A sustentabilidade no ensino dos programas de pós-graduação: uma análise dos PPGs de administração e ciências contábeis

Sustainability in the teaching of postgraduate programs: an analysis of PPGs in administration and accounting sciences

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v13i2.3472

Palavras-chave:

Ensino para a Sustentabilidade, Instituição de Ensino Superior, Disciplinas de Sustentabilidade

Resumo

Nos programas de pós-graduação (PPG) o ensino para a sustentabilidade angariou oportunidades a partir da sua importância na formação de profissionais que irão atuar na ciência e no mercado empresarial de alta performance. O artigo tem como objetivo verificar como a sustentabilidade está inserida nos Planos de Ensino dos Cursos de Mestrado e Doutorado em administração e ciências contábeis das IES credenciadas na Capes. A coleta de dados foi realizada a partir de um protocolo nos sítios eletrônicos dos cursos, selecionando as seguintes variáveis: disciplinas ofertadas, regiões abrangidas, conceitos e obrigatoriedade. Os dados foram organizados em uma planilha e tratados com base em uma análise descritiva de frequência. Constatou-se que o curso de administração é o que que mais oferece disciplinas para sustentabilidade totalizando 73% no mestrado e 79% no doutorado, destas disciplinas mais de 50% são eletivas e bem específicas de cada IES, resultando numa menor reincidência de temas peculiares, como contabilidade sustentável que é encontrado em apenas seis instituições do país.

Palavras-Chave: Ensino para a Sustentabilidade. Instituição de Ensino Superior. Disciplinas de Sustentabilidade.

 

Abstract: In postgraduate programs (PGP), teaching for sustainability has gained opportunities due to its importance in training professionals who will work in science and in the high-performance business market. The aim of this article is to verify how sustainability is included in the Teaching Plans of Master's and Doctorate courses in administration and accounting sciences at HEIs accredited by Capes. Data was collected using a protocol on the courses' websites, selecting the following variables: subjects offered, regions covered, concepts and mandatory. The data was organized in a spreadsheet and processed using descriptive frequency analysis. It was found that the administration course is the one that offers the most sustainability subjects, totaling 73% in the master's degree and 79% in the doctorate, of which more than 50% are elective and very specific to each HEI, resulting in a lower recurrence of peculiar themes, such as sustainable accounting, which is found in only six institutions in the country.

Keywords: Teaching for Sustainability; Higher Education Institution; Sustainability subjects.

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Publicado

2024-10-11

Como Citar

SEVERO DA SILVA CECHIN FAGUNDES, C.; PASCHE KUNDE, L.; VEIGA AVILA, L. A sustentabilidade no ensino dos programas de pós-graduação: uma análise dos PPGs de administração e ciências contábeis: Sustainability in the teaching of postgraduate programs: an analysis of PPGs in administration and accounting sciences. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 13, n. 2, p. e3472-e3472, 2024. DOI: 10.33362/visao.v13i2.3472. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/3472. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos