PROCESSO FORMATIVO DURANTE O ENSINO REMOTO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

THE TRAINING PROCESS DURING REMOTE TEACHING: WHAT EARLY EARLY EDUCATION TEACHERS SAY IN A MUNICIPAL EDUCATION NETWORK

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v12i1.3015

Palavras-chave:

Formação continuada docente. Educação Infantil. Pandemia COVID-19. Ensino remoto.

Resumo

A formação continuada docente é uma ação importante a ser oportunizada aos professores das diferentes etapas e modalidades de ensino, entre estes os que exercem a docência na Educação Infantil, foco deste estudo. Neste sentido, o presente artigo apresenta pesquisa vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educativa (GEPPRAX) e, tem como objetivo geral, identificar as percepções de formação continuada de professores da Educação Infantil da rede municipal de ensino do município de União da Vitória, Paraná, durante a pandemia e suas necessidades formativas pós-pandemia. A metodologia adotada, numa perspectiva qualitativa, foi a pesquisa bibliográfica com apoio em pesquisa de campo. Entre os autores utilizados na pesquisa bibliográfica, destacam-se: Castilho (2021), Romanowski e Martins (2010), Nóvoa (1992; 1995; 2022), Behrens (1996), Rodrigues e Esteves (1993) entre outros. A pesquisa de campo contou com a aplicação de um questionário semiestruturado, via Google Forms, aos professores da rede municipal de ensino atuantes na Educação Infantil durante a pandemia causada pelo COVID-19.  Os resultados da pesquisa apontaram que foram oportunizados diferentes espaços de formação continuada aos professores da Educação Infantil da rede municipal de ensino, sendo dois cursos no ano de 2020 e dois cursos em 2021 via plataformas digitais. A pesquisa mostra a importância de proporcionar aos professores espaços formativos contínuos, contextualizados à realidade educacional vivenciada, pensados para eles e com eles, para realmente trazer contribuições que venham suprir suas demandas e necessidades advindas do seu cotidiano de trabalho.

Palavras-chave: Formação continuada docente. Educação Infantil. Pandemia COVID-19. Ensino remoto.

 

ABSTRACT

Continuing teacher training is an important action to be offered to teachers of different teaching levels and modalities, including those who teach in Early Childhood Education, the focus of this study. In this sense, this article presents research linked to the Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educativa - GEPPRAX (Group of Studies and Research in Educational Praxis) and aims to identify the perceptions of continuing education of teachers of Early Childhood Education of the municipal teaching network of the municipality of União da Vitória, Paraná, during the pandemic and its post-pandemic training needs. The adopted methodology, in a qualitative perspective, was the bibliographical research with support in field research. Among the authors used in the bibliographic research, the following stand out: Castilho (2021), Romanowski and Martins (2010), Nóvoa (1992; 1995; 2022), Behrens (1996), Rodrigues and Esteves (1993) among others. The field research involved the application of a semi-structured questionnaire, via Google Forms, to teachers from the municipal education network working in Early Childhood Education during the pandemic caused by COVID-19. The results of the research indicated that different spaces for continuing education were offered to teachers of Early Childhood Education in the municipal education network, with two courses in 2020 and two courses in 2021 via digital platforms. The research shows the importance of providing teachers with continuous training spaces, contextualized to the educational reality experienced, designed for them and with them, to really bring contributions that will meet their demands and the needs arising from their daily work.

Keywords: Continuing teacher education. Child education. COVID-19 pandemic. Remote teaching.

Biografia do Autor

Kelen Dos Santos Junges, Unespar - campus União da Vitória

Doutora em Educação, Professora da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus União da Vitória. Membro dos grupos de pesquisa PEFOP (PUCPR) e GEPPRAX (UNESPAR/UV). Pesquisadora da área do ensino, formação de professores e prática pedagógica.

Ana Liticia Chojnacki Zavadzki, Universidade Estadual do Paraná - Unespar - campus União da Vitória

Graduanda do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus União da Vitória. Membro do grupo de pesquisa GEPPRAX (UNESPAR/UV).

Elizabeth Melnyk de Castilho, Universidade Estadual do Paraná - Unespar - campus União da Vitória

Mestre em Educação, Professora da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus União da Vitória. Membro do grupo de pesquisa GEPPRAX (UNESPAR/UV).

Referências

AMARAL, Rosemeire dos Santos. O passado recente e a previsão do futuro: uma análise do manual pedagógico “Currículo Primário Moderno – 1967”, em tempos de pandemia. In: COSTA, Célia Souza (org.). A escola no contexto da pandemia: perspectiva e realidades. Rio de Janeiro: Editora Eulim, p. 61-74, 2021.

BEHRENS, Marilda Aparecida. Formação continuada dos professores e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 1996.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm#:~:text=26.,da%20economia%20e%20da%20clientela. Acesso em: 22 abr. 2022.

CASTILHO, Elizabeth Melnyk. Ações e estratégias educacionais em um município do sul do Paraná durante a suspensão das aulas presenciais nas escolas devido a COVID-19. In: COSTA, Célia Souza. A escola no contexto da pandemia: perspectiva e realidades. Rio de Janeiro: Editora Eulim, p. 61-74, 2021.

GUIMARÃES, Valter Soares. Formação de professores saberes, identidade e profissão. 4. ed. Campinas: Papirus, 2004.

JUNGES, Kelen dos Santos. Desenvolvimento profissional de professores universitários: caminhos de uma formação pedagógica inovadora. Orientadora, Marilda Aparecida Behrens. 2013. Tese (doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2013. Disponível em: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/301939. Acesso em: 04 fev. 2022.

NÓVOA, António. Escolas e professores: proteger, transformar, valorizar. Salvador: SEC/IAT, 2022. p. 32-52.

NÓVOA, António. “Diz-me como ensinas, dir-te-ei quem és e vice-versa”. In: FAZENDA, Ivani (org). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 1995.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 13-33.

PORTO, Yeda da Silva. Formação continuada: a prática pedagógica recorrente. In: MARIN, Alda Junqueira (Org.) et al. Educação continuada: reflexões, alternativas. Campinas: Papirus, 2000. p. 11-39.

RODRIGUES, Angela; ESTEVES, Manuela. A análise de necessidades na formação de professores. Porto: Porto Editora,1993.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Formação continuada: contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v.10, n.30, p. 285-300, maio/ago. 2010.

SEMED. Plano de Formação Continuada docente em serviço. União da Vitória: SEMED, 2020.

SEMED. Plano de Formação Continuada docente em serviço. União da Vitória: SEMED, 2021.

SZTAJN, Paola; BONAMINO, Alicia; FRANCO, Creso. Formação docente nos surveys de avaliação educacional. Caderno de Pesquisa, n. 118, p. 11-39, 2003.

UNIÃO DA VITÓRIA. União da Vitória elabora estratégias para a educação durante a pandemia causada pela covid-19. Educa União. 2020. Disponível em: https://uniaodavitoria.pr.gov.br/uniao-da-vitoria-elabora-estrategias-para-a-educacao-durante-a-pandemia-causada-pela-covid-19/. Acesso em: 26 ago. 2022.

Downloads

Publicado

2023-03-16

Como Citar

Dos Santos Junges, K., Chojnacki Zavadzki, A. L., & Melnyk de Castilho, E. (2023). PROCESSO FORMATIVO DURANTE O ENSINO REMOTO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA REDE MUNICIPAL DE ENSINO: THE TRAINING PROCESS DURING REMOTE TEACHING: WHAT EARLY EARLY EDUCATION TEACHERS SAY IN A MUNICIPAL EDUCATION NETWORK. Professare, 12(1), e3015-e3015. https://doi.org/10.33362/professare.v12i1.3015

Edição

Seção

Dossiê: FORMAÇÃO DOCENTE: estudos e práticas educativas