O FATOR ECONÔMICO DO CONHECIMENTO NA SOCIEDADE ATUAL

Autores

  • Paulo Henrique Levecke Uniarp, Caçador, SC
  • Alexandre Carvalho Acosta Uniarp, Caçador, SC

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v7i2.1286

Resumo

O conhecimento constitui-se, hodiernamente, como um fator de sucesso para as organizações. Na sociedade do conhecimento e da informação, o conhecimento se transforma no fator-chave da economia e o principal determinante da mudança ocupacional. Os trabalhadores necessitam se adaptar as novas exigências em termos de educação e, por serem o capital humano da organização, também adquirem relevância uma vez que são responsáveis por todo o capital intelectual que a organização possui, ademais de produzirem, compartilharem e transformarem o conhecimento em ação e resultados. Nesse contexto, a Gestão do Conhecimento se configura importante metodologia à disposição das organizações que contribui para criar, compartilhar e disseminar o conhecimento no intento de auxiliar a organização adversar da melhor forma possível às forças que o ambiente exerce sobre a organização. Em virtude da importância do conhecimento, a Gestão do Conhecimento tem adquirido espaço em meio à educação superior enquanto disciplina. O modelo de Gestão do Conhecimento deve ser interdisciplinar e reflexivo. Na Sociedade do Conhecimento, relação entre organização e colaborador não se deve configurar de forma unidirecional, mas sim permitir a participação e instaurar cultura corporativa estimuladora da criatividade e da inovação tecnológica.

Palavras-Chave: Sociedade do Conhecimento. Gestão do conhecimento. Perfil profissional.

 

The Economic Factor in the Knowledge Society Present

Abstract: The knowledge is constituted, in our times, as a success factor for organizations. In the knowledge society and information, knowledge becomes the key factor in the economy and the main determinant of occupational change. Workers need to adapt to new requirements in terms of education and because they are the organization's human capital, also become rele-vant since they are responsible for all the intellectual capital that the organization has, in addi-tion to produce, share and transform knowledge into action and results. In this context, Knowledge Management is important to set methodology to the organizations helping to cre-ate, share and disseminate knowledge in an attempt to help the organization as well as possi-ble adverse forces that the environment exerts on the organization. Given the importance of knowledge, Knowledge Management has acquired space in the midst of higher education as a discipline. The model of Knowledge Management should be interdisciplinary and reflective. In the Knowledge Society, the relationship between organization and employee must not be set in a unidirectional way, but to enable the participation and introduce corporate culture that stimulates creativity and innovation.

Keywords: Society and Knowledge Management. Professional profile.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Levecke, Uniarp, Caçador, SC

Paulo Henrique Levecke possui graduação em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade do Contestado Campus de Caçador (1999). Especialista em Ciências Sociais Aplicadas Área de Concentração: Contabilidade Gerencial e Administração Financeira em (2001), com a Monografia Intitulada: O Professor de Contabilidade no Contexto das Novas Exigências. Concluiu em março de 2004, o Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" em Ciências Sociais Aplicadas - Área de Concentração: Controladoria e Planejamento Tributário , ambas pela Universidade do Contestado - UnC. Atualmente é professor titular da Fundação Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP e Coordenador do Curso de Ciências Contábeis, da referida Instituição. Atuando nos Cursos de Administração e Ciências Contábeis. Tem experiência na área de Administração e Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração Financeira; Contabilidade Tributária; Comércio Exterior; Gestão de Custos I ; Gestão de Custos II ; Prestando Consultorias nas áreas de Perícias Contábeis. Currículo Lattes:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4113191U2

Alexandre Carvalho Acosta, Uniarp, Caçador, SC

Doutor pela Universidad Nacional Tres de Febrero (UNTREF); pós-graduado em Gestão Educacional pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS); pós-graduado em Marketing e Vendas pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP);Graduado em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ); Graduando do Curso de Administração da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP);Docente e coordenador do curso de jornalismo da Universidade do Alto Vale do rio do Peixe (UNIARP). Rua Victor Baptista Adami, 800, Caçador-SC - Brasil.

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

LEVECKE, P. H.; ACOSTA, A. C. O FATOR ECONÔMICO DO CONHECIMENTO NA SOCIEDADE ATUAL. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 7, n. 2, p. 07–19, 2018. DOI: 10.33362/visao.v7i2.1286. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/1286. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

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