EMPREENDEDORISMO: INOVAÇÃO, CRIATIVIDADE E LIDERANÇA

Autores

  • Adelcio Machado dos Santos Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, Caçador, SC
  • Alexandre Carvalho Acosta Instituto Federal - Campus Videira, SC
  • Liz Barbara Borghetti Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (PPG-UNIARP), Caçador, SC
  • Sandra Gambin Balbinoti Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (PPG-UNIARP), Caçador, SC

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v1i1.1011

Palavras-chave:

Criatividade, Empreendedorismo, Inovação

Resumo

Artigo científico de revisão bibliográfica que aborda o tema “Empreendedorismo”, enfatizando suas características fundamentais “Inovação, Criatividade e Liderança” com o objetivo geral de ‘demonstrar os valores sociais, culturais e financeiros que contribuem para o desenvolvimento de uma cultura empreendedora’. Considerando que o empreendedor é alguém que possui perseverança, tem energia, fixa metas e faz de tudo para alcançá-las; que é inovador e criativo e, principalmente, que conhece e gosta do que faz, o texto partiu do questionamento: “No século XXI, que valores socioculturais e financeiros contribuem para o desenvolvimento de uma cultura empreendedora?”, com a convicção de que o tema empreendedorismo é importante no panorama empresarial e socioeconômico brasileiro em face ao contexto mundial. A metodologia contextualiza o referencial teórico. Os resultados indicam que as pessoas podem aprender a agir como empreendedores, utilizando-se de instrumentos baseados em seus interesses, encarando a busca, a reação e a exploração de mudanças como oportunidades de negócios. As conclusões apontam que uma cultura empreendedora pode ser aprendida e que ela gera prosperidade econômica porque oportuniza altas taxas de criação de novas empresas.

Palavras-Chave: Criatividade. Empreendedorismo. Inovação.

 

Entrepreneurship: Innovation, Creativity and Leadership

Abstract: Scientific article of literature review that addresses the theme "Entrepreneurship", emphasizing its fundamental characteristics "Innovation, Creativity and Leadership" with the overall objective of 'demonstrate the social, cultural and financial values that contribute to the development of an entrepreneurial culture'. Whereas the entrepreneur is someone who has perseverance, has energy, set goals and do everything to achieve them; that is innovative and creative and, above all, who knows and enjoys it, the text left the question: "In the XXI century, socio-cultural and financial values contribute to the development of an entrepreneurial culture”, with the conviction that entrepreneurship theme is important in the Brazilian business and socio-economic outlook in the face of the global context. The methodology contextualizes the theoretical framework. The results indicate that people can learn to act as entrepreneurs, using instruments based on their interests, facing the search, the reaction and operation changes as business opportunities. The findings suggest that an entrepreneurial culture can be learned and it generates economic prosperity provides opportunities for high rates of creation of new businesses.

Keywords: Creativity. Entrepreneurship. Innovation.

Biografia do Autor

Adelcio Machado dos Santos, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, Caçador, SC

Pós-Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Mestre em Relações Internacionais. Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho; em Psicopedagogia; em Gestão Educacional; em Supervisão, Orientação e Administração Escolar; em Direito Civil; em Negócios Internacionais; e em Ecumenismo e Diálogo Interreligioso. Bacharel em Administração, Direito e Filosofia. Técnico em Transações Imobiliárias. Pesquisador e docente na educação superior, nomeadamente no Mestrado em Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina (em elaboração), participando do Núcleo de Pesquisa em Administração e Desenvolvimento Organizacional. Orientou e participou de bancas examinadoras de trabalhos acadêmicos, bem como recebeu diversas honrarias acadêmicas. Comendador pelo Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina. Trouxe à publicidade artigos em congressos, periódicos e livros. Ex-assessor da Assembléia Estadual Constituinte de Santa Catarina. Membro do Conselho Editorial de várias revistas científicas. Pesquisador nas áreas de Gestão do Conhecimento e de Administração Pública. Avaliador do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina para atividades regulatórias de cursos de graduação e credenciamento institucional. Agente Público, em gestão e assessoramento superior, no exercício de funções educacionais, legislativas e jurídicas, coordenou a elaboração de Planos de Governo do Estado de Santa Catarina. No âmbito filosófico, mantém interesse em Epistemologia e Filosofia da Mente; e, na área teológica, devota-se ao Diálogo Interreligioso. Ex-integrante do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais e do Grupo de Pesquisa em Estratégia e Inovação da Universidade do Sul de Santa Catarina, assim como do Núcleo de Pesquisa em Complexidade e Cognição da Universidade Federal de Santa Catarina. Ex-Presidente do Conselho Estadual de Educação e ex-membro dos Conselhos Estadual de Cultura e do Desporto de Santa Catarina. Estudioso da Literatura Brasileira, com ênfase na obra de Vinícius de Morais. Cultor de Artes Visuais e da Música, precipuamente Bossa Nova. Ex-docente da Unisul Virtual (educação a distância). Reitor da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Advogado (OAB/SC nº 4912), com militância em Direito Eleitoral e Processo Legislativo. Administrador (CRA-SC nº 21651), com devotamento à Administração Universitária e á Gestão de Pessoas. Jornalista (MTE/SC nº 4155), dedicado ao Jornalismo Turístico e ao Jornalismo Cultural. Turismólogo, com "expertise" em Turismo Cultural e Hotelaria. Corretor de Imóveis (Creci - SC º 15070). Deu a lume 20 (vinte) livros. Presentemente, pesquisa Ciências da Religião e Relações Internacionais. Link para currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6663595207403860

Alexandre Carvalho Acosta, Instituto Federal - Campus Videira, SC

Doutor pela Universidad Nacional Tres de Febrero (UNTREF). Mestrando no Programa Interdisciplinar em Desenvolvimento e Sociedade da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe PPG-UNIARP. Docente e pesquisador pelo Instituto Federal - Campus Videira-SC.

Liz Barbara Borghetti, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (PPG-UNIARP), Caçador, SC

Mestranda do Programa de Mestrado Interdisciplinar da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, pós-graduada em Gestão de Pessoas (UNIARP), graduada em Pedagogia (UnC). Caçador-SC.

Sandra Gambin Balbinoti, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (PPG-UNIARP), Caçador, SC

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (PPG-UNIARP). Caçador (SC).

Publicado

2016-09-08

Como Citar

DOS SANTOS, A. M.; ACOSTA, A. C.; BORGHETTI, L. B.; BALBINOTI, S. G. EMPREENDEDORISMO: INOVAÇÃO, CRIATIVIDADE E LIDERANÇA. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 1, n. 1, 2016. DOI: 10.33362/visao.v1i1.1011. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/1011. Acesso em: 3 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>