A A EDUCAÇÃO DOS HANSENIANOS EM GOIÁS: UM ESTUDO SOBRE A OPRESSÃO E LIBERTAÇÃO EM FREIRE APLICADO A ESCOLA SANTA MARTA (1940-1980)

EDUCATION OF HANSENIANS IN GOIÁS: A STUDY ON OPPRESSION AND LIBERATION IN FREIRE APPLIED TO SANTA MARTA SCHOOL (1940-1980)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v10i3.2956

Palabras clave:

Opressão, Educação Dialógica, Escola Santa Marta

Resumen

O presente artigo resulta de reflexões sobre a educação em Paulo Freire e objetiva discutir o conceito de opressão, buscando identificar a conceituação construída pelo autor, de modo a apontar discussões que abalizam a prática da educação dialógica como meio para conscientização da condição de opressão. Propõe relacionar tais conceitos com a Escola Santa Marta (no período de 1940 a 1980), localizada no interior do antigo leprosário Colônia Santa Marta, instituição segregadora inaugurada em 1943, em Goiânia-GO, destinada exclusivamente ao acolhimento e isolamento de pessoas com hanseníase. Busca, assim, refletir sobre o efetivo empenho dos professores, como atores de mediação ativa, para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem em um contexto de segregação, estigmas e preconceitos, em que professores e estudantes convivem com as dores, “defeitos” e tratamentos ineficazes, além da tristeza e dor do isolamento social vivido pela marca da hanseníase.

Palavras-chave: Opressão. Educação Dialógica. Escola Santa Marta.

 

ABSTRACT

This article results from reflections on education in Paulo Freire and aims to discuss the concept of oppression, seeking to identify the conceptualization constructed by the author, in order to point out discussions that support the practice of dialogic education as a means of raising awareness of the condition of oppression. It proposes to relate these concepts to the Santa Marta school (from 1940 to 1980), located inside the former leper colony Santa Marta, a segregating institution inaugurated in 1943, in Goiânia-GO, intended exclusively for the reception and isolation of people with leprosy. It seeks, therefore, to reflect on the effective commitment of teachers, as actors of active mediation, for the development of the teaching-learning process in a context of segregation, stigmas and prejudices, in which teachers and students live with pain, "defects" and ineffective treatments, in addition to the sadness and pain of social isolation experienced by the leprosy mark.

Keywords: Oppression. Dialogical Education. Santa Marta School.

Biografía del autor/a

Samara Garcia Oliveira Cunha, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás

Graduada em História e Pedagogia, mestre em educação, doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação,da Universidade Federal de Goiás. Docente das Rede municipal de educação de Goiânia e da estadual de educação de Goiás.

Weslei Oliveira Luiz, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás

Graduado em matemática, mestrado em educação e doutorando em educão pelo Programa de pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Docente da Rede municipal de educação de Anápolis e da rede estadual de Educação de Goiás.

Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás.

Citas

BEISIEGEL, Celso de Rui. Paulo Freire. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2010. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=3182800&forceview=1, acesso em: 16/10/2022.

CUNHA, Vívian da Silva. O isolamento compulsório em questão: políticas de combate à lepra no Brasil (1920-1941). Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz), Rio de Janeiro, RJ, 2005, 151 p.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo.; SHOR, Ira. Medo e ousadia. O cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986, 224 p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª. Ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo; SHOR Ira. Medo e Ousadia. O Cotidiano do Professor. São Paulo: Paz e Terra, 2013.GOIÁS, Diário Oficial de Goiás, n. 6.479, de 19 de julho de 1951. Disponível em: < https://www.jusbrasil.com.br/diarios/2620226/pg-1-secao-1-diario-oficial-da-uniao-dou-de-19-07-1951>. Acesso em jan/2021.

SANT’ANNA. Denise Bernuzzi de. Descobrir o corpo: uma história sem fim. Educação e Realidade. 25(2), julho-dez, 2000, p. 49-58.

GOMIDE, Leila Regina Scalia. Discurso Médico e Ação Profilática: A hanseníase em Questão. In História e Perspectivas, n. 8, 1993. Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia, Curso de História. (p. 41).

SANTOS, Boaventura de Sousa. A construção Multicultural da Igualdade e da Diferença. Coimbra: Oficina do CES, 1999.

Fontes

Acervo histórico e documental da Escola Estadual Santa Marta

Publicado

2021-12-30

Cómo citar

Cunha, S. G. O., Luiz, W. O., & Teixeira, R. A. G. (2021). A A EDUCAÇÃO DOS HANSENIANOS EM GOIÁS: UM ESTUDO SOBRE A OPRESSÃO E LIBERTAÇÃO EM FREIRE APLICADO A ESCOLA SANTA MARTA (1940-1980): EDUCATION OF HANSENIANS IN GOIÁS: A STUDY ON OPPRESSION AND LIBERATION IN FREIRE APPLIED TO SANTA MARTA SCHOOL (1940-1980). Professare, 10(3), e2956-e2956. https://doi.org/10.33362/professare.v10i3.2956

Número

Sección

ARTIGOS

Artículos más leídos del mismo autor/a