EDUCAÇÃO E INTEGRAÇÃO TRANSNACIONAL NA AMÉRICA LATINA
ASPECTOS HISTÓRICOS
DOI:
https://doi.org/10.33362/visao.v9i1.2399Resumo
O enfoque está direcionado às questões da educação em contexto de integração transnacional, colimando que o processo de integração não abrange somente as dimensões comerciais e econômicas, mas também os aspectos sociais, políticos, educacionais e culturais. O setor educacional do Mercosul engloba diversos programas, subprogramas e linhas de ação. A criação de uma Zona de Livre Comércio e de uma União Aduaneira entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, iniciada a partir do Tratado de Assunção, de 1991, indicou a conformação de um território econômico comum entre os países envolvidos e ajuste dos sistemas educacionais existentes em decorrência da formação de profissionais qualificados que deveriam ser o baluarte da desejada evolução competitiva e independência desses países. A partir disto, iniciou-se uma série de acordos para adequação dos sistemas educativos dos países do Cone Sul, visto que a qualidade do sistema educacional se tornou um fator importante para a prosperidade econômica de todos os países. Contudo, passados 29 anos, constata-se avanços e retrocessos que impediram o deslanche dos projetos inicialmente traçados.
Palavras-Chave: Educação. Mercosul. Integração. Transnacionalidade.
TRANSNATIONAL EDUCATION AND INTEGRATION IN LATIN AMERICA: HISTORICAL ASPECTS
Abstract: The focus is on education issues in the context of transnational integration, with the result that the integration process does not only cover the commercial and economic dimensions, but also the social, political, educational and cultural aspects. The Mercosul educational sector includes several programs, subprograms and lines of action. The creation of a Free Trade Zone and a Customs Union between Argentina, Brazil, Paraguay and Uruguay, initiated after the 1991 Treaty of Asunción, indicated the formation of a common economic territory between the countries involved and the adjustment of educational systems existing due to the training of qualified professionals who should be the bulwark of the desired competitive evolution and independence of these countries. From this, a series of agreements was initiated to adapt the educational systems of the countries of the Southern Cone, since the quality of the educational system has become an important factor for the economic prosperity of all countries. However, after 29 years, there are advances and setbacks that prevented the development of the projects initially planned.
Keywords: Education. Mercosur. Integration. Transnationality.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Adelcio Machado dos Santos, Nelson Felix Imhof, Ruana Wieser, Jaqueline Carneiro Santos; Joel Haroldo Baade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Estou ciente de que, através da submissão voluntária de meu texto ao corpo editorial da revista Visão, editada pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, estou concedendo à Universidade Alto Vale do Rio do Peixe a autorização de publicar o respectivo texto na revista a título não oneroso e declarando a originalidade do texto e sua não submissão simultanea a qualquer outro periódico, em meu nome e em nome dos demais coautores, se eventualmente existirem.Reitero que permaneço como legítimo titular de todos os direitos patrimoniais que me são inerentes na condição de autor. Comprometo-me também a não submeter este mesmo texto a qualquer outro periódico no prazo de, pelo menos, um (1) ano. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso acarretará em infração e conseqüente punição tal como prevista na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).