EDUCAÇÃO DE ADULTOS NO DISTRITO DE MARRACUENE - MOÇAMBIQUE EM TEMPOS DA COVID-19
ADULT EDUCATION IN THE DISTRICT OF MARRACUENE - MOZAMBIQUE IN TIME OF COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v10i1.2957Palavras-chave:
educação de adultos, alfabetização de adultos, Covid-19, Distrito de MarracueneResumo
Este artigo elege como tema os processos de ensino e aprendizagem no campo da alfabetização e educação de adultos em tempos da COVID-19. Objetiva partilhar a funcionalidade das atividades de alfabetização e educação de adultos em tempos da COVID-19 no distrito de Marracuene, província de Maputo, em Moçambique. Para efeito, enveredou-se pela abordagem qualitativa, consubstanciada pela pesquisa descritiva apoiada em estudos bibliográfico e documental (normativos). O estudo se vele de uma pesquisa empírica, de natureza exploratória, realizada no distrito de Marracuene, com entrevista realizada a dez docentes/facilitadores na Educação de Adultos. Discute-se, no âmbito da pesquisa, nomeadamente, os conceitos basilares da Educação de Adultos (alfabetizador, educador, entre outros); historial da alfabetização e educação de adultos; perfil dos facilitadores de aprendizagem de jovens e adultos; os fundamentos das actividades de alfabetização e educação de adultos, a atuação dos facilitadores de aprendizagem de jovens e adultos, em tempos da COVID-19. O estudo mostra que a oferta do programa de alfabetização regular no distrito de Marracuene, o vulgo alfa-regular, realiza ações de alfabetização no qual busca desenvolver as competências de leitura, escrita e bases matemáticas entre outras competências preconizadas. Ademais constata-se a necessidade de se ampliar o leque de oferta de programas de alfabetização e educação de adultos voltados ao desenvolvimento dos educandos, a partir de perspectivas crítica e humanística, bem como a necessidade de um maior investimento no subsistema de Educação de Adultos, por meio da formação continuada de professores e do incremento de dispositivos tecnolóigicos que apoiem o processo ensino-aprendizagem em tempos de pandemia.
Palavras-chave: Educação de adultos. Alfabetização de adultos. Covid-19. Distrito de Marracuene.
ABSTRACT
This article chooses as its theme the teaching and learning processes in the field of adult literacy and education in times of COVID-19. It aims to share the functionality of adult literacy and education activities in times of COVID-19 in Marracuene district, Maputo province, Mozambique. It embarks on technical procedures, descriptive research supported by bibliographic and documentary (normative) studies. The study is based on empirical research, of an exploratory nature and of a qualitative basis, in the district of Marracuene, with an interview carried out with ten teachers/facilitators in Adult Education. In particular, the basic concepts of Adult Education are discussed (literacy teacher, educator, among others); history of adult literacy and education; profile of youth and adult learning facilitators; the fundamentals of adult literacy and education activities, the role of youth and adult learning facilitators in times of COVID-19. The study shows that, in the district of Marracuene, the offer of the regular literacy program, commonly known as alpha-regular, carries out literacy actions in which it seeks to develop reading, writing and math skills, among other recommended skills. However, among others, there is: the need to expand the range of adult literacy and education programs aimed at the development of students, from a critical and humanistic perspective; greater investment in the Adult Education subsystem, among which, in times of a pandemic, in the acquisition of technological devices to support the teaching-learning process and, therefore, in continuing teacher training.
Keywords: Adult education. Adult literacy. Covid-19. District of Marracuene.
Referências
FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: Leitura do mundo, leitura da palavra. Tradução de: OLIVEIRA, Lólio Lourenço de. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. São Paulo: autores associados – Cortez, 1989. Coleção polêmicas do nosso tempo; 4.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido, 17ª. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. (9ª ed.). São Paulo: Cortez, 2011.
MOÇAMBIQUE. MINED. Estratégia de Alfabetização e Educação de Adultos em Moçambique (2010-2015): Por um Moçambique alfabetizado e em desenvolvimento sustentável. Maputo: ICEIDA, 2011.
MOÇAMBIQUE. Boletim da República. Lei n. 4, de 23 de março de 1983. Aprova o Sistema Nacional de Educação de Moçambique e define os princípios fundamentais na sua aplicação. Publicação Oficial da República Popular de Moçambique: Maputo, 1983. 3. Suplemento. Disponível em: <https://www.iese.ac.mz/lib/PPI/IESE-PPI/pastas/governacao/educacao/legislativo_documentos_oficiais/leiSNE.pdf>. Acesso em: jul/2021.
MOÇAMBIQUE. Boletim da República. Lei n. 6, de 6 de maio de 1992. Reajusta o quadro geral do Sistema Nacional de Educão (SNE) e adequa as disposições nele contidas. Publicação Oficial da República Popular de Moçambique: Maputo, 1983. 3. Suplemento. Disponível em: < https://gazettes.africa/archive/mz/1992/mz-government-gazette-series-i-supplement-dated-1992-05-06-no-19.pdf >. Acesso em: jul/2021.
MOURA, Tânia Maria de Melo. Formação de educadores de jovens e adultos: Realidade, desafios e Perspectiva actuais. Práxis Educacional, [S. l.], v. 5, n. 7, p. 45-72, 2020. Disponível em: < https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/601>. Acesso em: mai/2020.
PICONEZ, Stela. C. Bertholo. Educação escolar de jovens e adultos (3ª ed.). Campinas, São Paulo: Papirus, 2002.
RIBEIRO, Antônio Carrilho. Formar professores: Elementos para uma teoria e prática da formação (3ª ed.). Lisboa: Texto Editora, 1997.
SGUISSARDI, Valdemar. Universidade pública estatal: entre o público e o privado/mercantil. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 90, p. 191-222, Jan./Abr. 2005.
TFOUNI, Leda Verdiani. Adultos não-alfabetizados em uma sociedade letrada. São Paulo: Cortez, 2006.
TUMBO, F. L. Influência da formação nas práticas dos facilitadores de ensino e aprendizagem de jovens e adultos. Dissertação: Programa de Pós-Graduação em Educação. Unviversidade Eduardo Mondlane, 2016.
UNESCO. Relatório global sobre aprendizagem e educação de adultos. Brasília: UNESCO, 2010. Disponível em: < https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000188644>. Acesso em: maio de 2020.
UNESCO; MEC. Relatório de análise da situação da alfabetização e educação de
adultos em Moçambique. Maputo: Autor, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Professare
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).