Caroline de Sousa et al. Práticas de Sustentabilidade em Instituições de Ensino Superior (IES): Uma Análise Preliminar dos Planos de Gestão de Logística Sustentável (PLS) dos Institutos Federais (IFs). In: 21º USP International Conference in Accounting. São Paulo. 2021. Disponível em: https://congressousp.fipecafi.org/anais/21UspInternational/ArtigosDownload/3488.pdf. Acesso em: 9 jul. 2023.
BEDIN, Érika P.; FARIA, L. C. de. Integração entre as dimensões da sustentabilidade e a atividade-fim das IES brasileiras. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 16, n. 6, p. 83–103, 2021. DOI: 10.34024/revbea.2021.v16.12355. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/12355. Acesso em: 9 jul. 2023.
BORGES, Társila Moscoso. Gestão socioambiental na educação superior: uma análise na Pró-Reitoria de Pós-graduação da Universidade Federal de Campina Grande com base na agenda ambiental na administração pública. 2022. 173f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas. Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, João Pessoa. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23123. Acesso em: 9 jul. 2023.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016.
BRASIL. Lei 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 1999.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental. Programa Nacional de Educação Ambiental - ProNEA. 3. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação CNE. Resolução n. 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília: MEC/CNE, 2012.
BROWN, Darrell; DILLARD, Jesse; MARSHALL, Scott. Triple bottom line: a business metaphor for a social construct. In: Understanding the social dimension of sustainability. Routledge, 2008. p. 227-246. Disponível em: https://www.taylorfrancis.com/books/edit/10.4324/9780203892978/understanding-social-dimension-sustainability-mary-king-veronica-dujon-jesse-dillard?refId=fad6ed17-db21-40cc-bef5-c3733e1ba702&context=ubx. Acesso em: 3 jul. 2023.
CARDOSO, R. P.; FURTADO, P. M. L.; GOMES, M. Z. Pesquisa da produção científica sobre Educação para Sustentabilidade: panorama das dissertações e teses em Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior (IES) no sudeste brasileiro. Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, São Paulo, 2022.
CARVALHO, I. S.; JACOBI, P. R. (2011). Educação ambiental e sustentabilidade: reflexões a partir da prática pedagógica no ensino superior. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, 15, 125-136.
CHRIST, Gabriela Daiana; PIFFER, Moacir. Rumo à sustentabilidade: uma análise da implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em Instituições de Ensino Superior. In: XLVI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2022 On-line, 21 - 23 set. 2022, 2177-2576. Disponível em: https://anpad.com.br/uploads/articles/120/approved/7e6ff0205749bc6025b51155e26f6ced.pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.
COLLIS, Jill; HUSSEY, Roger. Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. Bookman, 2005.
COSTA, Francisco José da; MACHADO, Márcio André Veras; CÂMARA, Samuel Façanha. Por uma orientação ao impacto societal da pós-graduação em administração no Brasil. Cadernos EBAPE. BR, v. 20, p. 823-835, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cebape/a/nG7FQTBWDqYsB3VrNQdrmQP/. Acesso em: 12 jul. 2023.
DERONCELE-ACOSTA, Angel et al. Trends in Educational Research for Sustainable Development in Postgraduate Education Programs at a University in Peru. Sustainability, v. 15, n. 6, p. 5449, 2023. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/15/6/5449. Acesso em: 7 jul. 2023.
ENNIS, Robert H. A taxonomy of critical thinking dispositions and abilities. 1987. In: J. B. Baron & R. J. Sternberg (Eds.), Teaching thinking skills: Theory and practice (pp. 9–26). NY: Henry Holt and Company, Inc., 1987.
EZQUERRA-LÁZARO, Irene et al. A dialogical approach to readiness for change towards sustainability in higher education institutions: the case of the sdgs seminars at the universidad politécnica de Madrid. Sustainability, v. 13, n. 16, p. 9168, 2021. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/13/16/9168. Acesso em: 7 jul. 2023.
FLEIG, Raquel; DO NASCIMENTO, Iramar Baptistella; MICHALISZYN, Mario Sergio. Desenvolvimento sustentável e as instituições de ensino superior: um desafio a cumprir. Education Policy Analysis Archives, v. 29, n. January-July, p. 95-95, 2021. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/5640. Acesso em: 12 jul. 2023.
GIANGRANDE, Naresh et al. A competency framework to assess and activate education for sustainable development: Addressing the UN sustainable development goals 4.7 challenge. Sustainability, v. 11, n. 10, p. 2832, 2019.https://doi.org/10.3390/SU11102832.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. Editora Atlas SA, 2002.
GODOY, Sandro Marcos; CANDIL, Sérgio Luiz. Desenvolvimento Sustentável Nas Empresas De Pequeno Porte E Sua Inclusão No Crescimento Do Mercado. Revista Jurídica Luso-Brasileira, v. 8, n. 6, 2022. Disponível em: https://www.cidp.pt/revistas/rjlb/2022/6/2022_06_2039_2066.pdf. Acesso em: 10 jul. 2023.
GUIMARÃES, M. (2006). Interdisciplinaridade e sustentabilidade. Estudos Avançados, v. 20 n. 58, 157-168.
HINDUJA, Preeta et al. Sustainability in higher education institutions in Pakistan: a systematic review of progress and challenges. Sustainability, v. 15, n. 4, p. 3406, 2023. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/15/4/3406. Acesso em: 7 jul. 2023.
HOLDSWORTH, Sarah et al. The assessment of graduate sustainability attributes in the workplace: Potential advantages of using the theory of planned behaviour (TPB). Journal of Cleaner Production, v. 238, p. 117929, 2019. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0959652619327994. Acesso em: 18 jul. 2023.
JOBERTO, M. Lucie Sauvé: as escolas evitam a mudança climática por medo de serem 'controversas'. Euractiv. 13 fev. 2016. Disponível em: https://www.euractiv.com/section/climate-environment/interview/lucie-sauve-schools-avoid-climate-changeforfear-of-being-controversial/. Acesso em: 16 jul. 2023.
KEMPTON, L. et al. Regional Studies Policy Impact Books. 2021.
KHURSHID, Khalid; NOUREEN, Shazia; HUSSAIN, Bashir. Implementing the sustainable development goals for quality education in institutions of higher education in Pakistan: A Qualitative analysis. International Journal of Innovation in Teaching and Learning (IJITL), v. 6, n. 1, p. 159-173, 2020.
KOLB, David A. Experiential learning: Experience as the source of learning and development. FT press, 2014.
LEITE, Stephanie. Using the SDGs for global citizenship education: Definitions, challenges, and opportunities. Globalisation, Societies and Education, v. 20, n. 3, p. 401-413, 2022. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/14767724.2021.1882957. Acesso em: 12 jul. 2023.
MEADOWS, D. H. et al. The Limits to Growth: A Report for the Club of Rome’s Project on the Predicament of Mankind (0876631650. 0876639015 ed.). 1972.
MILMAN, Oliver. US to stage its largest ever climate strike: 'Somebody must sound the alarm'. The Guardian, 20 set. 2019. Disponível em: https://www.theguardian.com/world/2019/sep/20/climate-strikes-us-students-greta-thunberg. Acesso em: 10 jul. 2023.
MURILLO-VARGAS, Guillermo; GONZALEZ-CAMPO, Carlos Hernan; BRATH, Diony Ico. Mapping the integration of the sustainable development goals in universities: is it a field of study?. Journal of Teacher Education for Sustainability, v. 22, n. 2, p. 7-25, 2020. Disponível em: https://sciendo.com/article/10.2478/jtes-2020-0013. Acesso em: 8 jul. 2023.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Plataforma de Conhecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. UN, 2015. Disponível em: https://www.un.org/desenvolvimento sustentável/objetivos de desenvolvimento sustentável/. Acesso em: 14 jul. 2023.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Quadro de Indicadores Globais para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e metas do Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. UN, 2020. Disponível em: https://unstats.un.org/sdgs/indicators/Global%20Indicator%20Framework%20after%202020%20review_Eng.pdf. Acesso em: 14 jul. 2023.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development General Assembly. Nova Iorque: UN, A/RES/70/1: [s.n.]. Disponível em: https://undocs.org/en/A/70/L.1. Acesso em: 14 jul. 2023.
OWENS, T. (2017). O ensino superior no quadro dos objectivos de desenvolvimento sustentável. Jornal Europeu de Educação, 52, 414-420. https://doi.org/10.1111/EJED.12237.
PROETTI, Sidney. As pesquisas qualitativa e quantitativa como métodos de investigação científica: Um estudo comparativo e objetivo. Revista Lumen-ISSN: 2447-8717, v. 2, n. 4, 2017.
ROHRICH, Sandra Simm; TAKAHASHI, Adriana Roseli Wünsch. Sustentabilidade ambiental em Instituições de Ensino Superior, um estudo bibliométrico sobre as publicações nacionais. Gestão & Produção, v. 26, p. e2861, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/gp/a/TzcyKHqQnPBmVNkkP3fNkfD/?lang=pt. Acesso em: 11 jul. 2023.
STERLING, Stephen R. Sustainable education: Re-visioning learning and change. Totnes: Green Books for the Schumacher Society, 2001.
TAYLOR, M., J. WATTS, J. BARTLETT. Crise climática: 6 milhões de pessoas se juntam à última onda de protestos globais. The Guardian. 27 set. 2019. Disponível em: https://www.theguardian.com/environment/2019/sep/27/climate-crisis-6-millionpeople-joinlatest-wave-of-worldwide-protests. Acesso em: 10 jul. 2023.
TCG (Grupo de Cooperação Técnica). Proposta de Monitoramento dos Indicadores ODS 4.7.1, 12.8.1 e 13.3.1(TCG6/REF/14). UNESCO, 2019. Disponível em: http://tcg.uis.unesco.org/wp-content/uploads/sites/4/2019/08/TCG6-REF-14-Proposta-para-monitoramento-dos-indicadores-ODS-4.7.1-12.8.1-e-13.3.1.pdf. Acesso em: 9 jul. 2023.
TILBURY, Daniella. Higher education for sustainability: a global overview of commitment and progress. Higher education in the world, v. 4, n. 1, p. 18-28, 2011. Disponível em: https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/9551840/guni_he_in_the_world_4_hes_committment_to_sus-libre.pdf?1390857091=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DTilbury_D_2011_Higher_Education_for_Sust.pdf&Expires=1717651459&Signature=FPCsrxdVYzi-3C9xNd50cqoglWAEFQwwYRH-krEykBhYIvkUvolJ10biTx9I9nRaBfhskGBe6BxmJKCZTZO6EfL5xrJrI43r84wrW1p~JZ0sSCIgsxQGc7kcYarTmQZPCYxQ-hvxItMccmis3ijX8aQ2tWw-r6YIcD4NAbvo-SRZAEHhgT3nhJNElqNeDTVa-sWed7JqfhL7W5RZX0m-TKwa3ztOcokcGG42qjM4iwoW5xz~UwYYp~VUAS7QBLEM6i-mcWhzO7JhSrqrKv1NjRWFiMBodYSvLUAeuj6KH7Q7I5RzvZXT91cf7-qHZzJR81sZVnu5M3daIDclRfpTNw__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA. Acesso em: 7 jul. 2023.
TUNJI-OLAYENI, Patience F. et al. Students’ perception of sustainable construction: accelerating progress towards construction education for sustainable development. International Journal of Construction Management, v. 23, n. 2, p. 276-285, 2023. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/15623599.2020.1861500. Acesso em: 12 jul. 2023.
UNESCO. Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento da Água 2021: Valorizando a Água. Nações Unidas, 2021.
UNODC. The Kyoto Declaration. 2021. Disponível em: https://www.unodc.org/documents/commissions/Congress/21-02815_Kyoto_Declaration_ebook_rev_cover.pdf. Acesso em: 13 jul. 2023.
UNStats (Divisão de Estatísticas das Nações Unidas). Site de Indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. UN, 2021. Disponível em: https://unstats.un.org/sdgs/. Acesso em: 14 jul. 2023.
WALS, Arjen EJ; JICKLING, Bob. “Sustainability” in higher education: From doublethink and newspeak to critical thinking and meaningful learning. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 3, n. 3, p. 221-232, 2002. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/14676370210434688/full/html. Acesso em: 8 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carina Severo da Silva Cechin Fagundes, Lidiane Pasche Kunde, Lucas Veiga Avila
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Estou ciente de que, através da submissão voluntária de meu texto ao corpo editorial da revista Visão, editada pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, estou concedendo à Universidade Alto Vale do Rio do Peixe a autorização de publicar o respectivo texto na revista a título não oneroso e declarando a originalidade do texto e sua não submissão simultanea a qualquer outro periódico, em meu nome e em nome dos demais coautores, se eventualmente existirem.Reitero que permaneço como legítimo titular de todos os direitos patrimoniais que me são inerentes na condição de autor. Comprometo-me também a não submeter este mesmo texto a qualquer outro periódico no prazo de, pelo menos, um (1) ano. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso acarretará em infração e conseqüente punição tal como prevista na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).