ESTUDO DE CASO: PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE FAIXA EXCLUSIVA PARA ÔNIBUS EM PAVIMENTO RÍGIDO DE CONCRETO NA AVENIDA BARÃO DO RIO BRANCO NO MUNICÍPIO DE CAÇADOR-SC
CASE STUDY: PROPOSAL FOR THE IMPLEMENTATION OF AN EXCLUSIVE RANGE FOR BUSES IN A RIGID CONCRETE FLOORING IN AVENIDA BARÃO DO RIO BRANCO IN THE CITY OF CAÇADOR-SC
Palavras-chave:
Faixas exclusivas, pavimentos rígidos, transporte público coletivo.Resumo
A criação de faixas destinadas exclusivamente para o tráfego de transporte público coletivo são práticas empregadas com a finalidade de solucionar o caos dos grandes centros urbanos, as quais consistem em pistas de rolamento destinadas exclusivamente ao tráfego de ônibus. Conquanto, o presente artigo objetiva-se em dimensionar uma faixa exclusiva para ônibus em pavimento rígido de concreto em Caçador-SC, para tanto foram necessários estudos acerca dos pavimentos rígidos de concreto, estudos relativos as faixas exclusivas, ao transporte público coletivo, dados populacionais, climáticos, legais, da frota e das principais linhas urbanas do município de Caçador-SC, obtendo-se assim, as informações necessárias para dimensionar as camadas do pavimento e definir as características constantes dos projetos pavimentação, geométrico e de drenagem e nos projetos complementares de terraplenagem e sinalização.
Palavras-chave: Faixas exclusivas, pavimentos rígidos, transporte público coletivo.
ABSTRACTThe creation of lanes intended exclusively for public transit traffic are practices used to solve the chaos of large urban centers, which consist of lanes intended exclusively for bus traffic. However, this article aims to design an exclusive lane for buses on hard concrete pavement in Caçador-SC. For this purpose, studies on rigid concrete pavements, studies on exclusive lanes, public transportation, population data were required, climatic, legal, fleet and main urban lines of the city of Caçador-SC, thus obtaining the necessary information to dimension the pavement layers and define the constant characteristics of paving, geometric and drainage projects and complementary projects. of earthmoving and signaling.
Keywords: Exclusive tracks, concrete paving, collective public transport.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Andrieli Perego, Miguel Angelo da Silva Mello
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).