Abandono e evasão escolar no ensino médio: um estudo de caso com base no modelo de integração do estudante
School Dropout and Truancy in secondary school: a case study based on the student integration model
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v14i2.3721Keywords:
Causas da evasão escolar, Abandono escolar, Teoria de TintoAbstract
Este artigo teve como objetivo analisar os principais fatores associados à evasão e ao abandono escolar de estudantes da escola estadual de Moeda (MG) e propor práticas educacionais e recomendações para instituições de ensino, bem como poder público. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva com entrevistas em profundidade com 17 professores do ensino médio e 6 servidores do corpo administrativo/pedagógico. A análise dos dados foi feita com base na análise de conteúdo de Bardin. Os resultados indicam que os principais fatores associados à evasão e ao abandono escolar na escola são múltiplos e de natureza diversa, abrangendo a dependência química, gravidez precoce, pobreza, trabalho, a saúde e o bullying. Para lidar com tais causas, algumas recomendações dos entrevistados são investir em um ambiente acolhedor, apoio psicológico, dos familiares e financeiro, além de projetos com foco nas necessidades da comunidade. Assim, esta pesquisa apresenta contribuições acadêmicas, gerenciais e sociais ao ampliar a compreensão sobre as múltiplas dimensões que influenciam o abandono escolar e auxiliar gestores escolares com propostas de políticas mais eficazes e adaptadas às realidades locais, colaborando com a formulação de ações preventivas e corretivas que possam reduzir a evasão escolar.
Palavras-chave: Causas da evasão escolar. Abandono escolar. Teoria de Tinto.
Abstract: This article aimed to analyze the main factors associated with school dropout and dropout rates among students at the Moeda state school (MG) and to propose educational practices and recommendations for educational institutions and public authorities. To this end, a descriptive qualitative study was conducted with in-depth interviews with 17 high school teachers and 6 administrative/pedagogical staff. Data analysis was based on Bardin's content analysis. The results indicate that the main factors associated with school dropout and dropout rates are multiple and of diverse nature, including drug addiction, early pregnancy, poverty, work, health and bullying. To deal with such causes, some recommendations from the interviewees are to invest in a welcoming environment, psychological, family and financial support, as well as projects focused on the needs of the community. Thus, this research presents academic, managerial and social contributions by expanding the understanding of the multiple dimensions that influence school dropout and assisting school managers with proposals for more effective policies adapted to local realities, collaborating with the formulation of preventive and corrective actions that can reduce school dropout.
Keywords: Causes of school dropout. School abandonment. Tinto's theory.
Resumen: Este artículo tuvo como objetivo analizar los principales factores asociados con el abandono escolar y las tasas de deserción escolar entre los estudiantes de la escuela pública de Moeda (MG) y proponer prácticas educativas y recomendaciones para instituciones educativas y autoridades públicas. Para ello, se realizó un estudio cualitativo descriptivo con entrevistas en profundidad a 17 docentes de secundaria y 6 miembros del personal administrativo/pedagógico. El análisis de datos se basó en el análisis de contenido de Bardin. Los resultados indican que los principales factores asociados con el abandono escolar y las tasas de deserción escolar son múltiples y de diversa naturaleza, incluyendo la drogadicción, el embarazo precoz, la pobreza, el trabajo, la salud y el acoso escolar. Para abordar estas causas, algunas recomendaciones de los entrevistados son invertir en un entorno acogedor, apoyo psicológico, familiar y financiero, así como en proyectos centrados en las necesidades de la comunidad. Por lo tanto, esta investigación presenta contribuciones académicas, gerenciales y sociales al ampliar la comprensión de las múltiples dimensiones que influyen en el abandono escolar y ayudar a los gestores escolares con propuestas de políticas más efectivas adaptadas a las realidades locales, colaborando con la formulación de acciones preventivas y correctivas que puedan reducir el abandono escolar.
Palabras clave: Causas del abandono escolar. Abandono escolar. Teoría de Tinto.
References
ALDAZ-CARROLL, E.; MORAN, R. Escapando da armadilha da pobreza na América Latina: o papel dos fatores familiares. Cuadernos de Economía, v. 38, n. 114, p. 155–190, 2001.
ASHTARI, M. et al. One year follow-up study of the neurocognitive effects of second generation antipsychotics in healthy men. Schizophrenia Research, v. 128, n. 1-3, p. 85-93, 2011.
AZEVEDO, J. P.; HASAN, A.; GOLDEMBERG, D. Dropout dynamics: Understanding patterns of school leaving in Brazil. World Bank Economic Review, v. 33, n. 3, p. 601-627, 2019.
BALFANZ, R. Overcoming the High School Dropout Crisis. Cambridge: Harvard University Press, 2009.
BALFANZ, R. Closing the Graduation Gap: A Progress Report. Washington, D.C.: Civic Enterprises, 2016.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BATISTA, L. A.; SOUZA, F. J.; OLIVEIRA, R. S. Evasão escolar no Ensino Médio: fatores socioeconômicos e pedagógicos. Revista Profissão Docente, v. 9, n. 19, p. 70-94, 2009.
BRADSHAW, C. P.; O'BRENNAN, L. M. Handbook of school violence and school safety: International research and practice. New York: Routledge, 2008.
BRANCO, M. D.; DIAS, P. C.; JÁCOME, M. Análise psicossocial sobre o alto índice de retenção no Ensino Médio: um estudo de caso. In: DIAS, P. C. (Org.). Intervenções comunitárias em Educação Social. Brasília: Instituto Federal de Brasília, 2020. p. 35–54.
BRASIL. Pé de meia: a poupança do ensino médio. Ministério da Educação, 2024. Disponível em: < https://www.gov.br/mec/pt-br/pe-de-meia >. Acesso em: 11 dez. 2024.
BOLLA, K. I.; BROWN, K.; ELDRETH, D.; TATE, K.; CADET, J. L. Dose-related neurocognitive effects of marijuana use. Neurology, v. 59, n. 9, p. 1337-1343, 2002.
CAPUCHO, V. A. C; MARINHO, G. C. Cyberbullying: uma nova modalidade de violência escolar. Construir notícias, v. 7, n. 40, p. 14-18, 2008.
CHERON, C.; SALVAGNI, J.; COLOMBY, R. K. The qualitative approach interview in Administration: a guide for researchers. Revista de Administração Contemporânea, v. 26, n. 4, p. 1-15, 2022.
COSTELLO, B.; FRANCIS, M. Dropout trajectories of youth with disabilities in secondary school: A systematic review. Exceptional Children, v. 87, n. 4, p. 378-397, 2020.
CUNHA, J. M. Gravidez na adolescência: implicações político-sociais. Cadernos de Saúde Pública, v. 20, n. 5, p. 1306-1307, 2004.
CUNHA, P. J.; CAMARGO, M. R.; NICASTRI, S. Avaliação das funções cognitivas de memória de curto prazo, memória operacional e memória de longo prazo em dependentes de crack. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 14, n. 2, p. 313-320, 2001.
FANTE, C. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2. ed. Campinas: Verus, 2005.
FIGUEIREDO, M. L. Gravidez na adolescência: o significado de uma experiência. Cadernos de Pesquisa, n. 111, p. 37-63, 2000.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GANCHIMEG, T. et al. Pregnancy and childbirth outcomes among adolescents in Asia: A systematic review of literature. BMC Pregnancy and Childbirth, v. 20, n. 1, p. 1-14, 2020.
GARCIA, M. et al. Contextual Sensitivity in Educational Policies: Addressing Socioeconomic Challenges to Reduce Dropout Rates. International Journal of Educational Policy, Research, and Practice, v. 21, n. 4, p. 387-404, 2019.
HORTA, R. L.; HORTA, B. L.; PINHEIRO, R. T.; MORALES, B.; STREY, M. N.; FERREIRA, C. D. Consumo de substâncias psicoativas entre adolescentes escolares em uma cidade do Sul do Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 23, n. 4, p. 883-889, 2007.
JOHANN, G. Evasão escolar: um estudo sobre suas causas e consequências. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 42, p. 497-518, 2012.
MAIA, A. B.; SOUSA, D. N.; VIEIRA, M. R. Understanding student dropout: A systematic literature review. Journal of Applied Research in Higher Education, v. 12, n. 5, p. 1217-1235, 2020.
MARTINEZ, J.; SILVA, A. Addressing Socioeconomic Roots of School Dropout: Strategies for Inclusive and Equitable Education. Journal of Educational Policy and Practice, v. 25, n. 2, p. 145-162, 2020.
MOISANDER, J.; VALTONEN, A.; HIRSTO, H. Personal interviews in cultural consumer research – post-structuralist challenges. Consumption Markets & Culture, v. 12, n. 4, p. 329-348, 2009.
MOTT, F. L. The impact of teenage childbearing on the mothers and the consequences of those impacts for government. In: COOLEY, T. J. (Ed.). Young unwed fathers: changing roles and emerging policies. Dover: Auburn House, 1985. p. 91-105.
NARCISO, P. Evasão escolar: conceitos, causas e consequências. Revista Brasileira de Educação, v. 21, n. 56, p. 75-90, 2015.
NASSIF, T. R.; BERTOLUCCI, P. H. F. Substâncias psicoativas e comprometimento cognitivo. Revista de Psiquiatria Clínica, v. 30, n. 3, p. 88-92, 2003.
PINQUART, M.; SHEN, Y. Depressive symptoms in children and adolescents with chronic physical illness: An updated meta-analysis. Journal of Pediatric Psychology, v. 42, n. 9, p. 911-922, 2017.
ROHDE, J. E.; BOERMA, T.; THIERFELDER, C. Asthma, allergies and school absence in adolescence: A multilevel study. European Journal of Public Health, v. 28, n. 1, p. 33-39, 2018.
RUMBERGER, R. W. Dropping out: why students drop out of high school and what can be done about it. Cambridge: Harvard University Press, 2011.
RUMBERGER, R. W.; ROTERMUND, S. The Relationship Between Engagement and High School Dropout. In: CHRISTENSON, S. L.; RESCHLY, A. L.; WYLIE, C. (Eds.). Handbook of Research on Student Engagement. New York: Springer, 2016. p. 491-513.
SANTOS, M. T. S. et al. Impacto do trabalho infantil na vida adulta: um estudo longitudinal. Revista de Psicologia Aplicada, v. 15, n. 1, p. 45-61, 2014.
SMITH, J. The Impact of Socioeconomic Pressure on Educational Pathways: A Longitudinal Analysis. Journal of Educational Psychology, v. 115, n. 3, p. 412-425, 2020.
TINTO, V. Dropout from Higher Education: A Theoretical Synthesis of Recent Research. Review of Educational Research, v. 45, n. 1, p. 89-125, 1975.
TINTO, V. Leaving College: Rethinking the Causes and Cures of Student Attrition 2. ed. Chicago: University of Chicago Press, 1993.
TINTO, V. Classrooms as communities: Exploring the educational character of student persistence. The Journal of Higher Education, v. 68, n. 6, p. 599–623, 1997.
TINTO, V. Taking Student Retention Seriously: Rethinking the First Year of College. NACADA Journal, v. 19, n. 2, p. 5-9, 1999.
TINTO, V. Through the Eyes of Students. Journal of College Student Retention: Research, Theory & Practice, v. 19, n. 3, p. 254-269, 2017.
WORLD BANK. Learning to Realize Education's Promise. World Development Report 2018, 2019. Disponível em: <https://www.worldbank.org/en/publication/wdr2018>. Acesso em: 13 jul. 2025.
WYN, J.; CAHILL, H.; HOLDSWORTH, R.; ROWLING, L.; CARSON, S. Mind the gap: Addressing the high school engagement gap and improving student outcomes. Educational Review, v. 71, n. 2, p. 142-161, 2019.
YIN, R. K. Case study research and applications: Design and methods. Thousand Oaks: Sage Publications, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Professare

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).







