GESTÃO ESCOLAR – CONFIGURAÇÃO DO ESTATUTO EPISTEMOLÓGICO

SCHOOL MANAGEMENT - SETTING THE EPISTEMOLOGICAL STATUTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v10i2.2788

Palavras-chave:

Gestão, Apoio ao magistério, Educação Básica

Resumo

A Gestão Escolar pode ser conceituada nos termos de política diretora consistente em complexo sistema de processos criadores de condições propícias às atividades dos grupos que operam em divisão do trabalho. Ela segue prioridades estabelecidas para a educação, as quais resultam de uma reflexão sistemática e contextual, acerca dos problemas educacionais da realidade. Com as modificações introduzidas na escola e no seu entorno, em decorrência do processo de globalização econômica e do desenvolvimento de tecnologias, a Gestão Escolar demanda habilitação para adversar estes reptos. Não se trata de atividade puramente técnica e científica, divorciada dos valores e objetivos educacionais; é uma atividade que pode facilitar e estruturar a definição de objetivos. Outrossim, pode concretizar expressão operacional. Destarte, a definição do estatuto epistemológico da Gestão Escolar constitui em necessidade impostergável, uma vez que pode contribuir para a melhoria educacional. Em suma, Gestão Escolar, antes de qualquer ontologia, constitui-se em atividade pedagógica.

Palavras-Chave: Gestão. Apoio ao magistério. Educação Básica.

 

Abstract: School Management can be conceptualized in terms of a directive policy consisting of a complex system of processes that create conditions conducive to the activities of groups that operate in a division of labor. It follows established priorities for education, which result from a systematic and contextual reflection on the educational problems of reality. With the changes introduced in the school and in its surroundings, as a result of the process of economic globalization and the development of technologies, School Management demands qualification to face these challenges. It is not a purely technical and scientific activity, divorced from educational values and objectives; it is an activity that can facilitate and structure the definition of objectives. Furthermore, it can concretize operational expression. Thus, the definition of the epistemological status of School Management constitutes an urgent need, since it can contribute to educational improvement. In short, School Management, before any ontology, is a pedagogical activity.

Keywords: Management. Support for the teaching profession. Basic Education.

Biografia do Autor

Joel Haroldo Baade, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Doutorado (2011 - Conceito CAPES 6) e Mestrado (2007 - Conceito CAPES 6) em Teologia pela Escola Superior de Teologia - Faculdades EST (São Leopoldo/RS). Especialização em Administração Escolar, Supervisão e Orientação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2013). Graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia - Faculdades EST (São Leopoldo/RS) (Conceito 5). Graduação em Administração pela Universidade do Contestado (UnC, 2016). A formação inclui temas como Ética, Pesquisa, Metodologia de Pesquisa, História das Religiões, História da Educação, Hermenêutica, Correntes Pedagógicas, Sociologia, Filosofia, Teoria Curricular, Gestão Educacional. Formação e experiência na área de educação a distância (EAD). Desde fevereiro de 2011, professor da UNIARP (Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe em Caçador-SC), lecionando diversas disciplinas em nível de graduação e pós-graduação. Líder do Grupo de Pesquisa em Ética, Cidadania e Sustentabilidade (CNPq). Editor-chefe da Revista Visão de Gestão Organizacional. Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). Docente e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade e do Mestrado Profissional em Educação da UNIARP. Coordenador geral do programa de Educação a Distância do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Sua pesquisa, produção técnica e tecnológica estão concentradas na Epistemologia, Interdisciplinaridade e Ética na construção do conhecimento, desde a Educação Básica até a Pós-Graduação.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

DOS SANTOS, A. M.; RIETTER, G.; BAADE, J. H. GESTÃO ESCOLAR – CONFIGURAÇÃO DO ESTATUTO EPISTEMOLÓGICO: SCHOOL MANAGEMENT - SETTING THE EPISTEMOLOGICAL STATUTE. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 10, n. 2, p. 128–136, 2021. DOI: 10.33362/visao.v10i2.2788. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/2788. Acesso em: 21 dez. 2024.

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