ENDOMARKETING STRATEGIES AND THEIR BENEFITS FOR AN ORGANIZATION IN THE ACCOUNTING SEGMENT
ENDOMARKETING STRATEGIES AND THEIR BENEFITS FOR AN ORGANIZATION IN THE ACCOUNTING SEGMENT
DOI:
https://doi.org/10.33362/visao.v13i1.3387Keywords:
Internal Marketing, Internal Communication, Accounting, Internal CostumerAbstract
O endomarketing dispõe de diversas ferramentas que promovem uma eficaz comunicação entre os colaboradores, favorecendo a integração a fim de gerar vantagem competitiva no mercado. Sendo assim, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva de natureza aplicada, com a problemática abordada de maneira qualitativa e quantitativa. No que se refere os procedimentos técnicos, foram realizados uma pesquisa bibliográfica e um levantamento (survey), aplicando-se um questionário com 10 perguntas para 48 colaboradores de um escritório de contabilidade. A questão central da pesquisa aborda de que maneira o endomarketing pode aumentar o nível de motivação dos colaboradores. Quanto aos resultados, é notório que todos os colaboradores devem ser considerados tão significativos quanto os clientes externos, uma vez que o cliente interno desempenha um papel central na representação da organização, podendo-se afirmar que as ferramentas do endomarketing são cruciais para alcançar os objetivos organizacionais e potencializar as funções dos colaboradores, de forma a gerar vantagem competitiva em um ambiente mercadológico cada vez mais agressivo.
Palavras-Chave: Endomarketing. Comunicação Interna. Contabilidade. Cliente Interno.
Abstract: Internal marketing has several tools that promote effective communication between employees, favoring integration in order to generate a competitive advantage in the market. Therefore, descriptive research of an applied nature was developed, with the problem addressed in a qualitative and quantitative way. With regard to technical procedures, a bibliographical research and a survey were carried out, applying a questionnaire with 10 questions to 48 employees of an accounting office. The central question of the research addresses how internal marketing can increase the level of motivation of employees. Regarding the results, it is clear that all employees must be considered as significant as external customers, since the internal customer plays a central role in representing the organization, and it can be said that internal marketing tools are crucial to achieving the objectives organizations and enhance the functions of employees, in order to generate competitive advantage in an increasingly aggressive market environment.
Keywords: Internal Marketing. Internal Communication. Accounting. Internal Costumer.
References
ABDURAHIMOVNA, C. D.; SULTANBEKOVNA, M. M. Cost and Accounting Concepts in Accounting and Their Accounting. Global Scientific Review, v. 4, p. 21-26, 2022. Disponível em: <https://scienticreview.com/index.php/gsr/article/view/29>. Acesso em: 25 set. 2023.
BEKIN, S. F. Endomarketing : um estudo de caso da comunicação interna de objetivos empresariais dirigida aos gerentes de agências de uma instituição financeira. 2002. 116 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2002. Disponível em: <http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/353>. Acesso em: 15 nov. 2023.
BOGDEZEVICIUS, C. R.; ALENCAR, A. V. M. L. de. Influência do endomarketing no processo motivacional entre líderes e subordinados. Gestão e Desenvolvimento em Revista, v. 8, n. 2, p. 4-24, 2023. Disponível em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/29608>. Acesso em: 17 nov. 2023.
BOGDEZEVICIUS, C. R.; MIRANDA, H. F. R. de. Marketing de relacionamento: conquista, ativação, fidelização, retenção e recuperação de clientes. Revista Psicologia & Saberes, v. 9, n. 19, p. 251-274, 2020. Disponível em: <https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1290>. Acesso em: 03 nov. 2023.
BRUM, A. de M. A experiência do colaborador: da atração à retenção: como o endomarketing pode tornar única cada etapa da jornada do colaborador. Integrare Editora, 2020.
CALDAS, E. J. de S.; TRIGUEIRO, F. M. C.; THIAGO, F. Endomarketing, cultura organizacional e satisfação no trabalho: um estudo em conselhos profissionais de Mato Grosso. Revista de Carreiras e Pessoas, v. 12, n. 2, p. 303-324, 2022. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/ReCaPe/article/view/51114>. Acesso em: 11 dez. 2023.
FEIJÓ, A. M.; VICENTE, E. F. R.; PETRI, S. M. O uso das escalas Likert nas pesquisas de contabilidade. Revista Gestão Organizacional, v. 13, n. 1, p. 27-41, 2020. Disponível em: <https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rgo/article/view/5112>. Acesso em: 17 nov. 2023.
FRYE, W. D.; KANGB, S.; HUHC, C.; LEE, M. J. What factors influence Generation Y’s employee retention in the hospitality industry?: An internal marketing approach. International Journal of Hospitality Management, v. 85, p. 102352, 2020. Disponível em: <https://e-tarjome.com/storage/panel/fileuploads/2019-12-21/1576933826_E14114-e-tarjome.pdf>. Acesso em: 30 out. 2023.
GEMELLI, C. E.; FRAGA, A. M.; PRESTES, V. A. Produção científica em relações de trabalho e gestão de pessoas (2000/2017). Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 17, n. 2, p. 222-248, 2019. Disponível em: <https://www.redalyc.org/journal/5707/570760763008/570760763008.pdf>. Acesso em: 15 out. 2023.
GODE, H. E.; JOHANSEN, W.; THOMSEN, C. Employee engagement in generating ideas on internal social media: A matter of meaningfulness, safety and availability. Corporate Communications: An International Journal, v. 25, n. 2, p. 263-280, 2020. Disponível em: <https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/CCIJ-03-2019-0024/full/html>. Acesso em: 15 set. 2023.
LÔBO, É. C. dos S.; LUIZ, F. G. Endomarketing: Políticas de atendimento do setor comercial - Roraima Energia. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, p. 23-37, 2023. Disponível em: <https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1242>. Acesso em: 20 dez. 2023.
MARCONI, M. de. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 9 ed. São Paulo: Grupo GEN, 2021.
MARIANO, T. L. A. B.; MOSCON, D. C. B. As relações entre as práticas de gestão de pessoas e o desenvolvimento de vínculos com a organização: um estudo em uma empresa de contabilidade. Gestão & Planejamento - G&P, v. 10, 2018. Disponível em: <https://revistas.unifacs.br/index.php/rgb/article/view/4939>. Acesso em: 29 set. 2023.
MEN, L. R.; O’NEIL, J.; EWING, M. Examining the effects of internal social media usage on employee engagement. Public Relations Review, v. 46, n. 2, p. 101880, 2020. Disponível em: < https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0363811120300011>. Acesso em: 20 out. 2023.
MEN, L. R.; YUE, C. A. Creating a positive emotional culture: Effect of internal communication and impact on employee supportive behaviors. Public relations review, v. 45, n. 3, p. 101764, 2019. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0363811119300207>. Acesso em: 20 out. 2023.
MERLUGO, W. Z.; CARRARO, W. B. W. H.; PINHEIRO, A. B. Transformação digital na contabilidade: os contadores estão preparados?. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 15, n. 1, p. 180-196, 2021. Disponível em: <https://www.redalyc.org/journal/4417/441767903012/441767903012.pdf>. Acesso em: 20 set. 2023.
MUGIRA, A. Leadership Perspective Employee Satisfaction Analysis. AKADEMIK: Jurnal Mahasiswa Humanis, v. 2, n. 3, p. 127-135, 2022. Disponível em: <https://ojs.pseb.or.id/index.php/jmh/article/view/477>. Acesso em: 21 nov. 2023.
NABELLA, S. D. et al. The Influence of Leadership and Organizational Culture Mediated by Organizational Climate on Governance at Senior High School in Batam City. Journal of Educational and Social Research, v. 12, n. 5, p. 119-130, 2022. Disponível em: <https://www.richtmann.org/journal/index.php/jesr/article/view/13072>. Acesso em: 29 out. 2023.
PRODANOV, C. C; FREITAS, E. C. De. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2.ed. Novo Hamburgo. Feevale, 2013.
REIS, T. A.; BRUGNEROTTO, T. dos R.; SEVILHA, I. C.; CREMONEZI, G. O. G.; OSWALDO, I. C. Endomarketing, liderança e comunicação: reflexos na organização. ReMark-Revista Brasileira de Marketing, v. 17, n. 1, p. 128-138, 2018. Disponível em: < https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12220>. Acesso em: 23 out. 2023.
SOUZA, N. A.; BEUREN, I. M. Transformação digital e desempenho de startups: interveniência da informação gerencial e da criatividade empreendedora. Contabilidade Gestão e Governança, v. 25, n. 3, p. 435-454, 2022. Dispnível em: <https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/2947>. Acesso em: 25 set. 2023.
SOUZA, T. A. P. de. A importância do endomarketing para o aumento da produtividade na organização. Faculdade Sant'Ana em Revista, v. 6, n. 1, p. 20-46, 2022. Disponível em: <https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/1976>. Acesso em: 13 dez. 2023.
WILLITS, F. K.; THEODORI, G. L.; LULOFF, A. E. Another look at Likert scales. Journal of Rural Social Sciences, v. 31, n. 3, p. 6. 2016 Disponível em: <https://egrove.olemiss.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1073&context=jrss>. Acesso em: 30 out. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Beatriz Mota da Silva, Jeane de Jesus Araújo, Thayná Rodrigues Santos, Carlos Rafael Bogdezevicius
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Estou ciente de que, através da submissão voluntária de meu texto ao corpo editorial da revista Visão, editada pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, estou concedendo à Universidade Alto Vale do Rio do Peixe a autorização de publicar o respectivo texto na revista a título não oneroso e declarando a originalidade do texto e sua não submissão simultanea a qualquer outro periódico, em meu nome e em nome dos demais coautores, se eventualmente existirem.Reitero que permaneço como legítimo titular de todos os direitos patrimoniais que me são inerentes na condição de autor. Comprometo-me também a não submeter este mesmo texto a qualquer outro periódico no prazo de, pelo menos, um (1) ano. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso acarretará em infração e conseqüente punição tal como prevista na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).