PRESCRIÇÕES CURRICULARES FRONTEIRIÇAS: AS LICENCIATURAS EM FOCO

BORDER CURRICULAR PRESCRIPTIONS: THE DEGREES IN FOCUS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v12i1.3099

Palabras clave:

Currículo, Formação de Professores, Fronteira

Resumen

Este artigo se propõe como espaço para a discussão sobre a formação de professores pelos cursos de Licenciatura do Campus Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul para a prática docente no contexto de fronteira. Foca especificamente a fronteira Brasil-Bolívia na cidade de Corumbá/MS e parte da análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos ofertados enquanto representantes do currículo prescrito.

Palavras-chave: Currículo. Formação de Professores. Fronteira.

 

ABSTRACT

This article proposes itself as a space for the discussion about teacher training through Licentiate courses at the Pantanal Campus of the Federal University of Mato Grosso do Sul for teaching practice in the frontier context. It specifically focuses on the Brazil-Bolivia border in the city of Corumbá/MS and starts from the analysis of the Pedagogical Projects of the Courses offered as representatives of the prescribed curriculum.

Keywords: Curriculum. Teacher training. Border.

Biografía del autor/a

Patricia Teixeira Tavano, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus Pantanal (UFMS/CPAN).

Doutora em Educação. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus Pantanal (UFMS/CPAN).

Carlos Germano Gomes Gonçalves, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus Pantanal (UFMS/CPAN).

Graduado em História. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus Pantanal (UFMS/CPAN).

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Publicado

2023-04-14

Cómo citar

Tavano, P. T., & Gonçalves, C. G. G. (2023). PRESCRIÇÕES CURRICULARES FRONTEIRIÇAS: AS LICENCIATURAS EM FOCO : BORDER CURRICULAR PRESCRIPTIONS: THE DEGREES IN FOCUS. Professare, 12(1), e3099-e3099. https://doi.org/10.33362/professare.v12i1.3099

Número

Sección

Dossiê: FORMAÇÃO DOCENTE: estudos e práticas educativas