ESTRATÉGIAS DE ENDOMARKETING E SEUS BENEFÍCIOS PARA UMA ORGANIZAÇÃO DO SEGMENTO CONTÁBIL

ENDOMARKETING STRATEGIES AND THEIR BENEFITS FOR AN ORGANIZATION IN THE ACCOUNTING SEGMENT

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v13i1.3387

Palabras clave:

Endomarketing, Comunicação Interna, Contabilidade, Cliente Interno

Resumen

O endomarketing dispõe de diversas ferramentas que promovem uma eficaz comunicação entre os colaboradores, favorecendo a integração a fim de gerar vantagem competitiva no mercado. Sendo assim, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva de natureza aplicada, com a problemática abordada de maneira qualitativa e quantitativa. No que se refere os procedimentos técnicos, foram realizados uma pesquisa bibliográfica e um levantamento (survey), aplicando-se um questionário com 10 perguntas para 48 colaboradores de um escritório de contabilidade. A questão central da pesquisa aborda de que maneira o endomarketing pode aumentar o nível de motivação dos colaboradores. Quanto aos resultados, é notório que todos os colaboradores devem ser considerados tão significativos quanto os clientes externos, uma vez que o cliente interno desempenha um papel central na representação da organização, podendo-se afirmar que as ferramentas do endomarketing são cruciais para alcançar os objetivos organizacionais e potencializar as funções dos colaboradores, de forma a gerar vantagem competitiva em um ambiente mercadológico cada vez mais agressivo.

Palavras-Chave: Endomarketing. Comunicação Interna. Contabilidade. Cliente Interno.

 

Abstract: Internal marketing has several tools that promote effective communication between employees, favoring integration in order to generate a competitive advantage in the market. Therefore, descriptive research of an applied nature was developed, with the problem addressed in a qualitative and quantitative way. With regard to technical procedures, a bibliographical research and a survey were carried out, applying a questionnaire with 10 questions to 48 employees of an accounting office. The central question of the research addresses how internal marketing can increase the level of motivation of employees. Regarding the results, it is clear that all employees must be considered as significant as external customers, since the internal customer plays a central role in representing the organization, and it can be said that internal marketing tools are crucial to achieving the objectives organizations and enhance the functions of employees, in order to generate competitive advantage in an increasingly aggressive market environment.

Keywords: Internal Marketing. Internal Communication. Accounting. Internal Costumer.

Biografía del autor/a

Beatriz Mota da Silva, Unesulbahia - faculdades integradas

Bacharela em Ciências Contábeis (Unesulbahia - faculdades integradas).

Técnica em Meio Ambiente (IFBA).

Jeane de Jesus Araújo, Unesulbahia - faculdades integradas

Bacharela em Ciências Contábeis (Unesulbahia - faculdades integradas).

Thayná Rodrigues Santos, Unesulbahia - faculdades integradas

Bacharela em Ciências Contábeis (Unesulbahia - faculdades integradas).

Carlos Rafael Bogdezevicius, Unesulbahia - faculdades integradas

Mestre em Gestão Ambiental. Universidad San Carlos - USC / Universidade Federal do Cariri - UFCA. Mestrando em Ciências e Tecnologias Ambientais - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA / Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB. Especialista em Ciência e Tecnologia Ambiental - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA. Bacharel em Administração com habilitação em Marketing - Estácio. Docente na Unesilbahia – faculdades integradas.

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Publicado

2024-01-24

Cómo citar

MOTA DA SILVA, B.; DE JESUS ARAÚJO, J.; RODRIGUES SANTOS, T.; BOGDEZEVICIUS, C. R. ESTRATÉGIAS DE ENDOMARKETING E SEUS BENEFÍCIOS PARA UMA ORGANIZAÇÃO DO SEGMENTO CONTÁBIL: ENDOMARKETING STRATEGIES AND THEIR BENEFITS FOR AN ORGANIZATION IN THE ACCOUNTING SEGMENT. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 13, n. 1, p. e3387-e3387, 2024. DOI: 10.33362/visao.v13i1.3387. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/3387. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos