FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ESPECIALISTAS EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
CONTINUOUS TRAINING OF SPECIALIST TEACHERS IN SPECIALIZED EDUCATIONAL SERVICE FROM THE PERSPECTIVE OF INCLUSIVE EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v12i1.3091Palavras-chave:
Special education. AEE. Continuing training.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a formação continuada ofertada aos professores no nível de pós-graduação lato sensu em Atendimento Educacional Especializado – AEE na perspectiva da educação inclusiva. A pesquisa fundamenta-se em autores como Mantoan (2003), Freire (2003), Macedo, Carvalho e Plestch (2011), Nóvoa (1995) e Silva, Hostins e Mendes (2016) e em documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB n. 9.394/96, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - PNEEPEI (2008) e em outros subsequentes. O lócus desta pesquisa é o curso de pós-graduação lato sensu em “Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva” ofertado pelo IFNMG, na modalidade EAD. A abordagem do problema desta pesquisa é do tipo qualitativa e a abordagem dos objetivos é classificada como descritiva. Como técnica de levantamento de dados, preferiu-se a aplicação de um questionário, amostral, respondido pelos profissionais do Polo do município Juscelino Kubitscheck (MG). A formação para o trabalho no AEE deve ser pensada de modo a conferir aos profissionais da área saberes sobre a história, a legislação e os tipos de deficiência, bem como sobre as capacidades de pensar e mediar estratégias pedagógicas inclusivas diversas e, ainda, sobre as habilidades no uso de tecnologias e de diversos sistemas comunicativos.
Palavras-chave: Educação Especial. AEE. Formação continuada.
ABSTRACT
This paper aims to analyze the continuing education offered to teachers at the lato sensu postgraduate level in Specialized Educational Assistance – AEE from the perspective of inclusive education. The research is based on authors such as Mantoan (2003), Freire (2003), Macedo, Carvalho and Plestch (2011), Nóvoa (1995) and Silva, Hostins and Mendes (2016) and on official documents such as the Law of Guidelines and Bases of National Education - LDB n. 9.394/96, the National Policy on Special Education from the Perspective of Inclusive Education - PNEEPEI (2008) and subsequent others. The locus of this research is the lato sensu postgraduate course in “Specialized Educational Service from the Perspective of Inclusive Education” offered by the IFNMG, in the distance learning modality. The approach to the problem of this research is of the qualitative type and the approach to the objectives is classified as descriptive. As a data collection technique, the application of a sample questionnaire was preferred, answered by professionals from the Hub in the municipality of Juscelino Kubitscheck (MG). Training for work in AEE should be designed in such a way as to provide professionals in the area with knowledge about the history, legislation and types of disability, as well as the ability to think about and mediate diverse inclusive pedagogical strategies and, also, about the skills in the use of technologies and different communicative systems.
Keywords: Special education. AEE. Continuing training.
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