PRESENÇA DE ACADÊMICAS EM CURSOS PREDOMINANTEMENTE MASCULINOS EM UMA UNIVERSIDADE CATARINENSE
DOI:
https://doi.org/10.33362/visao.v9i1.2310Palavras-chave:
Ciências sociais aplicadas, Ciências contábeis, Administração, Profissões, Mulheres, PreconceitoResumo
A pesquisa teve por objetivo verificar qual é a percepção das acadêmicas de cursos predominantemente masculinos de uma Universidade situada no estado de Santa Catarina, em relação as diferenças entre gêneros e oportunidades no mercado de trabalho. Ao par da problemática de pesquisa, investigou-se a realidade de alguns cursos de graduação, sendo eles: Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Agronomia, Sistemas de Informação, Engenharia Civil e Engenharia de Controle e Automação, que são predominantemente masculinos. Para isso, aplicou-se uma pesquisa qualitativa e quantitativa, em que 46 acadêmicas mulheres responderam. Ao final, constatou-se que as acadêmicas dos cursos investigados, consideram que enfrentam preconceito relacionado ao mercado de trabalho. Já em relação ao ambiente acadêmico, a existência da diferenciação entre gêneros por parte de docentes ou colegas homens, é praticamente inexistente.
Palavras-Chave: Profissões. Mulheres. Preconceito.
PRESENCE OF ACADEMICS IN PREDOMINANT MALE COURSES AT A CATARINIAN UNIVERSITY
Abstract: The research aimed to verify what is the perception of the students of predominantly male courses at a University located in the state of Santa Catarina, in relation to the differences between genders and opportunities in the job market. Along with the research problem, the reality of some undergraduate courses was investigated, namely: Mechanical Engineering, Electrical Engineering, Agronomy, Information Systems, Civil Engineering and Control and Automation Engineering, which are predominantly male. To this end, a qualitative and quantitative research was applied, in which 46 female academics responded. At the end, it was found that the academics of the investigated courses, consider that they face prejudice related to the job market. In relation to the academic environment, the existence of gender differentiation by male teachers or colleagues is practically non-existent.
Keywords: Professions. Women. Preconception.
Referências
BELTRÃO, Kaizô Iwakami; ALVES, José Eustáquio Diniz. A reversão do Hiato de Gênero na educação brasileira no século XX. Cadernos de Pesquisa, v. 39, n. 136, p. 125-156, jan./abr. 2009. Disponível em: . Acesso em: 17 jan. 2017.
BEZERRA, Nathalia. Mulher e Universidade: a longa e difícil luta contra a invisibilidade. Conferência Internacional sobre os Sete Saberes, 2010, Fortaleza. Anais... Fortaleza: UECE, 2010. p. 1-8. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2016.
BOBBIO, Norberto.; MATTEUCCI, Nicola e PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. Trad. Carmen C. Varrialle, Gaetano Loiai Mônaco, João Ferreira, Luis Guerreiro Pinto Cacais, Renzo Dini. Brasilia: UNB, LGE, 2004. 12. ed.
BORTOLINI, M. C. "Breve visão sobre a gênese e a evolução das populações latino-americanas". Genética para que te quero? Porto Alegre, Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1999, pp. 57-61.
DUBET, François. As desigualdades multiplicadas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2001, n.17, pp.5-18. ISSN 1413-2478.
GODOY, Arlida Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de administração de empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.
LOURO, Guacira Lopes. Uma leitura da história da educação sob a perspectiva de gênero. In: Projeto Hidtória, 11. São Paulo: EDU/PUC-SP, 1994, P.31-46.
KÉRGOAT, Daniele. “La division de travail entre les sexes” In Kergoat, J. et al (orgs) Le monde du travail Paris, La découverte 1998, pp.319327.
SANTOS, Cristiane Aparecida Baggi dos; LOPES, Doraci Alves. Evasão e avaliação institucional no ensino superior: uma discussão bibliográfica. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 16, n. 2, 2011
SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. Unidade 2–A pesquisa científica. Métodos de pesquisa, v. 1, 2009.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. In: Educação e Realidade: gênero e educação. Porto Alegre. v. 20, n. 2, jul/dez, 1995.
SOUZA, Regis Glauciane Santos de; SARDENBERG, Cecília Maria B. Visibilizando a mulher no espaço público: a presença das mulheres nas universidades. Seminário Internacional Fazendo Gênero, 10., 2013. Anais... Florianópolis: UFSC, 2013. p. 1-13. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2017.
TEDESCHI, Losandro Antonio. História das mulheres e as representações do feminino. 144 p. Campinas: Curt Nimuendajú, 2008.