A GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL NA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DOS COLABORADORES DA EMPRESA DALFIOS FIAÇÃO – BOTUVERÁ/SC

Autores/as

  • Laini Merisio Dalcegio UNIFEBE
  • Josely Cristiane Rosa Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v7i2.1898

Palabras clave:

Administração de Recursos Humanos, Gestão do Clima Organizacional, Qualidade de Vida no Trabalho,

Resumen

A presente pesquisa tem como objetivo diagnosticar o clima organizacional da empresa Dalfios Fiação Ltda. Para tanto, buscou-se conhecer o perfil socioeducacional dos colaboradores, avaliar o nível de satisfação e insatisfação e relacionar o nível de satisfação com a qualidade de vida no trabalho (QVT). Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa é caracterizada como qualitativa, tipificada em exploratória e descritiva. Quanto ao método é caracterizada em bibliográfica e estudo de caso, sendo o questionário o instrumento de coleta de dados aplicado. Em relação ao perfil socioeducacional dos colaboradores da empresa, os dados evidenciaram que há a predominância do sexo masculino, a faixa etária principal de 21 a 30 anos, com tempo de empresa entre 6 a 10 anos. Quanto à avaliação do nível de satisfação e insatisfação dos colaboradores, os resultados da Pesquisa de Clima Organizacional evidenciaram que todos os indicadores analisados geram satisfação aos colaboradores. A média geral (máxima de 5,0) dos indicadores foi identificada da seguinte forma: Imagem de Adesão (4,79), Remuneração e Benefício (4,67), Condições de Trabalho (4,59), Treinamento e Desenvolvimento (4,34), Comunicação (4,22), Relacionamento Interpessoal (4,16), Liderança (Superior Imediato) (4,09) e Administração Superior (4,05). Ao relacionar o nível de satisfação com a qualidade de vida no trabalho percebeu-se que o nível de satisfação dos colaboradores com o clima organizacional da empresa reflete diretamente na QVT e vice-versa. Destaca-se que a QVT repercutirá na promoção da qualidade de vida pessoal, social e familiar dos colaboradores da empresa.

Palavras-Chave: Administração de Recursos Humanos. Gestão do Clima Organizacional. Qualidade de Vida no Trabalho.

 

The Management of Organizational Climate in Promoting the Quality of Life of Company Employees Dalfios Fiação – Botuverá/SC

Abstract: The present research has as objective to diagnose the organizational climate of the company Dalfios Fiação Ltda. For both, we sought to know the profile of socioeducational collaborators, to assess the level of satisfaction and dissatisfaction and relate the level of satisfaction with the quality of working life (QWL). From a methodological point of view, this research is characterized as typified in qualitative, exploratory and descriptive. The method is characterized in the literature and case study, being the questionnaire, the data collection instrument applied. In relation to socioeducational profile of company employees, the data showed that there is a predominance of males, aged 21 to 30 main years, with time in the company between 6 to 10 years. Regarding the evaluation of the level of satisfaction and dissatisfaction of the employees, the results of the Organizational Climate Research showed that all the indicators analyzed generate satisfaction to employees. The overall average (maximum of 5.0) of indicators was identified in the following way: Image of Accession (4.79), remuneration and benefit (4.67), conditions of work (4.59), Training and Development (4.34), Communication (4.22), interpersonal relationship (4.16), Leadership (Immediate Superior) (4.09) and Upper Management (4.05). To relate the level of satisfaction with the quality of life in the work realized that the level of satisfaction of the employees with the company's organizational climate reflects directly on the QWL and vice versa. It is noteworthy that the QWL passed in promoting quality of life personal, social and family of company employees.

Keywords: Administration of Human Resources. Management of Organizational Climate. Quality of Life at Work.

Biografía del autor/a

Laini Merisio Dalcegio, UNIFEBE

Acadêmica do curso de Administração da UNIFEBE.

Josely Cristiane Rosa, Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

Professora Orientadora do curso de Administração da UNIFEBE. Doutoranda em Desenvolvimento Regional. Mestre em Gestão de Políticas Públicas. Especialista em Recursos Humanos. Especialista em Marketing Empresarial. Especialista em Psicologia e Psicopedagogia. Bacharel em Ciência Política. E-mail: jo.rosa@unifebe.edu.br

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Publicado

2018-12-31

Cómo citar

DALCEGIO, L. M.; ROSA, J. C. A GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL NA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DOS COLABORADORES DA EMPRESA DALFIOS FIAÇÃO – BOTUVERÁ/SC. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 7, n. 2, p. 161–181, 2018. DOI: 10.33362/visao.v7i2.1898. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/1898. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos