SOCIEDADE E EDUCAÇÃO: PERFIL DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO SOCIOLÓGICA
SOCIETY AND EDUCATION: PROFILE OF HIGH SCHOOL STUDENTS FROM THE PERSPECTIVE OF SOCIOLOGICAL EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.33362/visao.v9i2.2515Palavras-chave:
Conhecimento sociológico. Formação. Vivência em sociedade. Estudantes. Sociologia.Resumo
A Sociologia integra o currículo da educação básica como disciplina obrigatória e a sua contribuição educacional tem sido objeto de análise em diferentes momentos na sociedade. Diante disso, este estudo possui como objeto de pesquisa a abordagem da Sociologia em escolas de ensino médio no município de Porto União e seus impactos sociais na cidade, com direcionamento para a influência do conhecimento sociológico em Porto União, com vistas para a formação do aluno para a vivência em sociedade. Nessa direção, a pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, com questionários semiestruturados foram utilizados para a aplicação de entrevista aos 100 alunos do terceiro ano do Ensino Médio da E.E.B.Cid Gonzaga. Com o intuito, em compreender como estes interpretam seu papel de estudantes de sociologia e como a disciplina conribui com a formação para a vivência em sociedade. Concluiu-se com esta pesquisa, que o conhecimento sociológico é extremamente importante e impactante no percurso da formação desses alunos, pois a aulas de Sociologia colaboram com a compreensão desse processo por meio da preparação dos estudantes para viver em sociedade e o entendimento sobre as relações sociais, nas quais eles estão inseridos.
Palavras-Chave: Conhecimento sociológico. Formação. Vivência em sociedade. Estudantes. Sociologia.
Abstract: Sociology integrates the basic education curriculum as a compulsory subject and its educational contribution has been the object of analysis at different times in society. Therefore, this study has as its research object the approach of Sociology in high schools in the municipality of Porto União and its social impacts in the city, with a focus on the influence of sociological knowledge in Porto União, with a view to the formation of the student for living in society. In this sense, qualitative and quantitative research, with semi-structured questionnaires, was used for the application of interviews to 100 students of the third year of High School at E.E.B.Cid Gonzaga. In order to understand how they interpret their role as students of sociology and how the discipline contributes to training for living in society. It was concluded with this research, that the sociological knowledge is extremely important and impacting in the education of these students, because the Sociology classes collaborate with the understanding of this process through the preparation of students to live in society and the understanding of social relationships, in which they are inserted.
Keywords: Sociological. Knowledge. Training. Student. Sociology.
Referências
ADORNO, T. W. Introdução à Sociologia. São Paulo, SP: UNESP, 2008.
BAUMAN, Z.; MAY, T. Aprendendo a pensar com a sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
BRASIL. Orientações Curriculares Nacionais o Ensino Médio. MEC, Brasília, 2006. Disponível: portal.mec.gov.br. Acesso em 10 de jan.2020
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Parte IV – Ciências Humanas e suas Tecnologias. MEC, Brasília, 2000b, Disponível: portal.mec.gov.br. Acesso em 10 de jan. 2020.
COSTA, C. Sociologia: Introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna. 2004.
DURKHEIM, E. Educação e Sociologia. São Paulo, SP: Melhoramentos, 1978.
ERAS, L. W. A produção do conhecimento recente sobre o ensino de sociologia/ciências sociais na educação básica no formato de livros coletâneas (2008-2013): sociologias e trajetórias.2014.331f.Tese(Doutorado em Sociologia) - Setor de Ciências Humanas da Universidade Federal do Paraná.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa– São Paulo: Paz e Terra, 1996. 25ª Edição.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 1. Ed. Campinas: Papiros, 2007.
KRAUSS, A.; BAADE, J. H. O ensino de sociologia no processo de desenvolvimento regional de Canoinhas-Santa Catarina Revista Inter-Legere, v. 3, n. 27, p. c18706, 29 nov. 2019. Acesso em: 13/01/2020.
KUPFER, Maria Cristina. Freud e a Educação – O mestre do impossível. São Paulo: Scipione, 1995.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Técnicas de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas S. A., 1999.
LAKATOS, E. M. Sociologia Geral / Eva Maria Lakatos, Marina de Andrade Marconi. – 7.ed. rev. e ampl. – 10.reimpr. – São Paulo: Atlas, 2010.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Metodologia Científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
LIBÂNEO, J. C; OLIVEIRA, J. F; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: política, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012.
MARTINS, C. B. O que é sociologia? 38ª ed. São Paulo, SP: Brasiliense, 1994.
MATTAR, S.M. A contribuição da sociologia na formação do pedagogo crítico. Dissertação de mestrado em Educação. 2002. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. PUCPR.
MILLS, W. C. A imaginação sociológica. 4ª ed. Rio de Janeiro, Zahar, 1975.
MORAN, José Manuel. As novas tecnologias pedagógicas. Campinas, São Paulo: Papirus, 2000.
RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade.2ªed.SP.Cortez.2002.
SANTOS, M. B. A sociologia no contexto das reformas educacionais: um século de idas e vindas da sociologia no ensino médio. 2002. Disponível em: www.grupos.com.br. >. Acesso em 10 jan.2020.
SARANDY, F. M. S. O ensino de sociologia na escola média brasileira: as lutas políticas em torno de sua obrigatoriedade e as apropriações simbólicas da disciplina. In: 4º SEMINÁRIO DE PESQUISA DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL, Universidade Federal Fluminense/ UFF, Rio de Janeiro, março de 2011.
SILVA, I. L.F. A Sociologia no Ensino Médio: perfil dos professores, dos conteúdos e das metodologias no primeiro ano de reimplantação nas escolas de Londrina – PR e Região – 1999. In: CARVALHO, Lejeune (org.). Sociologia e Ensino em Debate: experiências e discussões de sociologia no ensino médio. Ijuí: Unijuí.2004.
TOMAZI, N. D.Indivíduo e Sociedade.2 ed. São Paulo: Atual, 2000.
WIECZORKIEVICZ,A.K. O ensino de Sociologia na formação cidadã dos alunos do ensino médio na perspectiva dos professores de sociologia na coordenadoria regional de educação de Canoinhas/SC.2019. Dissertação ( Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento e Sociedade)- Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Alessandra Krauss Wieczorkievicz, Suelen Silveira Valente, Maria Rosangela Chagas Faro, Dairane de Almeida; Joel Haroldo Baade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Estou ciente de que, através da submissão voluntária de meu texto ao corpo editorial da revista Visão, editada pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, estou concedendo à Universidade Alto Vale do Rio do Peixe a autorização de publicar o respectivo texto na revista a título não oneroso e declarando a originalidade do texto e sua não submissão simultanea a qualquer outro periódico, em meu nome e em nome dos demais coautores, se eventualmente existirem.Reitero que permaneço como legítimo titular de todos os direitos patrimoniais que me são inerentes na condição de autor. Comprometo-me também a não submeter este mesmo texto a qualquer outro periódico no prazo de, pelo menos, um (1) ano. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso acarretará em infração e conseqüente punição tal como prevista na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).