EDUCAÇÃO DE ADULTOS NO DISTRITO DE MARRACUENE - MOÇAMBIQUE EM TEMPOS DA COVID-19

ADULT EDUCATION IN THE DISTRICT OF MARRACUENE - MOZAMBIQUE IN TIME OF COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v10i1.2957

Palavras-chave:

educação de adultos, alfabetização de adultos, Covid-19, Distrito de Marracuene

Resumo

Este artigo elege como tema os processos de ensino e aprendizagem no campo da alfabetização e educação de adultos em tempos da COVID-19. Objetiva partilhar a funcionalidade das atividades de alfabetização e educação de adultos em tempos da COVID-19 no distrito de Marracuene, província de Maputo, em Moçambique. Para efeito, enveredou-se pela abordagem qualitativa, consubstanciada pela pesquisa descritiva apoiada em estudos bibliográfico e documental (normativos). O estudo se vele de uma pesquisa empírica, de natureza exploratória, realizada no distrito de Marracuene, com entrevista realizada a dez docentes/facilitadores na Educação de Adultos. Discute-se, no âmbito da pesquisa, nomeadamente, os conceitos basilares da Educação de Adultos (alfabetizador, educador, entre outros); historial da alfabetização e educação de adultos; perfil dos facilitadores de aprendizagem de jovens e adultos; os fundamentos das actividades de alfabetização e educação de adultos, a atuação dos facilitadores de aprendizagem de jovens e adultos, em tempos da COVID-19. O estudo mostra que a oferta do programa de alfabetização regular no distrito de Marracuene, o vulgo alfa-regular, realiza ações de alfabetização no qual busca desenvolver as competências de leitura, escrita e bases matemáticas entre outras competências preconizadas. Ademais constata-se a necessidade de se ampliar o leque de oferta de programas de alfabetização e educação de adultos voltados ao desenvolvimento dos educandos, a partir de perspectivas crítica e humanística, bem como a necessidade de um maior investimento no subsistema de Educação de Adultos, por meio da formação continuada de professores e do incremento de dispositivos tecnolóigicos que apoiem o processo ensino-aprendizagem em tempos de pandemia.

Palavras-chave: Educação de adultos. Alfabetização de adultos. Covid-19. Distrito de Marracuene.

 

ABSTRACT

This article chooses as its theme the teaching and learning processes in the field of adult literacy and education in times of COVID-19. It aims to share the functionality of adult literacy and education activities in times of COVID-19 in Marracuene district, Maputo province, Mozambique. It embarks on technical procedures, descriptive research supported by bibliographic and documentary (normative) studies. The study is based on empirical research, of an exploratory nature and of a qualitative basis, in the district of Marracuene, with an interview carried out with ten teachers/facilitators in Adult Education. In particular, the basic concepts of Adult Education are discussed (literacy teacher, educator, among others); history of adult literacy and education; profile of youth and adult learning facilitators; the fundamentals of adult literacy and education activities, the role of youth and adult learning facilitators in times of COVID-19. The study shows that, in the district of Marracuene, the offer of the regular literacy program, commonly known as alpha-regular, carries out literacy actions in which it seeks to develop reading, writing and math skills, among other recommended skills. However, among others, there is: the need to expand the range of adult literacy and education programs aimed at the development of students, from a critical and humanistic perspective; greater investment in the Adult Education subsystem, among which, in times of a pandemic, in the acquisition of technological devices to support the teaching-learning process and, therefore, in continuing teacher training.

Keywords: Adult education. Adult literacy. Covid-19. District of Marracuene.

Biografia do Autor

Florescêncio Luís Tumbo, Faculdade de Educação/Universidade Eduardo Mondlane

Doutorando em Psicologia, área Educacional na Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique. Professor no Departamento Pedagógico no Instituto de Educação Aberta e à Distância, Maputo, Moçambique

Clódio Elija André Guambe, Faculdade de Educação/Universidade Eduardo Mondlane

Mestrando em Educação na Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique. Professor da Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

Tumbo, F. L. ., Guambe, C. E. A. ., & Teixeira, R. A. G. (2021). EDUCAÇÃO DE ADULTOS NO DISTRITO DE MARRACUENE - MOÇAMBIQUE EM TEMPOS DA COVID-19: ADULT EDUCATION IN THE DISTRICT OF MARRACUENE - MOZAMBIQUE IN TIME OF COVID-19. Professare, 10(1), e2957-e2957. https://doi.org/10.33362/professare.v10i1.2957

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