AÇÕES ESTRATÉGICAS NAS PRÁTICAS DE GESTÃO: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DAS MICROEMPRESAS DO NÚCLEO DE CHAPEAÇÃO DA AMPE

Authors

  • Scheine Neis Alves da Cruz Mestranda em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, Graduada em Administração pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, Professora do Curso de Administração da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP.
  • Andréa Simone Machiavelli Pontes Graduada em Administração pela Universidade do Contestado Caçador, especialista em Gestão Empresarial, em Planejamento Turístico e MBA em Planejamento Estratégico, Mestranda em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Professora titular da UNIARP- Universidade Alto Vale do Rio do Peixe no Curso de Administração, Professora titular da Faculdade de Tecnologia SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Curso Superior Tecnologia em Processos Gerenciais.
  • Valter Vitório Andrighetti Graduado em Administração pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, especialista em Gestão Estratégica de Negócios UNIARP. Professor titular do curso de Administração na UNIARP.
  • Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo Doutor em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, Brasil. Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul (PPGA/UCS), Brasil. Professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade FEEVALE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v2i1.109

Keywords:

Ações Estratégicas. Práticas de Gestão. Microempresas.

Abstract

Strategic Actions in Management Practices: Analysis of Perception of Microenterprise from the Core of Plating Members of Ampe

Resumo: A microempresa constitui uma instituição que visa atender uma demanda, realizar um específico serviço e, por consequência atingir, o almejado lucro. Porém, apesar de ser responsável pelo desenvolvimento e geração de vários empregos, não tem encontrado correspondentes estudos que demonstrem a sua real necessidade estratégica. Em virtude disso, acaba por se perder nesse ambiente dúbio, de incertezas estratégicas, sem saber o que fazer, como agir e quando estará preparada para aplicar as estratégias adequadas às suas características e às do ambiente. É nesse contexto que o presente estudo foi desenvolvido, tendo como propósito entender qual a percepção das microempresas do Núcleo de Chapeação (ramo de manutenção de carrocerias de veículos automotores, também conhecido como lanternagem) integrantes da AMPE quanto à importância da utilização das ações estratégicas nas práticas de gestão. Para tanto, optou-se pela aplicação de uma pesquisa classificada como um estudo descritivo realizado por meio de um levantamento quantitativo. Os resultados destacam que essas microempresas possuem consciência da importância do gerenciamento, da inovação, da constante capacitação, do atendimento das necessidades dos clientes, do próprio posicionamento no mercado, demonstrando que o entendimento das práticas estratégicas existe de forma empírica, mas não teórica.

Palavras-chave: Ações Estratégicas. Práticas de Gestão. Microempresas.

 

Abstract: A micro enterprise is an institution that aims to meet a demand, perform a specific service and thus achieve the desired profit. However, despite being responsible for the development and generation of several jobs, have found no corresponding studies to demonstrate its real strategic need. Because of this end up losing this environment dubious strategic uncertainty, not knowing what to do, how to act and when they will be prepared to implement appropriate strategies to their characteristics and environment. It is in this context that this study was conducted, with the purpose to understand the perception of the Core micro Chapeação (maintenance branch of bodies for motor vehicles, also known as body shop) AMPE members on the importance of the use of strategic actions in management practices. Therefore, we chose to apply a search classified as a descriptive study conducted by a quantitative survey. The results highlight that these microenterprises have awareness of the importance of management, innovation, constant training, care of customer needs, positioning itself in the market, demonstrating that understanding the strategic practices exist empirically but not theoretically.

Keywords: Strategic Actions. Management Practices. Microenterprises.

 

Author Biography

Scheine Neis Alves da Cruz, Mestranda em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, Graduada em Administração pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, Professora do Curso de Administração da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP.

Pesquisas nas áreas de Administração Estratégica, Relações Interorganizacionais e Interação Universidade-Empresa.

Published

2013-05-22

How to Cite

NEIS ALVES DA CRUZ, S.; MACHIAVELLI PONTES, A. S.; ANDRIGHETTI, V. V.; GONÇALVES TONDOLO, V. A. AÇÕES ESTRATÉGICAS NAS PRÁTICAS DE GESTÃO: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DAS MICROEMPRESAS DO NÚCLEO DE CHAPEAÇÃO DA AMPE. Vision Journal: Organizational Management, Caçador (SC), Brasil, v. 2, n. 1, p. 27–45, 2013. DOI: 10.33362/visao.v2i1.109. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/109. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos