PROCESO DE FORMACIÓN DURANTE LA ENSEÑANZA A DISTANCIA:

LO QUE DICEN LOS DOCENTES DE EDUCACIÓN INICIAL EN UNA RED EDUCATIVA MUNICIPAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v12i1.3015

Palabras clave:

Formación continua del profesorado. Educación Infantil. Pandemia de COVID-19. Enseñanza a distancia.

Resumen

A formação continuada docente é uma ação importante a ser oportunizada aos professores das diferentes etapas e modalidades de ensino, entre estes os que exercem a docência na Educação Infantil, foco deste estudo. Neste sentido, o presente artigo apresenta pesquisa vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educativa (GEPPRAX) e, tem como objetivo geral, identificar as percepções de formação continuada de professores da Educação Infantil da rede municipal de ensino do município de União da Vitória, Paraná, durante a pandemia e suas necessidades formativas pós-pandemia. A metodologia adotada, numa perspectiva qualitativa, foi a pesquisa bibliográfica com apoio em pesquisa de campo. Entre os autores utilizados na pesquisa bibliográfica, destacam-se: Castilho (2021), Romanowski e Martins (2010), Nóvoa (1992; 1995; 2022), Behrens (1996), Rodrigues e Esteves (1993) entre outros. A pesquisa de campo contou com a aplicação de um questionário semiestruturado, via Google Forms, aos professores da rede municipal de ensino atuantes na Educação Infantil durante a pandemia causada pelo COVID-19.  Os resultados da pesquisa apontaram que foram oportunizados diferentes espaços de formação continuada aos professores da Educação Infantil da rede municipal de ensino, sendo dois cursos no ano de 2020 e dois cursos em 2021 via plataformas digitais. A pesquisa mostra a importância de proporcionar aos professores espaços formativos contínuos, contextualizados à realidade educacional vivenciada, pensados para eles e com eles, para realmente trazer contribuições que venham suprir suas demandas e necessidades advindas do seu cotidiano de trabalho.

Palavras-chave: Formação continuada docente. Educação Infantil. Pandemia COVID-19. Ensino remoto.

 

ABSTRACT

Continuing teacher training is an important action to be offered to teachers of different teaching levels and modalities, including those who teach in Early Childhood Education, the focus of this study. In this sense, this article presents research linked to the Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educativa - GEPPRAX (Group of Studies and Research in Educational Praxis) and aims to identify the perceptions of continuing education of teachers of Early Childhood Education of the municipal teaching network of the municipality of União da Vitória, Paraná, during the pandemic and its post-pandemic training needs. The adopted methodology, in a qualitative perspective, was the bibliographical research with support in field research. Among the authors used in the bibliographic research, the following stand out: Castilho (2021), Romanowski and Martins (2010), Nóvoa (1992; 1995; 2022), Behrens (1996), Rodrigues and Esteves (1993) among others. The field research involved the application of a semi-structured questionnaire, via Google Forms, to teachers from the municipal education network working in Early Childhood Education during the pandemic caused by COVID-19. The results of the research indicated that different spaces for continuing education were offered to teachers of Early Childhood Education in the municipal education network, with two courses in 2020 and two courses in 2021 via digital platforms. The research shows the importance of providing teachers with continuous training spaces, contextualized to the educational reality experienced, designed for them and with them, to really bring contributions that will meet their demands and the needs arising from their daily work.

Keywords: Continuing teacher education. Child education. COVID-19 pandemic. Remote teaching.

Biografía del autor/a

Kelen Dos Santos Junges, Unespar - campus União da Vitória

Doutora em Educação, Professora da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus União da Vitória. Membro dos grupos de pesquisa PEFOP (PUCPR) e GEPPRAX (UNESPAR/UV). Pesquisadora da área do ensino, formação de professores e prática pedagógica.

Ana Liticia, Universidade Estadual do Paraná - Unespar - campus União da Vitória

Graduanda do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus União da Vitória. Membro do grupo de pesquisa GEPPRAX (UNESPAR/UV).

Elizabeth Melnyk de Castilho, Universidade Estadual do Paraná - Unespar - campus União da Vitória

Mestre em Educação, Professora da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus União da Vitória. Membro do grupo de pesquisa GEPPRAX (UNESPAR/UV).

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Publicado

2023-03-16

Cómo citar

Dos Santos Junges, K., Chojnacki Zavadzki, A. L., & Melnyk de Castilho, E. (2023). PROCESO DE FORMACIÓN DURANTE LA ENSEÑANZA A DISTANCIA: : LO QUE DICEN LOS DOCENTES DE EDUCACIÓN INICIAL EN UNA RED EDUCATIVA MUNICIPAL. Professare, 12(1), e3015-e3015. https://doi.org/10.33362/professare.v12i1.3015

Número

Sección

Dossiê: FORMAÇÃO DOCENTE: estudos e práticas educativas