PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE COMPONENTES CURRICULARES OFERTADOS A DISTÂNCIA EM CURSOS PRESENCIAIS
STUDENT PERCEPTIONS ABOUT CURRICULAR COMPONENTS BY DISTANCE LEARNING IN PRESENTIAL COURSES
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3278Palavras-chave:
Educação a Distância – EaD, Pesquisa de satisfação, Graduação, Administração, Ciências ContábeisResumo
Este trabalho de pesquisa ocupa-se das percepções de acadêmicos dos cursos presenciais de Administração e Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior do meio-oeste catarinense sobre os componentes curriculares desenvolvidos na modalidade a distância. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa, do tipo descritiva a partir de levantamento com aplicação de questionário e entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que a organização da Educação a Distância é constituída de forma organizada e coerente, apresentando avanços ao longo de sua existência na instituição em estudo. Dos 122 estudantes que participaram, 80 são do curso de Administração e 42 de Ciências Contábeis entre a 2ª e a 8ª fase, com idade entre 17 e 25 anos (81,9%), do gênero feminino (56,6%); masculino (42,6%) e 0,8% preferiram não se identificar. Esses estudantes têm avaliação positiva da organização do setor de EaD (76,45%), e avaliam bem (72,10%), também, os materiais base de seus estudos, assim como as avaliações (64,8%) e a atuação dos professores é avaliada como satisfatória por 65,87% dos estudantes. Os percentuais de avaliação positiva se reduzem quando os mesmos estudantes avaliam sua postura, resultando em percepção positiva de 54,35%. As percepções são predominantemente positivas, mas a neutralidade chama a atenção para a necessidade de ações pontuais, como pesquisas a cada final de componente curricular para verificar o desempenho do professor, a qualidade do material, entre outras variáveis importantes para o processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Educação a Distância – EaD. Pesquisa de satisfação. Graduação. Administração. Ciências Contábeis
ABSTRACT
This research study focuses on the perceptions of students from face-to-face Administration and Accounting courses at a higher education institution in the Midwest of Santa Catarina, Brazil, regarding distance learning curricular components. The research is of a qualitative-quantitative nature, descriptive in type, based on a survey using a questionnaire and semi-structured interviews. The results indicate that the organization of Distance Learning is systematically and coherently developed, showing advancements throughout its existence in the institution under study. Out of the 122 participating students, 80 are enrolled in the Administration course, and 42 in Accounting, between the 2nd and the 8th semester, aged between 17 and 25 years old (81.9%), 56.6% females; 42.6% males and 0.8% preferred not to identify themselves. These students have a positive assessment of the organization of the Distance Learning sector (76.45%) and evaluate well (72.10%) also the study material, as well as the tests (64.8%), and the performance of teachers is rated as satisfactory by 65.87% of students. Positive evaluation percentages decrease when the same students assess their own performance, resulting in a positive perception of 54.35%. Perceptions are predominantly positive, but neutrality draws attention to the need for specific actions, such as conducting surveys at the end of each curricular component to assess teacher's performance, material quality, and other variables important for the teaching and learning process.
Keywords: Distance Learning – DL. Satisfaction survey. Graduation. Administration. Accounting Sciences.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto Nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 20 dez. 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=78731-d9057-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 11 dez. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 11 dez. 2019. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913. Acesso em 16 nov. 2022.
BURCI, Taissa Vieira Lozano, et al. Ambientes Virtuais de Aprendizagem: A Contribuição da Educação a Distância para o ensino remoto de emergência em tempos de pandemia. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Ibero-americana. Pernambuco, v. 11, n. 02, p. 01-16, Fev. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/download/248136/pdf_1. Acesso em 17 de maio. de 2022.
CARDOSO, Salomão David Vergne; SILVA, Tainara dos Anjos. Marketing de Relacionamento: O cliente do século XXI. Revista Científica do UniRios. Rio de Janeiro, v.01, n. 01, p. 92-110, out. 2020. Disponível em: https://www.unirios.edu.br/revistarios/media/revistas/2020/27/marketing_de_relacionamento.pdf. Acesso em: 27 mar. 2022.
COSTA, Matheus de Araújo; BRITO Max Leandro de Araújo. A utilização da ferramenta Instagram para impulsionar o crescimento de uma pequena empresa. e-Acadêmica. Natal, v. 01, n. 02, p. 01-06, Jun. 2020. Disponível em: https://www.eacademica.org/eacademica/article/download/8/8. Acesso em 29 de mar. de 2022.
DAMASCENO, Filipe Moreira, et al. Proposta de implementação da ferramenta Pdca para melhorias no setor de rh em uma empresa de prestação de serviços. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. São Paulo, v. 05, n. 05, p. 28-47, Out. 2020 Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/administracao/implementacao-da-ferramenta. Acesso em: 28 de mar. 2022.
ESPANHOL, Dyenfer Moreira; MOREIRA, Maria Carolina; COSTA, Simone Teles da Silva. A importância do marketing no processo empreendedor dos microempresários. Brazilian Journal of Development. São José dos Pinhais, v.07, n.07, p.70084-70104, jul.2021 Disponível em: https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/32771/pdf. Acesso em: 31 de mar. de 2022.
LACERDA, Anderson Lopes de; SILVA, Tatiana da. Materiais e estratégias didáticas em ambiente virtual de aprendizagem. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 96, n. 243, p. 321–342, maio 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2176-6681/337812844 Acesso em 18 dez. 2023.
MEYER, Antonia Izabel da Silva Clara, MONT ́AVERNE Roseane da Silva Azevedo. proposta pedagógica do moodle. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação-REASE. São Paulo, v. 07, n. 05, p. 226-241, Maio. 2021. Disponivel em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/1187/520. Acesso em 14 de maio. de 2022.
MINEIRO, Márcia. Pesquisa de survey e amostragem. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. São Paulo, v. 01, n. 02, p. 284-306, out./dez. 2020. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/reedISSN: 2675-6889. Acesso em: 25 de out. 2022.
MORAES, Henaldo Barros. ARAÚJO, José Carlos Souza. A expansão do número de cursos, matrículas e vagas em cursos de formação de professores na educação a distância no Brasil no período de 2000 a 2019. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. São Paulo, v. 11, n. 01, p. 112-124, Mar. 2021. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/numero-de-cursos, DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/numero-de-cursos. Acesso em: 10 de abr. de 2022.
MORAIS, Heliel Barros. Qualidade e satisfação no atendimento ao cliente: Desafios para a administração pública. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. São Paulo, v. 24, n. 11, p. 42-57, Nov. 2020. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/administracao/qualidade-e-satisfacao, DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/administracao/qualidade-e-satisfacao. Acesso em: 28 de mar. 2022.
MOREIRA, Isabel Cristina Alves. Perfil do aluno em cursos de educação a distância. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. São Paulo, v. 10, n. 02, p. 119-131, Fev. 2021.Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/cursos-de-educacao, DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/cursos-de-educacao. Acesso em: 10 de abr. de 2022.
SILVA, Claudinete de Jesus. Ciências Exatas e da Terra, Sociais, da Saúde, ambientes virtuais de aprendizagem: limites e possibilidades para utilização no ensino médio Humanas e Engenharia/Tecnologia. Revista Científica Multidisciplinar RECIMA21. São Paulo, v. 02, n.01, p. 288-306, Jan. 2021. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/77/105. Acesso em: 27 maio. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Professare
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).