PESQUISA QUANTITATIVA E SUA UTILIZAÇÃO NOS ESTUDOS DA CULTURA DE INOVAÇÃO: ANÁLISE DO MÉTODO

USE OF QUANTITATIVE RESEARCH IN INNOVATION CULTURE STUDIES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v10i1.2424

Palavras-chave:

Pesquisa quantitativa., Cultura de inovação., Análise.

Resumo

Os estudos acerca da cultura de inovação têm aumentado nos últimos anos, e o método quantitativo de pesquisa tem sido o mais utilizado para realizar as investigações (BRUNO-FARIA; FONSECA, 2014). Diante desta assertiva, este estudo tem como objetivo analisar se a pesquisa quantitativa está sendo corretamente empregada nos estudos da Cultura de Inovação. Realizou-se pesquisa qualitativa, descritiva e bibliográfica. Com o propósito de investigar como o método quantitativo tem sido utilizado nas pesquisas a respeito da cultura de inovação, foi realizada, em 2019, pesquisa nas bases de dados disponíveis por meio do portal da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), incluindo Emerald, JSTOR, Wiley, SAGE, ScienceDirect, Scielo, não limitando data inicial da busca, e tendo como data final o ano de 2019. As categorias de análise utilizadas foram objetivo do artigo, população e amostra, método de análise utilizado, medidas de validade e confiabilidade do instrumento de dados. Os resultados indicaram que os autores têm utilizado o método quantitativo para desenvolver pesquisas a respeito do tipo de cultura, impacto da cultura na inovação, relação entre liderança, cultura de inovação e melhoria da qualidade, ambiente propício à inovação, relação da cultura de inovação e inovação de produtos. Quanto ao uso dos métodos estatísticos percebeu-se que a escolha dos mesmos variou de acordo com o objetivo de cada estudo. Notou-se ainda que diversas informações como população e testes de confiabilidade e validade não são informados em alguns estudos.

Palavras-Chave: Pesquisa quantitativa. Cultura de inovação. Análise.

 

USE OF QUANTITATIVE RESEARCH IN INNOVATION CULTURE STUDIES

Abstract: Studies on the culture of innovation have increased in recent years, and the quantitative research method has been the most used to carry out the investigations (BRUNO-FARIA; FONSECA, 2014). Given this assertion, this study aims to analyze the use of quantitative research in the studies of the Innovation Culture. Qualitative, descriptive and bibliographical research was carried out. With the purpose of investigating how the quantitative method has been used in research on the innovation culture, a search was made in the databases available through the portal of the Commission for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) in 2019, including Emerald, JSTOR, Wiley, SAGE, ScienceDirect, Scielo, not limiting the initial date of the search, and having as final date the year of 2019. The categories of analysis used were the objective of the article, population and sample, method of analysis used, measures of validity and reliability of the data instrument. The results indicated that the authors have used the quantitative method to develop research on type of culture, impact of culture on innovation, relationship between leadership, culture of innovation and quality improvement, environment conducive to innovation, relationship of innovation culture and product innovation. Regarding the use of statistical methods, it was noticed that the choice of the same ones varied according to the purpose of each study. It was also noticed that diverse information as population and tests of reliability and validity are not informed in some studies.

Keywords: Quantitative research. Culture of innovation. Analysis.

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Publicado

2021-08-19

Como Citar

PADILHA, C. K. PESQUISA QUANTITATIVA E SUA UTILIZAÇÃO NOS ESTUDOS DA CULTURA DE INOVAÇÃO: ANÁLISE DO MÉTODO : USE OF QUANTITATIVE RESEARCH IN INNOVATION CULTURE STUDIES. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 10, n. 1, p. 1–20, 2021. DOI: 10.33362/visao.v10i1.2424. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/2424. Acesso em: 19 abr. 2024.

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Artigos