PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE COMPONENTES CURRICULARES OFERTADOS A DISTÂNCIA EM CURSOS PRESENCIAIS

STUDENT PERCEPTIONS ABOUT CURRICULAR COMPONENTS BY DISTANCE LEARNING IN PRESENTIAL COURSES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3278

Palavras-chave:

Educação a Distância – EaD, Pesquisa de satisfação, Graduação, Administração, Ciências Contábeis

Resumo

Este trabalho de pesquisa ocupa-se das percepções de acadêmicos dos cursos presenciais de Administração e Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior do meio-oeste catarinense sobre os componentes curriculares desenvolvidos na modalidade a distância. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa, do tipo descritiva a partir de levantamento com aplicação de questionário e entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que a organização da Educação a Distância é constituída de forma organizada e coerente, apresentando avanços ao longo de sua existência na instituição em estudo. Dos 122 estudantes que participaram, 80 são do curso de Administração e 42 de Ciências Contábeis entre a 2ª e a 8ª fase, com idade entre 17 e 25 anos (81,9%), do gênero feminino (56,6%); masculino (42,6%) e 0,8% preferiram não se identificar. Esses estudantes têm avaliação positiva da organização do setor de EaD (76,45%), e avaliam bem (72,10%), também, os materiais base de seus estudos, assim como as avaliações (64,8%) e a atuação dos professores é avaliada como satisfatória por 65,87% dos estudantes. Os percentuais de avaliação positiva se reduzem quando os mesmos estudantes avaliam sua postura, resultando em percepção positiva de 54,35%.  As percepções são predominantemente positivas, mas a neutralidade chama a atenção para a necessidade de ações pontuais, como pesquisas a cada final de componente curricular para verificar o desempenho do professor, a qualidade do material, entre outras variáveis importantes para o processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Educação a Distância – EaD. Pesquisa de satisfação. Graduação. Administração. Ciências Contábeis

 

ABSTRACT

This research study focuses on the perceptions of students from face-to-face Administration and Accounting courses at a higher education institution in the Midwest of Santa Catarina, Brazil, regarding distance learning curricular components. The research is of a qualitative-quantitative nature, descriptive in type, based on a survey using a questionnaire and semi-structured interviews. The results indicate that the organization of Distance Learning is systematically and coherently developed, showing advancements throughout its existence in the institution under study. Out of the 122 participating students, 80 are enrolled in the Administration course, and 42 in Accounting, between the 2nd and the 8th semester, aged between 17 and 25 years old (81.9%), 56.6% females; 42.6% males and 0.8% preferred not to identify themselves. These students have a positive assessment of the organization of the Distance Learning sector (76.45%) and evaluate well (72.10%) also the study material, as well as the tests (64.8%), and the performance of teachers is rated as satisfactory by 65.87% of students. Positive evaluation percentages decrease when the same students assess their own performance, resulting in a positive perception of 54.35%. Perceptions are predominantly positive, but neutrality draws attention to the need for specific actions, such as conducting surveys at the end of each curricular component to assess teacher's performance, material quality, and other variables important for the teaching and learning process.

Keywords: Distance Learning – DL. Satisfaction survey. Graduation. Administration. Accounting Sciences.

Biografia do Autor

Sandra Mara Bragagnolo, Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP

Mestre em Desenvolvimento e Sociedade pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP.

Joel Haroldo Baade, Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP

Doutor. Docente e Pesquisador do Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento e Sociedade da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP. Endereço eletrônico: baadejoel@gmail.com.

André Lucas Bueno, Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP

Egresso do curso de Adminisitração da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - Uniarp. 

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Bragagnolo, S. M., Baade, J. H., & Bueno, A. L. (2023). PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE COMPONENTES CURRICULARES OFERTADOS A DISTÂNCIA EM CURSOS PRESENCIAIS: STUDENT PERCEPTIONS ABOUT CURRICULAR COMPONENTS BY DISTANCE LEARNING IN PRESENTIAL COURSES. Professare, 12(3), e3278. https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3278

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