ENGENHARIA DIDÁTICA DE FORMAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES/RESSIGNIFICAÇÕES NA CONSOLIDAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
TEACHING ENGINEERING EDUCATION AND ITS IMPLICATIONS/RESIGNIFICATIONS IN THE CONSOLIDATION OF THE CONTINUING EDUCATION FOR MATHEMATICS TEACHERS
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v11i1.2779Palavras-chave:
Engenharia de formação, Formação continuada, Professores de matemáticaResumo
A Engenharia Didática de Formação (EDF) ou também denominada por Engenharia Didática de 2ª geração tem se configurado como uma metodologia que oportuniza aos professores a criação de dispositivos/ferramentas para o processo de ensino, trazendo em suas vertentes a busca por uma formação continuada de qualidade. Entretanto, observamos ainda uma ausência de capacitação nos processos formativos dos professores, ficando perceptíveis assim, lacunas em suas formações que causam entraves no processo de aprendizagem na disciplina de matemática. Partindo desse pressuposto é que o presente artigo tem por objetivo analisar a contribuição da EDF e refletir acerca das implicações/ressignificações dessa vertente francesa na consolidação do processo de formação continuada para professores de matemática. Para a construção desse processo dialógico será feito através de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. O escopo desse projeto terá como subsídio teórico as pesquisas e estudos de Artigue (1996), Alves (2008), Almouloud (2012), Libâneo (2004), dentre outros que dialogam com a temática estudada. Sendo assim, o artigo traz reflexões a cerca da modelização das práticas do professor sob a perspectiva de uma Engenharia Formação.
Palavras-chave: Engenharia de formação. Formação continuada. Professores de matemática.
ABSTRACT
The Didactic Engineering of Training (EDF) or also called 2nd Generation Didactic Engineering has been configured as a methodology that allows teachers to create devices / tools for the teaching process, bringing in its strands the search for a continuous formation of quality. However, we also observed a lack of training in teachers' training processes, thus becoming noticeable gaps in their training that cause obstacles in the learning process in the mathematics discipline. Based on this assumption, this article aims to analyze the contribution of EDF and reflect on the implications / redefinitions of this French aspect in the consolidation of the process of continuing education for mathematics teachers. For the construction of this dialogical process will be done through a qualitative research of bibliographic nature. The scope of this project will have as theoretical support the research and studies of Artigue (1996), Alves (2008), Almouloud (2012), Libiliar (2004), among others that dialogue with the studied theme. Thus, the article brings reflections about the modeling of teacher practices from the perspective of an Engineering Training.
Keywords: Training engineering. Continuing formation. Mathematics teachers.
Referências
ALMOULOUD, S. A; SILVA, M. J. F. Engenharia Didática: Evolução e Diversidade; Florianópolis, v. 7, n.2, p. 26 – 27, 2012.
ALVES, F, R. V, DIAS, M, A. Formação de professores de matemática: um contributo da engenharia didática (ED). REVEMAT. Florianópolis (SC), v.12, n. 2, p. 192-209, 2017.
ALVES, F, R. V. Engenharia Didática de Formação (EDF): sobre o ensino dos Números (Generalizados) de Catalan (NGC).Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.20, n.2, 047-083, 2018.
ARTIGUE, M. (1996) “Engenharia Didáctica”, In: DIDÁTICA DAS MATEMÁTICAS. Brun, J. (Org.). Lisboa: Instituto Piaget.
ARTIGUE, M. (1988): “Ingénierie Didactique”. Recherches en Didactique des Mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage-Éditions, v. 9.3, 281-308.
BRASIL. Constituição (1996). Lei de Diretrizes e B. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: Acesso em: 17 nov. 2019
DOUADY, R. A Universidade e a Didática da Matemática. Caderno da RPM, v.1, n.1, 1993.
GÓES, H. B. de O. Formação continuada: Um desafio para o professor do Ensino Básico. 11º Encontro de Educação do Colégio Gonçalves Dias / 7 e 8 de junho de 2008. Disponível em www.gd.g12.br/eegd.Acesso em julho de 2012.
PAIS, L. C. (2001) “Didática da Matemática; uma análise da influência francesa”, 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica.
PAIS, L. C. Introdução. In: Silvia D. A. (org.). Educação Matemática: Uma introdução. 2 ed. São Paulo: Educ, 2002. p 9-12.
PASTRÉ, P. MAYEN, P.; VERGNAUD, G. La didactique professionnelle. Revue française de pédagogie. p.145-198, 2006. Disponível em: .
PERRIN-GLORIAN, M. J. L’ingénierie didactique a l’interface de la recherche avec l’enseignement. Développement des ressources et formação des enseignants. in Margolinas et all.(org.): En amont et en aval des ingénieries didactiques, XVª École d´Été de Didactique des Mathématiques – Clermont-Ferrand (PUY-de-Dôme). Recherches em Didactique des Mathématiques. Grenoble : La Pensée Sauvage, v. 1, p. 57-78, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Professare
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).