UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE MARKETING: O FINAL DA PRIMEIRA DÉCADA DOS ANOS 2000
DOI:
https://doi.org/10.33362/visao.v2i1.104Palavras-chave:
Marketing. Bibliométrico. Produção Acadêmica de MarketingResumo
A Bibliometric Study on Marketing Scientific Production: The First Decade of the 2000´s
Resumo: Este artigo identifica o tema Marketing nos periódicos RAUSP, RAM, READ, CMC e no evento EnANPAD, publicados no período de 2009 e 2010. Para tanto, realizou-se um estudo bibliométrico com busca por palavras-chave e consulta a 176 artigos diretamente das bases de dados (sítios eletrônicos), a partir dos autores mais citados, metodologia aplicada, objetivos apresentados e possibilidades de pesquisas futuras. As categorias de análise utilizadas foram código do artigo, ano, evento, título do artigo, autores do artigo, objetivos, metodologia, possibilidade de pesquisas futuras e autores mais citados. Na fase de análise de conteúdo, os dados abstraídos foram categorizados e quantificados. Os resultados apresentados demonstram que os autores Kotler e Keller (2006), Aaker (1997), Solomon (2002), McCracken (2003) e Dick e Basu (1994) são os mais citados. Quanto aos objetivos, a maioria dos estudos de marketing busca a análise de determinada situação. As indicações para estudos futuros foram observadas na quase totalidade dos artigos analisados e o método de coleta de dados adotado na maioria dos estudos é survey seguido de entrevista.
Palavras-chave: Marketing. Bibliométrico. Produção acadêmica em marketing.
Abstract: This article identifies the subject ‘Marketing’ in RAUSP, RAM, READ e CMC journals, and on the EnANPAD, published between 2009 and 2010. Therefore, we performed a bibliometric study to search for keywords and query on 176 articles directly from the databases, from the most cited authors, methodology, objectives presented and possibilities for future researches. The categories of analysis are paper code, year, event, paper title, paper authors, objectives, methodology, and future researches. The results show that the authors Kotler and Keller (2006), Aaker (1997), Solomon (2002), McCracken (2003) and Dick and Basu (1994) are the most cited. As for the paper main, most marketing studies seeking a particular situation review. The indications for future studies were observed in almost entire articles and the method of data collection in most studies is a survey followed an interview.
Keywords: Marketing. Bibliometrics. Marketing scientific production.