PERFIL DOCENTE E O DESEMPENHO NO ENADE 2015 DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
TEACHING PROFILE AND PERFORMANCE IN ENADE 2015 OF BUSINESS ADMINISTRATION AND ACCOUNTING COURSES IN SANTA CATARINA STATE
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v10i3.3288Palavras-chave:
ENADE. IES. Perfil Docente. Administração. Ciências Contábeis.Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre o perfil docente e a nota contínua do ENADE dos cursos de Administração (ADM) e Ciências Contábeis (CC) das IES Catarinenses. A pesquisa classificou-se como descritiva com abordagem quantitativa, utilizando-se de dados secundários provindos do censo da educação superior. Foram coletados dados de 148 cursos que participaram do ENADE de ADM e CC no ano de 2015 e obtiveram a nota contínua. Os dados foram analisados mediante regressão linear múltipla com utilização do software SPSS v.22. Os resultados indicam que as variáveis relativas ao perfil docente como, Número de Docentes, Nota Bruta de Mestres, Nota Bruta de Doutores e Nota Bruta do Regime de Trabalho, explicam 24% e 22% na Nota Contínua do ENADE dos acadêmicos dos cursos de ADM e CC, respectivamente. Analisando os dois cursos simultaneamente, o perfil docente explica 22% na Nota Contínua do ENADE. Ao analisar os dados dos cursos individualmente e de forma simultânea observou-se não haver diferença na relação entre a Nota Bruta do Regime de Trabalho e o desempenho dos acadêmicos, apresentando uma influência negativa. Conclui-se que apesar de essas variáveis do perfil docente terem uma grande relevância para o cálculo do CPC, elas pouco influenciaram o desempenho dos alunos na Nota Contínua do ENADE.
Palavras-chave: ENADE. IES. Perfil Docente. Administração. Ciências Contábeis.
ABSTRACT
The study had the aim to analyze the relationship between the teacher profile and ENADE continuous grading of Business Administration and Accounting Sciences, Courses of the IES Santa Catarina. The survey is classified as per of the descriptive with the quantitative approach, using secondary data census stemmed from higher education. It was collecting data from 148 courses that took part in the ENADE of Business Administration and Accounting Science in the year 2015 and obtained a continuous mark. Through multiple linear regression using SPSS software v. 22, the data were analyzed. The results indicated that the variables concerning teacher profile as, Number of Teachers, master’s Gross Grade, Doctors Gross Grade, and Working hours gross grade, explains the 24% and 22% on the ENADE Continuous Grading of the students of Business Administration and Accounting Sciences Courses, respectively. After analyzing simultaneously, the two Courses, teacher profile explains the 22% of the ENADE Continuous Grading. By analyzing the data of the courses individually and simultaneously, it observed that there is no difference in the relationship between the Gross Grade of Working hours and the academic performance, showing a negative influence. It concluded that despite these variables of the teacher profile has great importance for the calculation of the CPC, they barely influenced students’ performance on the ENADE Continuous Grading.
Keywords: ENADE. HEI. Teaching Profile. Business Administration. Accounting Sciences.
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