REORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA
DIDACTIC-PEDAGOGICAL ORGANIZATION IN THE PROCESS OF INITIAL TRAINING OF TEACHERS IN TIMES OF PANDEMIC
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v12i2.3336Palavras-chave:
Reorganização Didático-pedagógico, Formação Inicial, Pandemia, Ensino remotoResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o impacto que esse movimento de enfrentamento ao vírus teve sobre a formação inicial de professores no curso de licenciatura em Pedagogia. Foi desenvolvido com a técnica de grupo focal com sujeitos que são acadêmicos do curso de Pedagogia de uma instituição privada no litoral norte catarinense e posterior análise de conteúdo com base em Bardin (2017), que resultou em duas categorias, a saber: enfrentamento dos dilemas e novas possibilidades e descobertas. Os achados indicam que, embora algumas dificuldades de natureza híbrida tenham feito parte desse processo, como falta de interação pessoal entre os acadêmicos e docente e o excesso de atribuições em diferentes tarefas, a reestruturação curricular colaborou para a manutenção do processo de ensino e aprendizagem, sobretudo com a utilização das TICs, o que garantiu a autonomia dos acadêmicos na organização desse processo. Destaca-se que o período de pandemia não efetivou prejuízos ao processo de formação inicial no curso de Pedagogia.
Palavras-chave: Reorganização Didático-pedagógico. Formação Inicial. Pandemia. Ensino remoto.
ABSTRACT
this work aims to analyze the impact that this movement to combat the virus had on the initial training of teachers in the pedagogy course. It was developed using the focus group technique with academics on the Pedagogy course at a private institution on the north coast of Santa Catarina and subsequent content analysis based on Bardin (2017), which resulted in two categories: facing dilemmas and new possibilities and discoveries. The findings indicate that, although some difficulties of a hybrid nature were part of this process, such as the lack of personal interaction between academics and teachers and the excess of assignments in different tasks, the curricular restructuring helped to maintain the teaching and learning process, especially with the use of ICTs, which guaranteed the autonomy of academics in organizing this process. It is noteworthy that the pandemic did not affect the initial training process in the Pedagogy course.
Keywords: Initial Training. Pandemic. Remote Teaching.
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