PERMANÊNCIA E ÊXITO SOB A PERSPECTIVA DISCENTE: ANÁLISE COM EGRESSOS E EVADIDOS DE CURSOS DO IFSC-TUBARÃO-SC
PERMANENCE AND SUCCESS FROM THE STUDENT PERSPECTIVE: ANALYSIS WITH GRADUATES AND ESCAPES FROM IFSC-TUBARÃO-SC COURSES
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3185Palabras clave:
Educação Profissional e Tecnológica; Permanência e Êxito; Evasão e Retenção; Produto EducacionalResumen
O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que se propôs à investigação sobre as principais causas de evasão e retenção escolar – e na outra ponta, os fatores que mais contribuem para a permanência e êxito em cursos técnicos da Rede da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O tema é colocado em pauta desde os desdobramentos que acompanham a expansão da Rede EPT, incluindo-se entre eles as taxas de evasão e retenção. O trabalho parte do pressuposto de que as medidas a serem adotadas para assegurar a conclusão dos cursos técnicos – sejam eles integrados ou subsequentes – precisam considerar as especificidades de cada contexto regional e dos perfis dos sujeitos atendidos. Como delimitação metodológica, a pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou a situação junto ao campus do IFSC de Tubarão, localizado na região sul de Santa Catarina. A pesquisa contemplou, a partir das vozes dos estudantes, o desenvolvimento de um Produto Educacional contendo ações práticas para atuação no combate da evasão e retenção. A análise aponta que os sentimentos de pertencimento e o foco dos cursos nas demandas do mundo do trabalho da região na qual os estudantes estão inseridos são os principais fatores para assegurar a permanência e o êxito.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Permanência e Êxito. Evasão e Retenção. Produto Educacional.
ABSTRACT
This article presents the results of a research that aimed to investigate the main causes of school dropout and retention - and at the other end, the factors that most contribute to the permanence and success in technical courses of the Professional and Technological Education Network (EPT). The topic has been on the agenda since the developments that accompany the expansion of the EPT Network, including dropout and retention rates. The work assumes that the measures to be adopted to ensure the completion of technical courses, whether integrated or subsequent, need to consider the specifics of each regional context and the profiles of the subjects served. As a methodological delimitation, the research, with a qualitative approach, analyzed the situation near the IFSC campus in Tubarão, located in the southern region of Santa Catarina. The research contemplated, from the students' voices, the development of a Educational Product containing practical actions to act in the fight against dropout and retention. The analysis points out that the feelings of belonging and the focus of the courses on the demands of the world of work in the region in which the students are inserted are the main factors to ensure permanence and success.
Keywords: Professional and Technological Education. Permanence and Success. Evasion and Retention. Educational Product.
Citas
BRASIL, SETEC/MEC. Documento Orientador para a superação da evasão e retenção na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Brasília, 2014 Disponível em: http://r1.ufrrj.br/ctur/wpcontent/uploads/2017/03/Documento-Orientador-SETEC.pdf Acesso em 13 out. 2019
BRASIL MEC, Ministério da Educação. Plataforma Nilo Peçanha. Taxa de evasão. Versão disponível em: http://plataformanilopecanha.mec.gov.br/2018.html Acesso em 08 ago. 2020.
BRASIL, MEC, Ministério da Educação. Regulamento geral do programa de mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional. Instituto Federal do Espírito Santo. Disponível em: https://profept.ifes.edu.br/regulamentoprofept/16413-regulamento13julho Acesso em 09 out. 2019.
[...] referências a serem inseridas após a avaliação do artigo.
FREITAS, D.N.T. Retenção escolar. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM Versão disponível em http://www.gestrado.net.br/pdf/178.pdf Acesso em: 08 out. 2019
GERHARDT, T.E.; SILVEIRA, D.T. Métodos de Pesquisa. UFRGS, 2009. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf Acesso em 01 jun. 2019.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
FERREIRA, C. A. Acesso, Evasão, Permanência escolar na Rede Federal de Ensino. Educere, 2017.
IFSC, Plano Estratégico de Permanência e êxito dos estudantes do IFSC. Versão disponível em: file:///C:/Users/pedagogico/Downloads/consup_resolucao23_2018_plano_de_permanencia_e_exito.pdf Acesso em: 21 out. 2019.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Indicadores Educacionais. Versão disponível em: http://inep.gov.br/indicadores-educacionais Acesso em 03 out. 2019.
SOARES, T. M. et al. Fatores associados ao abandono escolar no ensino médio público de Minas Gerais.Educ. Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 3, p. 757-772, jul./set. 2015. Versão disponível em, http://www.scielo.br/pdf/ep/v41n3/1517-9702-ep-41-3-0757.pdf Acesso em 17 jun. 2019
SOUZA, D. C. C.; VAZQUEZ, D. A. Expectativas de jovens do ensino médio público em relação ao estudo e ao trabalho. Educ. Pesqui.São Paulo, v. 41,n. 2,p. 409-426, jun. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151797022015000200409&lng=pt&nrm=iso>
Acesso em 14 ago. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Professare
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).