PESQUISA QUANTITATIVA E SUA UTILIZAÇÃO NOS ESTUDOS DA CULTURA DE INOVAÇÃO: ANÁLISE DO MÉTODO
USE OF QUANTITATIVE RESEARCH IN INNOVATION CULTURE STUDIES
DOI:
https://doi.org/10.33362/visao.v10i1.2424Palavras-chave:
Pesquisa quantitativa., Cultura de inovação., Análise.Resumo
Os estudos acerca da cultura de inovação têm aumentado nos últimos anos, e o método quantitativo de pesquisa tem sido o mais utilizado para realizar as investigações (BRUNO-FARIA; FONSECA, 2014). Diante desta assertiva, este estudo tem como objetivo analisar se a pesquisa quantitativa está sendo corretamente empregada nos estudos da Cultura de Inovação. Realizou-se pesquisa qualitativa, descritiva e bibliográfica. Com o propósito de investigar como o método quantitativo tem sido utilizado nas pesquisas a respeito da cultura de inovação, foi realizada, em 2019, pesquisa nas bases de dados disponíveis por meio do portal da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), incluindo Emerald, JSTOR, Wiley, SAGE, ScienceDirect, Scielo, não limitando data inicial da busca, e tendo como data final o ano de 2019. As categorias de análise utilizadas foram objetivo do artigo, população e amostra, método de análise utilizado, medidas de validade e confiabilidade do instrumento de dados. Os resultados indicaram que os autores têm utilizado o método quantitativo para desenvolver pesquisas a respeito do tipo de cultura, impacto da cultura na inovação, relação entre liderança, cultura de inovação e melhoria da qualidade, ambiente propício à inovação, relação da cultura de inovação e inovação de produtos. Quanto ao uso dos métodos estatísticos percebeu-se que a escolha dos mesmos variou de acordo com o objetivo de cada estudo. Notou-se ainda que diversas informações como população e testes de confiabilidade e validade não são informados em alguns estudos.
Palavras-Chave: Pesquisa quantitativa. Cultura de inovação. Análise.
USE OF QUANTITATIVE RESEARCH IN INNOVATION CULTURE STUDIES
Abstract: Studies on the culture of innovation have increased in recent years, and the quantitative research method has been the most used to carry out the investigations (BRUNO-FARIA; FONSECA, 2014). Given this assertion, this study aims to analyze the use of quantitative research in the studies of the Innovation Culture. Qualitative, descriptive and bibliographical research was carried out. With the purpose of investigating how the quantitative method has been used in research on the innovation culture, a search was made in the databases available through the portal of the Commission for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) in 2019, including Emerald, JSTOR, Wiley, SAGE, ScienceDirect, Scielo, not limiting the initial date of the search, and having as final date the year of 2019. The categories of analysis used were the objective of the article, population and sample, method of analysis used, measures of validity and reliability of the data instrument. The results indicated that the authors have used the quantitative method to develop research on type of culture, impact of culture on innovation, relationship between leadership, culture of innovation and quality improvement, environment conducive to innovation, relationship of innovation culture and product innovation. Regarding the use of statistical methods, it was noticed that the choice of the same ones varied according to the purpose of each study. It was also noticed that diverse information as population and tests of reliability and validity are not informed in some studies.
Keywords: Quantitative research. Culture of innovation. Analysis.
Referências
ABDULLAH, N. H.; SHAMSUDDIN, A.; WAHAB, E.; HAMID, N. A. A. The relanshionship between organizational culture and product innovativeness. Procedia – social and behavioral sciences, v. 129, p. 140-147, 2014.
ACAR, A. Z.; ACAR, P. The effects of organizational culture and innovativeness on business performance in healthcare industry. Procedia – social and behavioral sciences, v. 58, p. 683-692, 2012.
AHMETOGLU, G.; AKHTAR, R.; TSIVRIKOS, D.; CHAMORRO-PREMUZIC, T. A organização empreendedora: os efeitos da cultura organizacional na produção da inovação. Revista de Psicologia da Consultoria: prática e pesquisa , v. 70, n. 4, p. 318, 2018.
ALMEIDA, A. R.; BOTELHO, D. Construção de questionários. In: BOTELHO, D.; ZOUAIN, D. M. (Orgs). Pesquisa quantitativa em Administração. São Paulo: Editora Atlas, 2006.
APEKEY, T. A.; McSORLEY, G.; TILLING, M.; SIRIWARDENA, A. N. Room for improvement? Leadership, innovation culture and uptake of quality improvement methods in general practice. Journal of Evaluation in Clinical Practice, v. 17, n. 2, p. 311-318, 2011.
The Journal of Creative Behavior, v. 31, n. 1, p. 42-58, 1997.
BAKOVIC, T., LAZIBAT, T.; SUTIC, I. Radical innovation culture in Croatian manufacturing industry. Journal of Enterprising Communities: people and places in the global economy, v. 7, n. 1, p. 74-80, 2013.
BARADARANI, S.; KILIC, H. Service innovation in the hotel industry: culture, behavior, performance. The Service Industries Journal, v. 38, n. 13-14, p. 897-924, 2018.
BAUER. M. W.; GASKEL. G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 2 ed. Editora Vozes: Petrópolis. RJ, 2003.
BESSI, V. G. Estudo da inovação e da cultura organizacional em indústrias de pequeno e médio porte da região do Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul. Gestão & Planejamento-G&P, v. 16, n. 2, 2015.
BRETTEL, M.; CLEVEN, N. J. Innovation culture, collaboration with external partners and NPD performance. Creativity and Innovation Management, v. 20, n. 4, p. 253-272, 2011.
BRUNO-FARIA, M. F.; FONSECA, M. V. A. Cultura de Inovação: Conceitos e Modelos Teóricos. RAC - Revista de Administração Contemporânea, v. 18, n. 4, p. 372-396, 2014.
BRYMAN, A. Quantity and quality in social research. London: Unwin hyman, 1988.
BÜSCHGENS, T.; BAUSCH, A.; BALKIN, D. B. Organizational Culture and Innovation: A Meta‐Analytic Review. Journal of Product Innovation Management, v. 30, n. 4, p. 763-781, 2013.
CARLOS, M. G. O.; CARVALHO, C. M.; MORAIS, D. O. C.; CABRAL, J. E.O. Políticas de inovação e determinantes da inovatividade: estudo em empresas da região metropolitana de fortaleza. Revista Gestão e Desenvolvimento, v. 12, n. 1, 2015.
ÇAKAR, N. D.; ERTURK, A. Comparing innovation capability of small and medium-sized enterprises: examining the effects of organizational culture and empowerment. Journal of Small Business Management, v. 48, n. 3, p. 325-359, 2010.
COVER, D.; COLTON, R. W. Designing and constructing instruments for social research and evaluation. San Francisco: Wiley Imprint, 2007.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
DAS, G. S. Preparedness for innovation: an Indian perspective. Global Business Review, v. 4, n. 1, p. 27-39, 2003.
DEPINE, M.; MACHADO, D. D. N. Ambiente favorável ao desenvolvimento de inovações: a cultura pode exercer influência? Revista Gestão e Desenvolvimento, v. 12, n. 1, p. 33-49, 2015.
DOBNI, C. B. Measuring innovation culture in organizations. European Journal of Innovation Management, v. 11, n. 4, 2008.
DOMBROWSKI, C. et al. Elements of Innovative Cultures. Knowledge and Process Management, v. 14, n. 3, p. 190–202, 2007.
FRANCO, M. L.P.B. Análise de Conteúdo. 2 ed. Liber Livro. Brasília. 2005.
GOMES, G.; MACHADO, D. D. P. N.; ALEGRE, J. Determinants of innovation culture: a study of textile industry in Santa Catarina. Brazilian Business Review, v. 12, n. 4, p. 99-122, 2015.
GOMES, G.; TORRENS, E. W.; SCHONS, M.; SORGETZ, B. Cultura organizacional e inovação: uma perspectiva a partir do modelo de Schein. Revista de Administração da Unimep, v. 15, n. 1, p. 51-72, 2017.
HAIR JR., J. F.; BABIN, B.; MONEY, A. H.; SAMOUEL, P. Fundamentos e métodos de pesquisa em administração. 6 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
HARTMANN, A. The role of organizational culture in motivating innovative behaviour in construction firms. Construction Innovation, v. 6, n. 3, p. 159-72, 2006.
HERNANDEZ-MOGOLLON, R.; CEPEDA-CARRION, G.; CEGARRA-NAVARRO, J. G.; LEAL-MILLAN, A. The role of cultural barriers in the relationship between open-mindedness and organizational innovation. Journal of Organizational Change Management, v. 23, n. 4, p. 360-376, 2010.
JAMROG, J. J.; OVERHOLT, M. H. Measuring HR and organizational effectiveness. Employment Relations Today, v. 31, n. 2, p. 33-45, 2004. JASKYTE, K.; DRESSLER, W. W. Studying culture as an integral aggregate variable: organizational culture and innovation in a group of nonprofit organizations. Field Methods, v. 16, n. 3, p. 265-284, 2004.
KOTTER, J. P.; HESKETT, J. L. A cultura corporativa e o desempenho empresarial. São Paulo: Makron Books, 1994.
LAEGREID, P.; RONESS, P. G.; VERHOEST, K. Explaining the innovative culture and activities of state agencies. Organization Studies, v. 32, n. 10, p. 1321-1347, 2011.
LEE, K.; WOO, H.; JOSHI, K. Pro-innovation culture, ambidexterity and new product development performance: Polynomial regression and response surface analysis. European Management Journal, v. 35, n. 2, p. 249-260, 2017.
LIN, H.; McDONOUGH, E. F. Investigating the role of leadership and organizational culture in fostering innovation ambidexterity. IEEE Transactions on Engineering Management, v. 58, n. 3, p. 497-509, 2011.
MACHADO, D. D. P. N.; CARVALHO, L. C.; HEINZMANN, L. M. Ambiente favorável ao desenvolvimento de inovações e cultura organizacional: integração de duas perspectivas de análise. Revista de Administração, v.47, n.4, p. 715-729, 2012.
MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
MAROCO, J. Análise de equações estruturais: fundamentos teóricos, software & aplicações. Report Number Lda, 2010.
MORAES, M. B.; MIRANDA, M. A. S.; OLIVEIRA, E. A. D.; SANTOS, E. M. Cultura de inovação em micro e pequenas empresas dos setores aeronáutico e de tecnologia da informação. Exacta, v. 15, n. 3, p. 441-456, 2017.
MARTINS, E. TERBLANCHE, F. Building organizational culture that stimulates creativity and Innovation, European Journal of Innovation Management, v. 6, n. 1, p. 64-74, 2003.
MARTINS, E.; MARTINS, N.; TERBLANCHE, F. An organizational culture model to stimulate creativity and innovation in a university library. Advances in Library Administration and Organization, v. 21, n. 4, p. 83-130, 2004.
MARTINS, E. MARTINS, N. An organisational culture model to promote creativity and innovation. Journal of Industrial Psychology, v. 28, n. 4, p. 58-65, 2002.
MARTINS, N. Elandsrand Gold-mine: organizational culture survey. Johannesburg, 1997.
________. Organisasiekultuur in ’n finansiële instelling. 246f. Tese (Tese de Doutorado). Pretoria: University of Pretoria, 1989.
MAVONDO, F.; FARRELL, M. Cultural orientation: its relationship with market orientation, innovation and organizational performance. Management Decision, v. 41, n. 3, p. 241-249, 2003.
MORAES, C. A.; SOUZA, S. S.; COSTA, A. C. F.; COSENTINO, H. M. Configuração e cultura organizacional, cooperação e inovação: análise de um modelo de equações estruturais em empresas fabricantes de equipamentos médicos. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 10, n. 1, p. 111-127, 2011.
MORAES, M. B. et al. Cultura de inovação em micro e pequenas empresas dos setores aeronáutico e de tecnologia da informação. Exacta, v. 15, n. 3, p. 441-456, 2017.
NARANJO-VALENCIA, J. C. JIMÉNEZ, D., J. SANZ-VALLE, R. ¿Es la cultura organizativa un determinante de la innovación en la empresa? Cuadernos de Economía y Dirección de la Empresa, v. 15, n. 3, p.63-72, 2012.
NARANJO-VALENCIA, J. C; SANZ-VALLE, R.; JIMÉNEZ, D. J. Organizational culture as determinant of product innovation. European Journal of Innovation Management, v. 13, n. 4, p. 466-480, 2010.
OUCHI, W. Theory Z: how american business can meet the Japanese challenge, Addison-Wesley, Reading, MA, 1983.
PEDHAZUR, E.; SCHMELKIN, L. P. Measurement, design and analysis: an integrated approach. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates, 1991.
QUANDT, C. O.; BEZERRA, C. A.; FERRARESI, A. A. Dimensões da inovatividade organizacional e seu impacto no desempenho inovador: proposição e avaliação de um modelo. Gestão & Produção, São Carlos, v. 22, n. 4, p. 873-886, 2015.
SCHEIN E. Coming to a new awereness of organizational culture. Sloan Management Review, v. 25, n. 2, 1984.
SHARIFIRAD, M. S.; ATAEI, V. Organizational culture and innovation culture: exploring the relationships between constructs. Leadership & Organization Development Journal, v. 33, n. 5, p. 494-517, 2012.
SHIEH, C.; WANG, I. A study of the relationships between corporate core competence, management innovation and corporate culture. The International Journal of Organizational Innovation, v. 2, n. 3, p. 395-411, 2010.
SUSANJ, Z. Innovative climate and culture in manufacturing organizations: differences between some European countries. Social Science Information, v. 39, n. 2, p. 349-361, 2000.
TAGHIPOUR, A.; DEZFULI, Z. K. Innovative behaviors: mediate mechanism of job attitudes. Procedia – social and behavioral sciences, v. 8, p. 1617-1621, 2013.
TAHA, V.; SIRKOVA, M.; FERENCOVA, M. O impacto da cultura organizacional na criatividade e inovação. Revista Polonesa de Estudos de Gestão , v. 14, 2016.
TRICE, H. M.; BEYER, J. M. Studying Organizational Cultures through Rites and Ceremonials. The Academy of Management Review, v. 9, n. 4, p. 653-669, 1984.
TWATI, J. M., GAMMACK, J. G. The impact of organizational culture innovation on the adoption of IS/IT: the case of Libya. Journal of Enterprise Information Management, v. 19, n. 1, p. 175-191, 2006.
VELASCO, E.; ZAMANILLO, I.; VALLE, T. G. Mobilizing company member´s full innovative potencial. Human Factors and Ergonomics in Manufacturing & Service Industries, v. 23, n. 6, p. 541-559, 2013.
VILLALUZ, V. C.; HECHANOVA, M. R. Ownership and leadership in building an innovation culture. Leadership & Organization Development Journal, v. 40, n. 2, p. 138-150, 2019.
WANG, C. L.; RAFIQ, M. Ambidextrous organizational culture, contextual ambidexterity and new product innovation: a comparative study of UK and Chinese high-tech firms. British Journal of Management, v. 25, p. 58-76, 2014.
WEI, Y. S. et al. The impact of innovative culture on individual employees: The moderating role of market information sharing. Journal of Product Innovation Management, v. 30, n. 5, p. 1027-1041, 2013.
WILKINS, A. L.; OUCHI, W. G. Efficient Cultures: exploring the relationship between culture and organizational performance. Administrative Science Quarterly, v. 28, n. 3, p. 468-481, 1983.
XIE, X.; WU, Y.; XIE, P.; YU, X.; WANG, H. Organizational innovation culture and firms’ new product performance in two emerging markets: The moderating effects of institutional environments and organizational cohesion. Journal of Management & Organization, p. 1-20, 2019.
ZHU, C. Organisational culture and technology-enhanced innovation in higher education. Technology, Pedagogy and Education, v. 24, n. 1, p. 65-79, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Carolina Klein Padilha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Estou ciente de que, através da submissão voluntária de meu texto ao corpo editorial da revista Visão, editada pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, estou concedendo à Universidade Alto Vale do Rio do Peixe a autorização de publicar o respectivo texto na revista a título não oneroso e declarando a originalidade do texto e sua não submissão simultanea a qualquer outro periódico, em meu nome e em nome dos demais coautores, se eventualmente existirem.Reitero que permaneço como legítimo titular de todos os direitos patrimoniais que me são inerentes na condição de autor. Comprometo-me também a não submeter este mesmo texto a qualquer outro periódico no prazo de, pelo menos, um (1) ano. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso acarretará em infração e conseqüente punição tal como prevista na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).