O PROTAGONISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES E EXPERIÊNCIAS CONSTRUÍDAS COM CRIANÇAS EM PESQUISAS COM INTERVENÇÃO DE MESTRADO PROFISSIONAL

TAKING LEADING ROLE IN CHILD EDUCATION: POSSIBILITIES AND EXPERIENCES CONSTRUCTED WITH CHILDREN IN PROFESSIONAL MASTER´S STUDIES WITH INTERVENTION

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v10i1.2945

Palabras clave:

Educação infantil. Protagonismo. Projetos Criativos Ecoformadores. Espaços. Ludicidade.

Resumen

Mudanças em relação à concepção pedagógica a respeito da Educação Infantil têm evidenciado a necessidade de posicionar a criança como protagonista dos processos de ensino e de aprendizagem, o que implica a superação de práticas pedagógicas transmissivas e descontextualizadas. Considerando a relevância dessa transição para o desenvolvimento integral, este artigo objetiva contextualizar pesquisas vinculadas a um mestrado profissional comprometidas com ações que valorizem o protagonismo de crianças as quais frequentam a Educação Infantil. Caracterizando-se enquanto uma pesquisa bibliográfica com ênfase na abordagem qualitativa, o estudo envolveu a análise de três dissertações com o auxílio do software MaxQDA. Os resultados apontam para uma aproximação mais expressiva nas pesquisas de Felipus (2018) e Oliveira (2019), especialmente no tocante à utilização da metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores – PCE na intervenção realizada, enquanto a pesquisa de Navroski (2022) relata a utilização de atividades envolvendo a leitura de imagens como estratégia a fim de favorecer um posicionamento crítico sobre a realidade. Como pontos de convergência dos três estudos, destaca-se o estímulo à valorização do protagonismo das crianças durante as intervenções realizadas nas pesquisas por meio do uso de múltiplas estratégias fundamentais para o desenvolvimento integral, dentre as quais, a cocriação de cenários ecoformadores, a exploração de jogos e de brincadeiras que integram a cultura familiar e a exploração da leitura de imagens para estimular análise crítica acerca da realidade.

Palavras-chave: Educação infantil. Protagonismo. Projetos Criativos Ecoformadores. Espaços. Ludicidade.

 

ABSTRACT

Changes in relation to the pedagogical conception regarding Child Education has shown the need to position the child taking a leading role in the teaching and learning processes, which entails to overcome transmission-type and out-of-context pedagogical practices. Considering the importance of such transition for the child´s integral development, this article has the purpose of contextualizing studies associated with a professional graduate program committed to actions that appreciate the leading role of children attending Child Education facilities. Caracterized as bibliographical review with emphasis on qualitative approach, the study included the analysis of three master dissertations with the aid of software MaxQDA. Results have pointed out a more expressive proximity in the researches by Felipus (2018) and Oliveira (2019), especially concerning the use of the methodology of Eco-formative Creative Projects – ECP in the intervention conducted, while the research by Navroski (2022) reports the use of activities involving image reading as a strategy aimed to benefit a critical positioning over reality. Among the converging points in the three studies, highlight falls on the stimulus to appreciate the children´s leading role along the interventions conducted in the studies by utilizing multiple strategies that are fundamental for integral development, including the co-creation of eco-formative scenarios, exploration of fun and games which integrate family culture and the exploration of image reading to stimulate critical analysis of reality.

Keywords: Chid education. Leading role. Eco-Formative Creative Projects.

Biografía del autor/a

Joel Cezar Bonin, UNIARP

 Vínculo institucional: Professor do Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP); Formação; Doutorado em Filosofia pela Pontíficia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Email: joel@uniarp.edu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0437-7609 Lattes: http://lattes.cnpq.br/5599831923296454

Marlene Zwierewicz, UNIARP

Vínculo institucional; Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP); Formação; Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Educação pela Universidade de Jaén (UJA), Espanha; Orcid; https://orcid.org/0000-0002-5840-1136; Lattes: http://lattes.cnpq.br/2338653915538065 e-mail: marlene@uniarp.edu.br.

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Publicado

2021-04-30

Cómo citar

Alves de Oliveira, B., Scheffmacher, E. ., Navroski, M. ., Bonin, J. C. ., & Zwierewicz, M. (2021). O PROTAGONISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES E EXPERIÊNCIAS CONSTRUÍDAS COM CRIANÇAS EM PESQUISAS COM INTERVENÇÃO DE MESTRADO PROFISSIONAL: TAKING LEADING ROLE IN CHILD EDUCATION: POSSIBILITIES AND EXPERIENCES CONSTRUCTED WITH CHILDREN IN PROFESSIONAL MASTER´S STUDIES WITH INTERVENTION. Professare, 10(1), e2945-e2945. https://doi.org/10.33362/professare.v10i1.2945

Número

Sección

ARTIGOS

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