PROGRAMA DE TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DA LEITURA PARA OS COLABORADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE – UNIFEBE

Autores

  • Elisiane Mafezolli Centro Universitário de Brusque - Unifebe

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v6i1.1143

Palavras-chave:

Administração

Resumo

Resumo: É importantíssimo quando as empresas buscam treinar e desenvolver seus funcionários e ainda mais inovador quando buscam novas formas de executar esses programas. Além da vantagem competitiva que a empresa obtém a mesma ganha com evolução de seu colaborador: as modificações são tanto da parte pessoal, quanto na parte profissional. Em uma época em que a leitura está sendo deixada de lado por tablets, smarthphones, entre outros, o incentivo a busca pela leitura, é difícil, mas não impossível. Este trabalho foi desenvolvido tendo como objetivo geral criar um programa de T&D através da leitura como método capacitor para os técnico-administrativos da UNIFEBE. Os objetivos específicos buscaram verificar a perspectiva da administração da UNIFEBE para a elaboração de um programa como tal, bem como identificar o perfil dos colaboradores técnico-administrativos, a perspectiva dos colaboradores técnico-administrativos com o desenvolvimento do programa e por fim, apresentar o plano de ação para implantação do programa. O tipo de pesquisa foi de caráter qualitativo e quantitativo, através de pesquisa bibliográfica e considerando a entrevista como método. Foram montados questionários para a administração superior e para os colaboradores técnico-administrativos, e após análise desses questionários aplicados, o plano de ação foi proposto no formato 5W2H, trazendo especificados os processos do projeto. O trabalho permitiu verificar se há o interesse por parte de todos os envolvidos e qual a melhor forma de aplicação do projeto proposto. Os resultados obtidos demonstraram que a administração superior foi favorável ao programa, assim como grande parte dos colaboradores técnico-administrativos.

Palavras-Chave: Gestão de pessoas. Treinamento & desenvolvimento. Leitura.

 

Abstract: It is important when companies aim to train and develop their employees and it is even more innovative when they look for new ways to perform these programs. Besides the competitive advantage that the company obtains, it i salso worthwhile the improvement of the employee: the changes happen in relation to personal and professional life. In a time when Reading a book is being replaced by tablet computers, smarthphones, among others, encouraging reading, is difficult, but it is not impossible. This research was conducted with the general objective of creating a T & D program through reading as a capacitor method for UNIFEBE´s staff. The specific objectives were intended to verify the perspective of UNIFEBE´s management team concerning the creation of the program, to identify the profile of the technical employees and their perspective toward the development of the program and, at the end, to present the action plan for the implementation of the program. Both qualitative and quantitative research were used, prepared for the management team and for the technical employees as well. After analyzing these questionnaires, the action plan was proposed in 5W2H format, specifying the project processes. The study allowed to verify if there is interest from all those involved in the research and which is the best way to apply the proposed project. The results achieved showed that the management team was favorable to the program, as well as a considerable amount of technical employees.

Keywords: People management. Training and development. Reading.

Downloads

Publicado

2017-07-19

Como Citar

MAFEZOLLI, E. PROGRAMA DE TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DA LEITURA PARA OS COLABORADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE – UNIFEBE. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 6, n. 1, p. 51–68, 2017. DOI: 10.33362/visao.v6i1.1143. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/1143. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.