Análise das representações da diversidade de gênero e raça em livros didáticos de matemática no Brasil

Analysis of the representations of gender and racial diversity in mathematics textbooks in Brazil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v14i2.3390

Palavras-chave:

Educação matemática, Diversidade, Livro didático, Gênero e raça

Resumo

Este estudo analisa a presença de abordagens relacionadas à diversidade de gênero e raça em livros didáticos de matemática aprovados pelo Programa Nacional Do Livro Didático (PNLD) e utilizados nas cinco regiões do Brasil. Por meio de uma pesquisa documental, foram examinadas as atividades objetivas presentes nesses materiais, para mapear o grau de inclusão dessas temáticas. Os resultados indicam que as questões de diversidade são pouco contempladas, com ausência de atividades voltadas diretamente à diversidade de gênero e presença restrita de conteúdos relacionados à diversidade étnico-racial. Conclui-se que é urgente a revisão dos conteúdos dos livros didáticos para promover uma educação mais inclusiva e crítica, que valorize as múltiplas dimensões da diversidade, contribuindo para a formação de uma visão de mundo mais equitativa entre crianças e adolescentes.

Palavras-chave: Educação matemática. Diversidade. Livro didático. Gênero e raça.

Abstract: This study analyzes the presence of approaches related to gender and racial diversity in mathematics textbooks approved by the National Textbook Program (PNLD) and used in the five regions of Brazil. Through documentary research, the objective activities present in these materials were examined to map the extent of inclusion of these themes. The results indicate that diversity issues are minimally addressed, with a lack of activities directly focused on gender diversity and limited content related to ethnic-racial diversity. It is concluded that a revision of textbook content is urgent to promote a more inclusive and critical education that values the multiple dimensions of diversity, contributing to the formation of a more equitable worldview among children and adolescents.

Keywords: Mathematics education. Diversity. Textbook. Gender and race.

Resumen: Este estudio analiza la presencia de enfoques relacionados con la diversidad de género y raza en los libros de texto de matemáticas aprobados por el Programa Nacional De Libros De Texto (PNLD) y utilizados en las cinco regiones de Brasil. Mediante una investigación documental, se examinaron las actividades objetivas presentes en estos materiales para mapear el grado de inclusión de estos temas. Los resultados indican que las cuestiones de diversidad son poco contempladas, con una ausencia de actividades dirigidas directamente a la diversidad de género y una escasa presencia de contenido relacionado con la diversidad étnico-racial. Se concluye que es urgente revisar el contenido de los libros de texto para promover una educación más inclusiva y crítica, que valore las múltiples dimensiones de la diversidad, contribuyendo a la formación de una visión de mundo más equitativa entre niños, niñas y adolescentes.

Palabras clave: Educación matemática. Diversidad. Libro de texto. Género y raza.

Biografia do Autor

André Cristovão Sousa, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo

Doutorando em Educação. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre em Educação em Ciências e Matemática. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo/SP.

Nataly Carvalho Lopes, Universidade Federal de São Carlos, campus Araras

Doutora e Mestra em Educação em Ciências. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente Pesquisadora. Universidade Federal de São Carlos, campus Araras e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência. Universidade Federal de São Carlos, campus Araras.

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Publicado

2025-08-07

Como Citar

Sousa, A. C., & Carvalho Lopes, N. (2025). Análise das representações da diversidade de gênero e raça em livros didáticos de matemática no Brasil : Analysis of the representations of gender and racial diversity in mathematics textbooks in Brazil . Professare, 14(2), e3390. https://doi.org/10.33362/professare.v14i2.3390

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