CAPTAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR
ALLOCATION OF TECHNOLOGICAL RESOURCES FOR THIRD SECTOR ORGANIZATIONS
DOI:
https://doi.org/10.33362/visao.v9i2.2142Keywords:
Tecnologia, organização sem fins lucrativos, Google, TechSoupAbstract
Na década de 1990 um processo de reestruturação nas organizações não governamentais veio a culminar tanto no desenvolvimento do empreendedorismo social, quanto na profissionalização do terceiro setor. Uma das principais dificuldades dessas organizações ainda está centrada na captação de recursos para manter as suas atividades em funcionamento. Pesquisadores nesta área do conhecimento indicam que os recursos arrecadados devem ser advindos de diferentes segmentos da sociedade como de empresas, pessoas, vendas de material próprio, entre outros. O campo tecnológico, embora em expansão, ainda é pouco explorado como um meio de captação de recursos para organizações sem fins lucrativos. Assim, esta pesquisa tem por objetivo elencar possibilidades de captação de recursos tecnológicos disponíveis às entidades do terceiro setor, e evidenciar de que maneira tais recursos podem ser acessados. Quanto aos processos metodológicos, esta é uma pesquisa exploratória, documental e descritiva, realizada por meio de dados secundários coletados no website de uma empresa do ramo de tecnologias para o setor sem fins lucrativos. Dentre os principais resultados, identificou-se a possibilidade de acesso gratuito a ferramentas tais como Ad Grants, YouTube, GSuit, bem como o acesso às licenças de Softwares da MicrosoftⓇ. Assim, as possibilidades de captação de recursos utilizando ferramentas disponíveis em ciberespaços podem potencializar as atividades fins de organizações sociais.
Palavras-Chave: Tecnologia, organização sem fins lucrativos, Google, TechSoup.
ALLOCATION OF TECHNOLOGICAL RESOURCES FOR THIRD SECTOR ORGANIZATIONS
Abstract: In the 1990s, a restructuring process in non-governmental organizations culminated both in the development of social entrepreneurship and in the professionalization of the third sector. One of the main difficulties of these organizations is still focused on raising funds to keep their activities running. Researchers in this area of knowledge indicate that the resources collected must come from different segments of society such as companies, people, sales of own material, among others. The technological field, although expanding, is still little explored as a means of raising funds for non-profit organizations. Thus, this research aims to list possibilities for capturing technological resources available to third sector entities, and to show how these resources can be accessed. As for the methodological processes, this is an exploratory, documentary and descriptive research, carried out using secondary data collected on the on the website of a non-profit technology company. Among the main results, the possibility of free access to tools such as Ad Grants, YouTube, GSuit was identified, as well as access to Microsoft Software licensesⓇ. Thus, the possibilities of fundraising using tools available in cyberspace can enhance the end activities of social organizations.
Keywords: Technology, non-profit organization, Google, TechSoup.
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