A ESTABILIDADE FINANCEIRA IMPACTA O NÍVEL DE ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA DOS INDIVÍDUOS?
DOES FINANCIAL STABILITY IMPACT THE FINANCIAL LITERACY LEVEL OF INDIVIDUALS?
DOI:
https://doi.org/10.33362/visao.v12i2.3228Palavras-chave:
Estabilidade., Alfabetização financeira., Servidores públicos., Empregados assalariados.Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar a influência da estabilidade financeira na alfabetização financeira dos indivíduos. Para isso, foram coletadas, através de uma pesquisa survey com 294 indivíduos, respostas em instituições públicas e em empresas do setor privado de Florianópolis. O instrumento de coleta de dados foi um questionário que continha 44 questões, divididas em oito blocos: perguntas relacionadas ao perfil do respondente, ao uso do crédito, estabilidade, bem-estar financeiro, atitude financeira, comportamento financeiro, conhecimento financeiro e propensão ao endividamento. Os resultados demonstraram que a estabilidade financeira oriunda da ocupação dos servidores públicos impactou positivamente nos níveis de alfabetização financeira desses indivíduos. Além disso, concluiu-se que existe uma diferença significativa entre os dois grupos no que tange ao bem-estar financeiro, sendo que os servidores possuem melhor média em relação aos assalariados, da mesma forma que a alfabetização financeira. Por fim, em relação ao endividamento, não existe diferença significativa entre os resultados encontrados, mas ambos os grupos demonstraram possuir baixa propensão.
Palavras-Chave: Estabilidade. Alfabetização financeira. Servidores públicos. Empregados assalariados.
Abstract: This study had as its objective analyze the influence of financial stability in financial literacy of individuals. For it, were collected, through a survey with 294 individuals, answers in public institutions and in private sector companies of Florianópolis. The chosen data collection instrument was a questionnaire that contained 44 questions, divided into eight blocks: questions related to the respondent's profile, use of credit, stability, financial well-being, financial attitude, financial behavior, financial knowledge and propensity to indebtedness. The results showed the stability from occupation of public servants positively impacted in the financial literacy levels of these individuals. Besides that, it was concluded that there´s a significant difference between this two groups in terms of financial well-being, and that the public servants have a better average in relation to the employees, in the same way as financial literacy. Therefore, regarding the indebtedness, there is no significant difference between the results found, but both groups showed low propensity.
Keywords: Stability. Financial literacy. Public servants. Employees.
Referências
AGARWALLA, Sobhesh Kumar et al. Financial literacy among working young in urban India. Indian Institute of Management Ahmedabad, WP, n. 2013-10, p. 02, 2013.
ATKINSON, Adele; MESSY, Flore-Anne. Measuring financial literacy: results of the OECD / International Network on Financial Education (INFE) pilot study, 2012. Disponível em http://dx.doi.org/10.1787/5k9csfs90fr4-en. Acesso em: 10 set. 2018.
BRASIL. Consolidação das Leis do Trabalho. Decreto-Lei nº 5.452, de 01 de mai. de 1943.Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del5452.htm. Acesso em: 17 set. 2018.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 24 maio 2019.
BRASIL. Lei nº 8112, de 11 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8112cons.htm. Acesso em: 15 out. 2018.
CHEN, Haiyang; VOLPE, Ronald P. An analysis of personal financial literacy among college students. Financial Services Review, v. 7, n. 2, p. 107-128, 1998.
CLAUDINO, Lucas Paravizo; NUNES, Murilo Barbosa; SILVA, FC da. Finanças pessoais: um estudo de caso com servidores públicos. In: Seminários em Administração, XII, 2009, São Paulo. XII SAEMED FEA-USP, 2009.
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO (CNC). Pesquisa Nacional CNC: Endividamento e Inadimplência, 2023. Disponível em: http://www.cnc.org.br/. Acesso em: 11 dez. 2023.
CONSUMER FINANCIAL PROTECTION BUREAU (CFPB). (2015). Financial well-being: The goal of financial education. Report, Iowa City, IA: Consumer Financial Protection Bureau.
DELAFROOZ, Narges; PAIM, Laily Hj. Determinants of financial welness among Malaysia workers. African Journal of Business Management, v. 5, n. 24, p. 10.092-10.100, 2011
DINIZ, Anna Paula Carvalho. Bem-estar financeiro: Uma análise multifatorial do comportamento maranhense. 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Administração, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.
DINIZ, Maria das Vitórias Lariça. Bem-estar financeiro: uma revisão de literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
DONADIO, Rosimara; DE ABREU CAMPANARIO, Milton; DE SOUSA RANGEL, Armênio. O papel do da alfabetização financeira e do cartão de crédito no endividamento dos consumidores brasileiros. Revista Brasileira de Marketing, v. 11, n. 1, p.75-93, 2012.
DOS SANTOS, Luan de Medeiros; ZANICHELLI, Stephanie Bueno. Endividamento pessoal: um estudo de caso de cinco servidores do estado de santa catarina. Revista Borges: Ciências Sociais Aplicadas em Debate, Florianópolis, v. 7, n. 1, p.53-80, out. 2017
FATOKI, Olawale; ONI, Olabanji. Financial literacy studies in South Africa: current literature and research opportunities. Mediterranean Journal of Social Sciences, v. 5, n. 20, p. 409-414, 2014.
FÁVERO, Luiz Paulo; BELFIORE, Patrícia. Manual de análise de dados: estatística e modelagem multivariada com Excel®, SPSS® e Stata®. Elsevier Brasil, 2017.
FLORES, Silvia Amélia Mendonça; VIEIRA, Kelmara Mendes, CORONEL, Daniel Arruda. Influência de fatores comportamentais na propensão ao endividamento. Revista Adm. FACES Journal, v. 12, n. 2, p. 13-35, abr./jun., 2013.
GUIMARÃES, Ricardo Lima. Influência da estabilidade no emprego sobre o comportamento financeiro do consumidor. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Economia Doméstica, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2015.
HUSTON, Sandra J. Measuring Financial Literacy. The Journal Of Consumer Affairs, v. 44, n. 2, p.296-316, 2010.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
LUSARDI, Annamaria; MITCHELL, Olivia S. Financial literacy and retirement planning in the United States. Journal of Pension Economics and Finance, Cambridge University Press, v. 10, n. 04, p. 509-525, 2011.
MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 20. ed. São Paulo: Editora Malheiros, 1995.
MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO (MTE). Relação Anual de Informações Sociais – RAIS. RAIS, 2013. Acesso em: 27 maio 2019.
NGUYEN, Thi Anh Nhu; BELÁS, Jaroslav; HABÁNIK, Jozef; SCHÖNFELD, Jaroslav. Preconditions of financial safety during lifecycle: the financial literacy and retirement planning in Vietnam. Journal of Security and Sustainability Issues, v. 6, n. 4, 2017.
OBSERVATÓRIO DO ENDIVIDAMENTO DOS CONSUMIDORES (OECD, 2013a). PISA 2012 Assessment and analytical framework: Mathematics, Reading, Science, Problem Solving and Financial Literacy, OECD Publishing. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1787/9789264190511-en. Acesso em: 21 mar. 2019.
OBSERVATÓRIO DO ENDIVIDAMENTO DOS CONSUMIDORES (OECD, 2013b). Financial literacy and inclusion: Results of OECD/INFE survey across countries and by gender. OECD Publishing. Disponível em: http://www.oecd.org/daf/fin/financialeducation/TrustFund2013_OECD_INFE_Fin_Lit_and_Incl_SurveyResults_by_Country_and_Gender.pdf. Acesso em: 21 mar. 2019.
OBSERVATÓRIO DO ENDIVIDAMENTO DOS CONSUMIDORES. Endividamento e sobre-endividamento das famílias: conceitos e estatísticas para sua avaliação. Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Fev/2002.
PHILIPPAS, Nikolaos D.; AVDOULAS, Christos. 2020. “Children of Crisis: Financial Literacy and Financial Well-being among Generation-Z Business-School Students in Greece.” European Journal of Finance 26 (4–5): 360–381.
POTRICH, Ani Caroline Grigion, et al. Modelando a Propensão ao Endividamento: Os fatores comportamentais e socioeconômicos são determinantes? Revista de La Facultad de Ciencias Económica: Investigación y Reflexión, Xx, v. 24, n. 2, p.85-110, maio 2016.
POTRICH, Ani Caroline Grigion. Alfabetização financeira: relações com fatores comportamentais e variáveis socioeconômicas e demográficas. 2016. 245 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração, Departamento de Administração, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.
POTRICH, Ani Caroline Grigion; VIEIRA, Kelmara Mendes; KIRCH, Guilherme. Determinantes da alfabetização financeira: análise da influência de variáveis socioeconômicas e demográficas. Revista Contabilidade & Finanças, v. 26, p. 362-377, 2015.
ROBB, Cliff A.; BABIARZ, Patryk; WOODYARD, Ann. The demand for financial professionals’ advice: The role of financial knowledge, satisfaction, and confidence. Financial Services Review, v. 21, n. 4, 2012.
SARTORI, Tatiane; CORONEL, Daniel Arruda; VIEIRA, Kelmara Mendes. Preparação Para Aposentadoria, Bem Estar Financeiro, Decisões E Hábitos para a Aposentadoria: um estudo com servidores de uma instituição federal. Observatorio de la Economía Latinoamericana, n. 226, 2016.
SEHRAWAT, Kanchan; VIJ, Madhu. Financial wellbeing among public and private sector employees: A preliminary study. Indian Journal of Finance, v. 14, n. 1, p. 9-28, 2020.
SOUZA, Dinuarí da Rocha. Endividamento do Servidor Público: uma análise econômica da situação na UnB. 2015. 87 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Economia, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Brasília, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Patrícia de Amorim Floriano, Ani Caroline Grigion Potrich, Bianca Pereira Dalla Vecchia, Luiza Botega Goularte, Ana Luiza Paraboni
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Estou ciente de que, através da submissão voluntária de meu texto ao corpo editorial da revista Visão, editada pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, estou concedendo à Universidade Alto Vale do Rio do Peixe a autorização de publicar o respectivo texto na revista a título não oneroso e declarando a originalidade do texto e sua não submissão simultanea a qualquer outro periódico, em meu nome e em nome dos demais coautores, se eventualmente existirem.Reitero que permaneço como legítimo titular de todos os direitos patrimoniais que me são inerentes na condição de autor. Comprometo-me também a não submeter este mesmo texto a qualquer outro periódico no prazo de, pelo menos, um (1) ano. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso acarretará em infração e conseqüente punição tal como prevista na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).