PERFIL DOCENTE E O DESEMPENHO NO ENADE 2015 DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
TEACHING PROFILE AND PERFORMANCE IN ENADE 2015 OF BUSINESS ADMINISTRATION AND ACCOUNTING COURSES IN SANTA CATARINA STATE
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v10i3.3288Palabras clave:
ENADE. IES. Perfil Docente. Administração. Ciências Contábeis.Resumen
O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre o perfil docente e a nota contínua do ENADE dos cursos de Administração (ADM) e Ciências Contábeis (CC) das IES Catarinenses. A pesquisa classificou-se como descritiva com abordagem quantitativa, utilizando-se de dados secundários provindos do censo da educação superior. Foram coletados dados de 148 cursos que participaram do ENADE de ADM e CC no ano de 2015 e obtiveram a nota contínua. Os dados foram analisados mediante regressão linear múltipla com utilização do software SPSS v.22. Os resultados indicam que as variáveis relativas ao perfil docente como, Número de Docentes, Nota Bruta de Mestres, Nota Bruta de Doutores e Nota Bruta do Regime de Trabalho, explicam 24% e 22% na Nota Contínua do ENADE dos acadêmicos dos cursos de ADM e CC, respectivamente. Analisando os dois cursos simultaneamente, o perfil docente explica 22% na Nota Contínua do ENADE. Ao analisar os dados dos cursos individualmente e de forma simultânea observou-se não haver diferença na relação entre a Nota Bruta do Regime de Trabalho e o desempenho dos acadêmicos, apresentando uma influência negativa. Conclui-se que apesar de essas variáveis do perfil docente terem uma grande relevância para o cálculo do CPC, elas pouco influenciaram o desempenho dos alunos na Nota Contínua do ENADE.
Palavras-chave: ENADE. IES. Perfil Docente. Administração. Ciências Contábeis.
ABSTRACT
The study had the aim to analyze the relationship between the teacher profile and ENADE continuous grading of Business Administration and Accounting Sciences, Courses of the IES Santa Catarina. The survey is classified as per of the descriptive with the quantitative approach, using secondary data census stemmed from higher education. It was collecting data from 148 courses that took part in the ENADE of Business Administration and Accounting Science in the year 2015 and obtained a continuous mark. Through multiple linear regression using SPSS software v. 22, the data were analyzed. The results indicated that the variables concerning teacher profile as, Number of Teachers, master’s Gross Grade, Doctors Gross Grade, and Working hours gross grade, explains the 24% and 22% on the ENADE Continuous Grading of the students of Business Administration and Accounting Sciences Courses, respectively. After analyzing simultaneously, the two Courses, teacher profile explains the 22% of the ENADE Continuous Grading. By analyzing the data of the courses individually and simultaneously, it observed that there is no difference in the relationship between the Gross Grade of Working hours and the academic performance, showing a negative influence. It concluded that despite these variables of the teacher profile has great importance for the calculation of the CPC, they barely influenced students’ performance on the ENADE Continuous Grading.
Keywords: ENADE. HEI. Teaching Profile. Business Administration. Accounting Sciences.
Citas
BARBOSA, G. de C.; FREIRE, F. de S.; CRISÓSTOMO, V. L. Analyzing management indexes of Federal Universities against students' performance at ENADE." Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 16, n. 2, p. 317-344, 2011.
BRASIL, Lei nº 10861 de 14 de abril de 2004. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccvil_ _03/_ato2004-2006/2004/lei/l10. 861>. Acesso em: 2 maio 2017.
BRASIL, lei nº 9.131 de 24 de novembro de 1995. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9131.htm>. Acesso em: 2 maio 2017.
BRASIL, lei nº 12.881 de 24 de novembro de 1995. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12881.htm>. Acesso em: 4 ago. 2017.
BRENNAN, J.; SHAH, T. Managing quality in higher education. Buckingham, UK: Open University Press, 2002.
CARDOSO, M. R. G. O PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR HOJE: PERSPECTIVAS E DESAFIOS. Cadernos da FUCAMP, v. 15, n. 23, 2016.
CORRAR, L. J.; PAULO, E.; DIAS FILHO, J. M. Análise multivariada: para os cursos de administração, ciências contábeis e economia. São Paulo: Atlas, p. 280-323, 2007.
CUNHA, M.I. da. Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: saberes silenciados em questão. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 32, p. 258-271, 2006.
DIAS SOBRINHO, J. Avaliação: políticas educacionais e reformas da educação superior. 2003.
HAIR JR, J. F. et al. Análise Multivariada de dados. Tradução: Adonai Schlup Sant ‘Anna e Anselmo Chaves Neto. 2005.
INEP. Instituto Nacional de Pesquisas Anísio Teixeira. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/enade>. Acesso em: 4 ago. 2017.
LEMOS, K. C. S.; MIRANDA, G. J. ALTO E BAIXO DESEMPENHO NO ENADE: QUE VARIÁVEIS EXPLICAM? Revista ambiente contábil, v. 7. n. 2, jul./dez. 2015.
LUCK, H. Gestão escolar e formação de gestores. Em Aberto, v. 17, n. 17, p. 3-5, fev./jun. 2000.
MANCEBO, D.; ARAUJO DO VALE, A.; BARBOSA, M., T. Políticas de expansão da educação superior no Brasil 1995-2010. Revista brasileira de educação, v. 20, n. 60, 2015.
MARTINS, C. B. Ensino superior brasileiro nos anos 90. Revista São Paulo em Perspectiva. São Paulo: 2000. Mimeno.
Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/9801.pdf>. Acesso em: 11 maio 2017.
MENEGHEL, S. M. A Crise da Universidade Moderna no Brasil. Disponível em: <http://www.25reuniao.anped.org.br/stelamariameneghelt11.rtf>. Acesso em: 3 maio 2017.
MIRANDA, G. J. Relações entre as qualificações do professor e o desempenho discente nos cursos de graduação em Contabilidade no Brasil. 2011. PhD Thesis. Universidade de São Paulo.
NICOLINI, A. M.; DE ANDRADE, R. O. B.; TORRES, A. A. G. Comparando os resultados do enade 2009 por número de instituições e número de estudantes: como anda o desempenho acadêmico dos cursos de administração. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 14, n. 1, p. 161-196, 2013.
NICOLINI, A. M.; TORRES, A. A. G.; MACEDO, P. C. de A.; CÂMARA, E. de C. A correlação entre a quantidade de docentes mestres e doutores e o desempenho dos estudantes no enade: a realidade do curso de administração. XIV Colóquio Internacional de Gestão Universitária, 2014. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/131353>. Acesso em:11 maio 2017.
POLIDORI, M. M.; MARINHO-ARAUJO, C. M.; BARREYRO, G. B. SINAES: perspectivas e desafios na avaliação da educação superior brasileira. Ensaio, v. 14, n. 53, p. 425-436, 2006.
ROTHEN, J. C.; NASCIUTTI, F. A Educação superior em prova: o perfil da educação superior apresentado pelos resultados do ENADE 2005-2006. Revista Diálogo Educacional, v. 11, n. 32, 2011.
RUFF, M.; THIBODEAU, J. C.; BEDARD, J. C. A profession's response to a looming shortage: Closing the gap in the supply of accounting faculty. Journal of Accountancy, v. 207, n. 3, p. 36, 2009.
Sinopses Estatísticas do Enade. Disponível em:<http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-do-enade>. Acesso em: 02 maio 2017.
TORRES, A. A. G., et al. Desempenho acadêmico dos estudantes e titulação de docentes no curso de bacharelado em administração: as organizações acadêmicas e/ou categorias administrativas apresentam correlação distinta?. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 9, n. 4, p. 129-145, 20016
VERHINE, R. E.; DANTAS, L. M. V.; SOARES, J. F. From the National Course Exam (Provão) to ENADE: a comparative analysis of national exams used in Brazilian High School. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 14, n. 52, p. 291-310, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Professare
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).