EMPREENDEDORISMO: INOVAÇÃO, CRIATIVIDADE E LIDERANÇA
DOI:
https://doi.org/10.33362/visao.v1i1.1011Palavras-chave:
Criatividade, Empreendedorismo, InovaçãoResumo
Artigo científico de revisão bibliográfica que aborda o tema “Empreendedorismo”, enfatizando suas características fundamentais “Inovação, Criatividade e Liderança” com o objetivo geral de ‘demonstrar os valores sociais, culturais e financeiros que contribuem para o desenvolvimento de uma cultura empreendedora’. Considerando que o empreendedor é alguém que possui perseverança, tem energia, fixa metas e faz de tudo para alcançá-las; que é inovador e criativo e, principalmente, que conhece e gosta do que faz, o texto partiu do questionamento: “No século XXI, que valores socioculturais e financeiros contribuem para o desenvolvimento de uma cultura empreendedora?”, com a convicção de que o tema empreendedorismo é importante no panorama empresarial e socioeconômico brasileiro em face ao contexto mundial. A metodologia contextualiza o referencial teórico. Os resultados indicam que as pessoas podem aprender a agir como empreendedores, utilizando-se de instrumentos baseados em seus interesses, encarando a busca, a reação e a exploração de mudanças como oportunidades de negócios. As conclusões apontam que uma cultura empreendedora pode ser aprendida e que ela gera prosperidade econômica porque oportuniza altas taxas de criação de novas empresas.
Palavras-Chave: Criatividade. Empreendedorismo. Inovação.
Entrepreneurship: Innovation, Creativity and Leadership
Abstract: Scientific article of literature review that addresses the theme "Entrepreneurship", emphasizing its fundamental characteristics "Innovation, Creativity and Leadership" with the overall objective of 'demonstrate the social, cultural and financial values that contribute to the development of an entrepreneurial culture'. Whereas the entrepreneur is someone who has perseverance, has energy, set goals and do everything to achieve them; that is innovative and creative and, above all, who knows and enjoys it, the text left the question: "In the XXI century, socio-cultural and financial values contribute to the development of an entrepreneurial culture”, with the conviction that entrepreneurship theme is important in the Brazilian business and socio-economic outlook in the face of the global context. The methodology contextualizes the theoretical framework. The results indicate that people can learn to act as entrepreneurs, using instruments based on their interests, facing the search, the reaction and operation changes as business opportunities. The findings suggest that an entrepreneurial culture can be learned and it generates economic prosperity provides opportunities for high rates of creation of new businesses.
Keywords: Creativity. Entrepreneurship. Innovation.