PERMANÊNCIA E ÊXITO SOB A PERSPECTIVA DISCENTE: ANÁLISE COM EGRESSOS E EVADIDOS DE CURSOS DO IFSC-TUBARÃO-SC

PERMANENCE AND SUCCESS FROM THE STUDENT PERSPECTIVE: ANALYSIS WITH GRADUATES AND ESCAPES FROM IFSC-TUBARÃO-SC COURSES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3185

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica; Permanência e Êxito; Evasão e Retenção; Produto Educacional

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que se propôs à investigação sobre as principais causas de evasão e retenção escolar – e na outra ponta, os fatores que mais contribuem para a permanência e êxito em cursos técnicos da Rede da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O tema é colocado em pauta desde os desdobramentos que acompanham a expansão da Rede EPT, incluindo-se entre eles as taxas de evasão e retenção. O trabalho parte do pressuposto de que as medidas a serem adotadas para assegurar a conclusão dos cursos técnicos – sejam eles integrados ou subsequentes – precisam considerar as especificidades de cada contexto regional e dos perfis dos sujeitos atendidos. Como delimitação metodológica, a pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou a situação junto ao campus do IFSC de Tubarão, localizado na região sul de Santa Catarina. A pesquisa contemplou, a partir das vozes dos estudantes, o desenvolvimento de um Produto Educacional contendo ações práticas para atuação no combate da evasão e retenção. A análise aponta que os sentimentos de pertencimento e o foco dos cursos nas demandas do mundo do trabalho da região na qual os estudantes estão inseridos são os principais fatores para assegurar a permanência e o êxito.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Permanência e Êxito. Evasão e Retenção. Produto Educacional.

 

ABSTRACT

This article presents the results of a research that aimed to investigate the main causes of school dropout and retention - and at the other end, the factors that most contribute to the permanence and success in technical courses of the Professional and Technological Education Network (EPT). The topic has been on the agenda since the developments that accompany the expansion of the EPT Network, including dropout and retention rates. The work assumes that the measures to be adopted to ensure the completion of technical courses, whether integrated or subsequent, need to consider the specifics of each regional context and the profiles of the subjects served. As a methodological delimitation, the research, with a qualitative approach, analyzed the situation near the IFSC campus in Tubarão, located in the southern region of Santa Catarina. The research contemplated, from the students' voices, the development of a Educational Product containing practical actions to act in the fight against dropout and retention. The analysis points out that the feelings of belonging and the focus of the courses on the demands of the world of work in the region in which the students are inserted are the main factors to ensure permanence and success.

Keywords: Professional and Technological Education. Permanence and Success. Evasion and Retention. Educational Product.

Biografia do Autor

Fernanda Corrêa Garcia, IFSC

Doutoranda em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - PPGE/UNESC (2021). Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Santa Catarina - PROFEPT/IFSC (2020). Especialização em Língua e Literatura com ênfase nos Gêneros do Discurso pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2010). Licenciada em Letras - Português/Espanhol pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2008).Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC campus Tubarão. Membro do GETEC- Grupo de Pesquisa em Evasão Escolar e Tecnologias Educacionais (IFSC). Membro do Núcleo de Estudos sobre Formação Humana - FORMA (UNESC).

Marizete Bortolanza Spessatto

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, com estágio de doutoramento na Università Degli Studi di Padova-Italia e mestre em Linguística pela UFSC. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC. Docente do Departamento de Desenvolvimento Educacional do campus Florianópolis, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina-IFSC, onde desenvolve pesquisas na área de formação de professores e integra o Colegiado do Programa de Mestrado Profissional em Rede ProfEPT. Participa de projetos de pesquisa e de extensão voltados à formação de professores e à leitura e escrita de estudantes da Educação Básica. Desenvolve pesquisas junto ao Projeto Variação Linguística na Região Sul do Brasil-VARSUL de Santa Catarina desde 1999, com ênfase na investigação da interferência dos dialetos italianos na fala e na escrita em português da população residente no oeste de Santa Catarina. 

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Acesso em 14 ago. 2020.

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Publicado

2023-11-09

Como Citar

Corrêa Garcia, F., & Bortolanza Spessatto, M. (2023). PERMANÊNCIA E ÊXITO SOB A PERSPECTIVA DISCENTE: ANÁLISE COM EGRESSOS E EVADIDOS DE CURSOS DO IFSC-TUBARÃO-SC: PERMANENCE AND SUCCESS FROM THE STUDENT PERSPECTIVE: ANALYSIS WITH GRADUATES AND ESCAPES FROM IFSC-TUBARÃO-SC COURSES. Professare, 12(3), e3185. https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3185

Edição

Seção

ARTIGOS