A A EDUCAÇÃO DOS HANSENIANOS EM GOIÁS: UM ESTUDO SOBRE A OPRESSÃO E LIBERTAÇÃO EM FREIRE APLICADO A ESCOLA SANTA MARTA (1940-1980)
EDUCATION OF HANSENIANS IN GOIÁS: A STUDY ON OPPRESSION AND LIBERATION IN FREIRE APPLIED TO SANTA MARTA SCHOOL (1940-1980)
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v10i3.2956Palavras-chave:
Opressão, Educação Dialógica, Escola Santa MartaResumo
O presente artigo resulta de reflexões sobre a educação em Paulo Freire e objetiva discutir o conceito de opressão, buscando identificar a conceituação construída pelo autor, de modo a apontar discussões que abalizam a prática da educação dialógica como meio para conscientização da condição de opressão. Propõe relacionar tais conceitos com a Escola Santa Marta (no período de 1940 a 1980), localizada no interior do antigo leprosário Colônia Santa Marta, instituição segregadora inaugurada em 1943, em Goiânia-GO, destinada exclusivamente ao acolhimento e isolamento de pessoas com hanseníase. Busca, assim, refletir sobre o efetivo empenho dos professores, como atores de mediação ativa, para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem em um contexto de segregação, estigmas e preconceitos, em que professores e estudantes convivem com as dores, “defeitos” e tratamentos ineficazes, além da tristeza e dor do isolamento social vivido pela marca da hanseníase.
Palavras-chave: Opressão. Educação Dialógica. Escola Santa Marta.
ABSTRACT
This article results from reflections on education in Paulo Freire and aims to discuss the concept of oppression, seeking to identify the conceptualization constructed by the author, in order to point out discussions that support the practice of dialogic education as a means of raising awareness of the condition of oppression. It proposes to relate these concepts to the Santa Marta school (from 1940 to 1980), located inside the former leper colony Santa Marta, a segregating institution inaugurated in 1943, in Goiânia-GO, intended exclusively for the reception and isolation of people with leprosy. It seeks, therefore, to reflect on the effective commitment of teachers, as actors of active mediation, for the development of the teaching-learning process in a context of segregation, stigmas and prejudices, in which teachers and students live with pain, "defects" and ineffective treatments, in addition to the sadness and pain of social isolation experienced by the leprosy mark.
Keywords: Oppression. Dialogical Education. Santa Marta School.
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Fontes
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