Educação financeira como política pública: estudo em escolas de ensino médio do vale do Itajaí - SC

Financial education as public policy: study in high schools In the Itajaí valley - SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v13i2.3631

Palavras-chave:

Educação Financeira, Política Pública, Estudantes, Ensino Médio

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o entendimento dos estudantes do ensino médio quanto à Educação Financeira e verificar se as famílias contribuem instruindo seus filhos a respeito de questões financeiras, como gastos, poupança, investimentos, entre outros. Para isto, a pesquisa foi realizada em três escolas, com estudantes do primeiro ao terceiro ano do ensino médio. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa é descritiva e quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de survey disponibilizado pelo Google Forms, em escolas do Vale do Itajaí, SC. Por meio dos resultados obtidos, observou-se que grande parte dos estudantes pesquisados não tiveram aulas de educação financeira na escola, o que demonstra falha na implementação da política pública. Ainda, o conhecimento das famílias, de forma geral, em finanças é limitado. Os resultados apontam para uma lacuna significativa na educação financeira no ensino médio, sugerindo a necessidade de uma análise curricular mais aprofundada.

Palavras-Chave: Educação financeira. Política Pública. Estudantes. Ensino Médio.

 

Abstract

This research aims to analyze high school students' understanding of financial education and verify whether the family contributes by instructing their children about financial issues, such as spending, savings, and investments, among others. For this, research was carried out in three schools, with students from the first to the third year of high school. From a methodological point of view, this research is descriptive and quantitative. Data collection was carried out through a survey made available by Google Forms, in schools in Vale do Itajaí, SC. Through the results obtained, it was observed that most of the students surveyed did not take financial education classes at school, which demonstrates a failure in the implementation of public policy. Furthermore, families' knowledge in general about finances is limited. The results point to a significant gap in financial education in high school, suggesting the need for a more in-depth curricular analysis.

Keywords: Financial education. Public policy. Students. High school.

Biografia do Autor

Amanda Paza, Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

Bacharel em Ciências Contábeis

Especialização em Controladoria e Finanças

Carolina Klein Padilha, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Administração. Departamento de Governança Pública.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

PAZA, A.; PADILHA, C. K. Educação financeira como política pública: estudo em escolas de ensino médio do vale do Itajaí - SC: Financial education as public policy: study in high schools In the Itajaí valley - SC. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 13, n. 2, p. e3631-e3631, 2024. DOI: 10.33362/visao.v13i2.3631. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/3631. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos