PRESCRIÇÕES CURRICULARES FRONTEIRIÇAS: AS LICENCIATURAS EM FOCO

BORDER CURRICULAR PRESCRIPTIONS: THE DEGREES IN FOCUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v12i1.3099

Palavras-chave:

Currículo, Formação de Professores, Fronteira

Resumo

Este artigo se propõe como espaço para a discussão sobre a formação de professores pelos cursos de Licenciatura do Campus Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul para a prática docente no contexto de fronteira. Foca especificamente a fronteira Brasil-Bolívia na cidade de Corumbá/MS e parte da análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos ofertados enquanto representantes do currículo prescrito.

Palavras-chave: Currículo. Formação de Professores. Fronteira.

 

ABSTRACT

This article proposes itself as a space for the discussion about teacher training through Licentiate courses at the Pantanal Campus of the Federal University of Mato Grosso do Sul for teaching practice in the frontier context. It specifically focuses on the Brazil-Bolivia border in the city of Corumbá/MS and starts from the analysis of the Pedagogical Projects of the Courses offered as representatives of the prescribed curriculum.

Keywords: Curriculum. Teacher training. Border.

Biografia do Autor

Patricia Teixeira Tavano, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus Pantanal (UFMS/CPAN).

Doutora em Educação. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus Pantanal (UFMS/CPAN).

Carlos Germano Gomes Gonçalves, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus Pantanal (UFMS/CPAN).

Graduado em História. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus Pantanal (UFMS/CPAN).

Referências

ALBUQUERQUE JR, Durval Muniz de. Preconceito contra a origem geográfica e de lugar. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

BENFICA,Tiago Alinor Hoissa. História do ensino superior em Mato Grosso: das iniciativas frustradas à criação de um sistema universitário. Rev. Bras. Hist. Ed, v. 19, n. 52, p. 1-22, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbhe/a/PWG6qWWQ8ZcR7p59FKKTGLL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 23 de março de 2023.

BRASIL. LEI nº 6.634, de 2 de maio de 1979. Dispõe sobre a Faixa de Fronteira, altera o Decreto-lei nº 1.135, de 3 de dezembro de 1970, e dá outras providências. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6634.htm. Acesso em 15 de fevereiro de 2023.

CBIO/CPAN. PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CPAN LICENCIATURA PLENA (2015). Disponível em http://cpan.sites.ufms.br/files/2016/02/Projeto-pedag%C3%B3gico-C-biol%C3%B3gicas-CPAN-sequencia-151.pdf

COEG/UFMS (1). CONSELHO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO. RESOLUÇÃO Nº 108, DE 19 DE MAIO DE 2011. Disponível em: http://cpan.sites.ufms.br/files/2014/08/PPC_curso-Educa%C3%A7%C3%A3o-F%C3%ADsica_Res_COEG_108_2011.pdf

COEG/UFMS (10). CONSELHO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO. RESOLUÇÃO Nº 610, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2014. Disponível em: http://cpan.sites.ufms.br/files/2016/02/RESOLU-O-COEG-COC_RTR-n-610-de-25-11-2014-let-ingl.pdf

COEG/UFMS (11). CONSELHO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO. RESOLUÇÃO Nº 63, DE 28 DE MARÇO DE 2011. Disponível em: http://cpan.sites.ufms.br/files/2014/08/BS_5040-Pedagogia.pdf

COEG/UFMS (12). CONSELHO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO. RESOLUÇÃO Nº 662, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2014. Disponível em: https://cpan.ufms.br/files/2014/08/RESOLUCAO-COEG-n-662-de-05-12-2014.-PPC-item-5.pdf

COEG/UFMS (13). CONSELHO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO. RESOLUÇÃO Nº 673, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2014. Disponível em: http://cpan.sites.ufms.br/files/2016/02/HIST%C3%93RIA-Altera-Item-5-PPP.pdf

COEG/UFMS (14). CONSELHO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO. RESOLUÇÃO Nº 675, DE 09 DE DEZEMBRO DE 2014. Disponível em: http://cpan.sites.ufms.br/files/2016/01/NOVA-ESTRUTURA-CURRICULAR-LETRAS-ESPANHOL.pdf

COEG/UFMS (2). CONSELHO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO. RESOLUÇÃO Nº 171, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2010. Disponível em: http://cpan.sites.ufms.br/files/2016/01/BS_4945-res.-171-PP-Letras-espanhol-CPAN.pdf

COEG/UFMS (3). CONSELHO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO. RESOLUÇÃO Nº 209, DE 19 DE MAIO DE 2014. Disponível em: http://cpan.sites.ufms.br/files/2015/02/EDUCA%C3%87%C3%83O-F%C3%8DSICA_Res_Coeg_209_2014.pdf

COEG/UFMS (4). CONSELHO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO. RESOLUÇÃO Nº 230, DE 10 DE SETEMBRO DE 2012. Disponível em: http://cpan.sites.ufms.br/files/2016/02/BS_5374-res.-230-2012-PP-Letras-Ingl%C3%AAs.pdf

COEG/UFMS (5). CONSELHO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO. RESOLUÇÃO Nº 259, DE 3 DE JULHO DE 2014. Disponível em: http://cpan.sites.ufms.br/files/2015/10/PPP-GEOGRAFIA-CPAN.pdf

COEG/UFMS (6). CONSELHO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO. RESOLUÇÃO Nº 274, DE 31 DE OUTUBRO DE 2011. Disponível em: http://cpan.sites.ufms.br/files/2016/02/Projeto-Pedag%C3%B3gico-do-Curso-de-Hist%C3%B3ria-res.-274-2011.pdf

COEG/UFMS (7). CONSELHO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO. RESOLUÇÃO Nº 311 DE 07 DE DEZEMBRO DE 2011. Disponível em: https://cpan.ufms.br/files/2014/08/PPC-MAT-CPAN-Resolu%C3%A7%C3%A3o-COEG-n%C2%BA-311-2011.pdf

COEG/UFMS (8). CONSELHO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO. RESOLUÇÃO Nº 55, DE 11 DE MARÇO DE 2011. Disponível em: http://cpan.sites.ufms.br/files/2015/10/BS_5027-PPP-GEOGRAFIA-ORIGINAL.pdf

COEG/UFMS (9). CONSELHO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO. RESOLUÇÃO Nº 557, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2014. Disponível em: http://cpan.sites.ufms.br/files/2014/08/Matem-PP-RES.-COEG-COC-RTR-n-557-de-27-11-2014-PPC-Matem%C3%A1tica-CPAN1.pdf

COGRAD/UFMS (1). CONSELHO DE GRADUAÇÃO. RESOLUÇÃO Nº 590, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2018. Disponível em: https://cpan.ufms.br/files/2014/08/590_Item-7-projeto-pedag-gico.pdf

COGRAD/UFMS (2). CONSELHO DE GRADUAÇÃO. RESOLUÇÃO Nº 608, DE 08 DE NOVEMBRO DE 2019. Disponível em: https://cpan.ufms.br/projeto-pedagogico-historia/

COGRAD/UFMS (3). CONSELHO DE GRADUAÇÃO. RESOLUÇÃO Nº 671, DE 1 DE DEZEMBRO DE 2022. Disponível em: https://cpan.ufms.br/ppc-geografia/

COGRAD/UFMS (4). CONSELHO DE GRADUAÇÃO. RESOLUÇÃO Nº 578, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2018. Disponível em: https://cpan.ufms.br/files/2014/08/PPC_da_Matemtica_-_Licenciatura_2019-1-Res-COGRAD-591-3-12-2018.pdf

COGRAD/UFMS (5). CONSELHO DE GRADUAÇÃO. RESOLUÇÃO Nº 578, DE 08 DE NOVEMBRO DE 2019. Disponível em: https://cpan.ufms.br/files/2019/11/Resolu%C3%A7%C3%A3o-COGRAD-n%C2%BA-610-8-11-2019-PPC-2020-Matem%C3%A1tica.pdf

COGRAD/UFMS (6). CONSELHO DE GRADUAÇÃO. RESOLUÇÃO Nº 578, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2018. Disponível em: https://cpan.ufms.br/files/2014/08/Res-COGRAD-Pedagogia-Licenciatura-Cpan.pdf

COSTA, Gustavo Villela Lima da. Os bolivianos em Corumbá-MS: conflitos e relações de poder na fronteira. Mana [online]. v. 21, n. 01 p. 35-63. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mana/a/JJ3VbPbqps3cr94JpVQVMdR/?lang=pt#ModalArticles. Acesso em 21 Setembro 2022.

GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. 11 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

HAMILTON, David. Sobre as origens dos termos classe e curriculum. Teoria & Educação. v.6, p. 33-52, 1992.

MACHADO, Lia Osorio. Limites, fronteiras, redes. In: STROHAECKER, TM; DAMIANI, A; SCHAFFER, NO; BAUTH, N; DUTRA, VS (orgs). Porto Alegre: Espaço global, 1998. p. 41-49

MORAES, Lourival Monteiro de. Bilinguismo e jogo de identidades na região de fronteira: a Escola Eutrópia Gomes Pedroso de Corumbá. Dissertação (Mestrado em Estudos Fronteiriços). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, 2016.

NÓVOA, Antonio. Nota de apresentação. In:_ GOODSON, Ivor F. A construção social docurrículo. Lisboa: Educa, 1997. p. 9-16 (Coleção Educa Currículo).

OLIVEIRA, Tito Carlos Machado de; FIGUEIREDO, Luiza; PAIXÃO, Roberto Ortiz; NISHIMOTO, Miriam Mity. Contribuição ao estudo da dimensão da oferta de serviços públicos na região de fronteira do brasil com outros membros do Mercosul. In: PENHA, Bruna; DESIDERÁ NETO, Walter Antonio; MORAES, Rodrigo Fracalossi de (orgs). O Mercosul e as regiões de frontera. Organizadores. Rio de Janeiro: Ipea, 2017. p. 159-202.

POZZI, Alfio. O processo de implantação do ensino superior na região do Pantanal de Mato Grosso do Sul - Corumbá: (1961-2002). Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2006. Disponível em: https://site.ucdb.br/public/mddissertacoes/7925-o-processo-de-implantacao-do-ensino-superior-na-regiao-do-pantanal-demato-grosso-do-sul-corumba-1961-2002.pdf. Acesso em 21 de setembro de 2022.

RAFFESTIN, Claude. A ordem e a desordem ou os paradoxos da frontera. In: OLIVEIRA, Tito Carlos Machado de (org). Território sem limites: estudos sobre fronteras. Campo Grande/MS: Ed. UFMS, 2005. p. 09-15

SACRISTÁN, José Gimeno (org). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013

SEMED/CORUMBÁ. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CORUMBÁ. Relação de alunos estrangeiros e de alunos matriculados do ano letivo 2022. Acervo pessoal.

SILVA, Ana Maria de Vasconcelos; ALMEIDA, Luciane Pinho de. Fronteiras, mobilidades e desigualdades: uma reflexão sobre a escola de/na fronteira. Psicologia em Revista. v. 25, n. 02, p. 707-724. 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/per/v25n2/v25n2a21.pdf. Acesso em 21 de setembro de 2022.

SILVA, Norma Beppler Penido Ribeiro da. Escola de fronteira: proposta para alfabetização de alunos residentes na Bolívia que estudam na escola CAIC, em Corumbá/MS. Dissertação (Mestrado em Estudos Fronteiriços). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, 2016. Disponível em: https://ppgefcpan.ufms.br/files/2017/06/Norma-Beppler.pdf. Acesso em 21 de setembro de 2022.

SILVA, Tomáz Tadeu da. Apresentação. In:_ GOODSON, Ivor F. Currículo: história e teoria. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 7-13.

SILVA, Tomáz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorías do currículo. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

TAVANO, Patricia Teixeira; ALMEIDA, Maria Isabel de. Currículo: um artefato sócio-histórico-cultural. Rev. Espaço do Currículo (online), João Pessoa, v.11, n.1, p. 29-44, jan./abr. 2018. Disponível em: https://sumarios.org/artigo/curr%C3%ADculo-um-artefato-s%C3%B3cio-hist%C3%B3rico-cultural. Acesso em 25 de março de 2023.

Downloads

Publicado

2023-04-14

Como Citar

Tavano, P. T., & Gonçalves, C. G. G. (2023). PRESCRIÇÕES CURRICULARES FRONTEIRIÇAS: AS LICENCIATURAS EM FOCO : BORDER CURRICULAR PRESCRIPTIONS: THE DEGREES IN FOCUS. Professare, 12(1), e3099-e3099. https://doi.org/10.33362/professare.v12i1.3099

Edição

Seção

Dossiê: FORMAÇÃO DOCENTE: estudos e práticas educativas