ENGENHARIA DIDÁTICA DE FORMAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES/RESSIGNIFICAÇÕES NA CONSOLIDAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

TEACHING ENGINEERING EDUCATION AND ITS IMPLICATIONS/RESIGNIFICATIONS IN THE CONSOLIDATION OF THE CONTINUING EDUCATION FOR MATHEMATICS TEACHERS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v11i1.2779

Keywords:

Engenharia de formação, Formação continuada, Professores de matemática

Abstract

A Engenharia Didática de Formação (EDF) ou também denominada por Engenharia Didática de 2ª geração tem se configurado como uma metodologia que oportuniza aos professores a criação de dispositivos/ferramentas para o processo de ensino, trazendo em suas vertentes a busca por uma formação continuada de qualidade. Entretanto, observamos ainda uma ausência de capacitação nos processos formativos dos professores, ficando perceptíveis assim, lacunas em suas formações que causam entraves no processo de aprendizagem na disciplina de matemática. Partindo desse pressuposto é que o presente artigo tem por objetivo analisar a contribuição da EDF e refletir acerca das implicações/ressignificações dessa vertente francesa na consolidação do processo de formação continuada para professores de matemática. Para a construção desse processo dialógico será feito através de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. O escopo desse projeto terá como subsídio teórico as pesquisas e estudos de Artigue (1996), Alves (2008), Almouloud (2012), Libâneo (2004), dentre outros que dialogam com a temática estudada. Sendo assim, o artigo traz reflexões a cerca da modelização das práticas do professor sob a perspectiva de uma Engenharia Formação.

Palavras-chave: Engenharia de formação. Formação continuada. Professores de matemática.

 

ABSTRACT

The Didactic Engineering of Training (EDF) or also called 2nd Generation Didactic Engineering has been configured as a methodology that allows teachers to create devices / tools for the teaching process, bringing in its strands the search for a continuous formation of quality. However, we also observed a lack of training in teachers' training processes, thus becoming noticeable gaps in their training that cause obstacles in the learning process in the mathematics discipline. Based on this assumption, this article aims to analyze the contribution of EDF and reflect on the implications / redefinitions of this French aspect in the consolidation of the process of continuing education for mathematics teachers. For the construction of this dialogical process will be done through a qualitative research of bibliographic nature. The scope of this project will have as theoretical support the research and studies of Artigue (1996), Alves (2008), Almouloud (2012), Libiliar (2004), among others that dialogue with the studied theme. Thus, the article brings reflections about the modeling of teacher practices from the perspective of an Engineering Training.

Keywords: Training engineering. Continuing formation. Mathematics teachers.

Author Biographies

Luana Vasconcelos Soares Rios, Rede Estadual do Ceará

Especialista em Educação Matemática pela Faculdade Kurios. Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professora da Rede Estadual do Ceará, atuando na Coordenação Escolar na EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa.

Luiz Daniel Alves Rios, Rede Estadual do Ceará

Mestre em Física pela Universidade Federal do Ceará, Especialista em Psicopedagogia Institucional pela UNINTA. Licenciado em Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professor da Rede Estadual do Ceará, atuando como professor EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa.

MARIA JAQUELINE PONTE DE AZEVEDO ALBUQUERQUE, Universidade Estadual do Ceará

Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual do Ceará. Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professora da Rede Estadual do Ceará, atuando como professora na EEM Vilebaldo Aguiar.

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Published

2022-04-30

How to Cite

Rios, L. V. S. ., Rios, L. D. A. ., & PONTE DE AZEVEDO ALBUQUERQUE, M. J. (2022). ENGENHARIA DIDÁTICA DE FORMAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES/RESSIGNIFICAÇÕES NA CONSOLIDAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: TEACHING ENGINEERING EDUCATION AND ITS IMPLICATIONS/RESIGNIFICATIONS IN THE CONSOLIDATION OF THE CONTINUING EDUCATION FOR MATHEMATICS TEACHERS. Professare, 11(1), e2779-e2779. https://doi.org/10.33362/professare.v11i1.2779

Issue

Section

ARTIGOS