AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: um estudo com discentes da Universidade Federal da Paraíba

ASSESSMENT OF KNOWLEDGE ABOUT COURSE COMPLETION WORK: A STUDY WITH STUDENTS FROM THE FEDERAL UNIVERSITY OF PARAÍBA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v11i2.2772

Palavras-chave:

TCC. Desenvolvimento das etapas do TCC. Discentes. UFPB.

Resumo

O objetivo da pesquisa foi identificar as necessidades de informações dos discentes da Universidade Federal da Paraíba para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Assim, para o desenvolvimento do estudo, a metodologia foi classificada como uma abordagem quantitativa e, quanto aos procedimentos, de levantamento, através da utilização de um questionário aplicado aos discentes da Universidade Federal da Paraíba. A pesquisa evidenciou que os respondentes conhecem parcialmente tanto a estrutura como as etapas necessárias para sua elaboração. Ainda segundo os achados, os respondentes se interessariam por cursos que trouxessem informações necessárias para ajudar no desenvolvimento do TCC, tendo em vista serem obrigatórias sua elaboração e a respectiva defesa para conclusão do curso. Com base nos achados, a pesquisa concluiu que existe a necessidade do desenvolvimento de atividades complementares na grade curricular dos cursos para ajudar os discentes na elaboração do seu Trabalho de Conclusão de Curso. Essa conclusão se alinha com os achados dos estudos de De Araújo et al. (2016), Clemente e Santos (2015), Carmo, Machado e Cogan (2015), Guedes e Guedes (2012), Brunetta et al. (2012), Oliveira (2012), e Bernini e Leite (2006).

Palavras-Chave: TCC. Desenvolvimento das etapas do TCC. Discentes. UFPB.

 

Abstract: The objective of the research was to identify the information needs of students at the Federal University of Paraíba for the preparation of the Course Conclusion Work (TCC). Thus, for the development of the study, the methodology was classified as a quantitative approach and, as for the procedures, as a survey, through the use of a questionnaire applied to students at the Federal University of Paraíba. The survey showed that respondents partially know both the structure and the steps necessary for its preparation. Also according to the findings, respondents would be interested in courses that bring necessary information to help in the development of the TCC, considering that its elaboration and respective defense are mandatory for the completion of the course. Based on the findings, the research concluded that there is a need to develop complementary activities in the curriculum of courses to help students in the preparation of their Course Conclusion Work. This conclusion is in line with the findings of the studies by De Araújo et al. (2016), Clemente and Santos (2015), Carmo, Machado and Cogan (2015), Guedes and Guedes (2012), Brunetta et al. (2012), Oliveira (2012), and Bernini and Leite (2006).

Keywords: TCC. Development of the TCC steps. Students. UFPB.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Cruz, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Administração. Professora da Universidade Federal da Paraíba. 

Jocksanny Maria Del Rio Leal Felix, Universidade Potiguar (UnP)

Mestranda em Administração.

Arthur Maurício Rodrigues Bezerra, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduando em Ciências Atuariais.

Referências

ANTUNES, E. D. D.; BRUNETTA, N.; DAMARCO, D. J.; PINHEIRO, I. A. Desafios na construção do trabalho de conclusão do curso de especialização em negociação coletiva/modalidade a distância. Revista Renote, v. 9, n. 2, 2011.

ASSIS, M. C. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2009.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação. 2011. Disponível em: http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=86662. Acesso em: 05 nov. 2021.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR – ANDIFES. Pesquisa revela perfil do estudante universitário brasileiro. Disponível em: https://comunica.ufu.br/noticia/2019/05/pesquisa-revela-perfil-do-estudante-universitario-brasileiro. Acesso em: 30 out. 2021.

BERNINI, M. C.; LEITE, G. L. Sentimentos vivenciados pelo acadêmico de enfermagem frente à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Saúde Coletiva, v. 3, n. 9, p. 20-25, 2006.

BRUNETTA, N.; ANTUNES, E. D. D.; DAMARCO, D. J.; PINHEIRO, I. A. Aspectos do Processo de Construção do trabalho de conclusão de curso na modalidade a distância: perspectivas dos alunos, tutores e professores orientadores. Revista Renote, v. 10, n. 3, 2012.

CARMO, L. M.; MACHADO, R.; COGAN, S. Uma análise do processo de elaboração do trabalho de conclusão de curso a partir do processo de raciocínio da teoria das restrições. Registro Contábil, v. 6, n. 3, p. 83-99, 2015.

CLEMENTE, F. A. S.; SANTOS, L. C. B. Desmistificando o trabalho de conclusão de curso (TCC) da graduação. Revista Educação-UNG-Ser, v. 10, n. 2, p. 23-39, 2015.

CORRÊA, E. J.; VASCONCELOS, M.; SOUZA, M. S. L. Iniciação à metodologia: trabalho de conclusão de curso. Belo Horizonte: NESCON UFMG, 2018.

COSTA, A. P.; SIHLER, A. P.; DA SILVA, C. A. Orientação de trabalhos de conclusão de curso a distância: uma experiência fundamentada na interação. Revista Renote, v. 10, n. 1, 2012.

DE ARAÚJO, R. S.; FERNANDES, T. F. S.; MEDEIROS, J. P.; CUNHA, J. K. P. Facilidades e Dificuldades Observadas na Elaboração do TCC: Um estudo sob a ótica dos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFRN. In: VII Congresso Nacional de Administração e Contabilidade-AdCont 2016. 2016. Disponível em: http://adcont.net/index.php/adcont/adcont2016/paper/view/2349. Acesso em: 05 nov. 2021.

FREITAS, S. M. B.; CHAVES, T. L.; CARVALHO, M. L. S.; COSTA, C. R. B.; MAYNART, W. H. C. Dificuldades Vivenciadas na construção do TCC: Percepção de estudantes e egressos de um curso de graduação em enfermagem. 17º Simpósio Nacional de Pesquisa em Enfermagem. Natal, 2013. Disponível em: http://www.abeneventos.com.br/anais_senpe/17senpe/pdf/1782co.pdf. Acesso em: 05 nov. 2021.

FOWLER JR. F. J. Pesquisa de Levantamento. Porto Alegre: Penso, 2011.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5. ed. São Paulo: Altas, 2010.

GUEDES, H. T. V.; GUEDES, J. C. Avaliação, pelos estudantes, da atividade" Trabalho de Conclusão de Curso" como integralização do eixo curricular de iniciação à pesquisa científica em um curso de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 36, n. 2, p. 162-171, 2012.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 1992.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos da metodologia científica. 5ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MALHEIROS, R. C.; DE NOGUEIRA OLIVEIRA, V. Facilidades e dificuldades na elaboração de trabalhos de conclusão de curso. ConScientiae Saúde, n. 3, p. 65-72, 2004.

MEDEIROS, B. C.; SILVA, R. C. L.; ROCHA, F. A. F.; DANJOUR, M. F. Dificuldades do processo de orientação em Trabalhos de Conclusão de Curso (tcc): um estudo com os docentes do curso de administração de uma instituição privada de ensino superior. Holos, v. 5, p. 242-255, 2015.

OLIVEIRA, G. P. As atividades acadêmicas e a formação para pesquisa: o trabalho de conclusão de curso. Momentum, v. 1, n. 4, p. 123-142, 2006.

OLIVEIRA, R. G. Formação do Pedagogo na Universidade: o espaço do político no Trabalho de Conclusão de Curso. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Porto Alegre: 2012.

OLIVEIRA, A.; MARIN, M. J. S.; TAKEDA, E.; PINHEIRO, O. L. Desafios do trabalho de conclusão de curso na formação do técnico de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 70, p. 1212-1219, 2017.

PEDUZZI, P. Mapa do ensino superior no Brasil aponta maioria feminina e branca. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-05/mapa-do-ensino-superior-aponta-para-maioria-feminina-e-branca. Acesso em: 30 out. 2021.

PEIXOTO, E. P. A.; DE FRANÇA, R. D.; DE ANDRADE, E. P. A.; DE MENESES, F. A. F. A Contribuição da Iniciação Científica na Elaboração do TCC no Curso de Ciências Contábeis sob a Ótica do Corpo Discente: uma Pesquisa nas IES Públicas do Estado da Paraíba. Anais... In: XI Congresso de iniciação científica da USP. São Paulo, 2014. Disponível em: https://congressousp.fipecafi.org/anais/artigos142014/227.pdf. Acesso em: 05 nov. 2021.

PRAÇA, F. S. G. Metodologia da pesquisa científica: organização estrutural e os desafios para redigir o trabalho de conclusão. Revista Eletrônica “Diálogos Acadêmicos, v. 8, n. 1, p. 72-87, 2015.

PRODANOV, C.C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. Ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, P. B. Metodologia de pesquisa. 5ª ed. São Paulo: McGraw/penso, 2013.

SANTOS, I. R. As dificuldades na construção do trabalho de conclusão de curso: percepção de estudantes egressos do curso de ciências contábeis. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, p. 71. 2020. Disponível em https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/17379/1/IRS04052020.pdf. Acesso em: 05 nov. 2021.

SANTOS, C. K. S.; LEAL, E. A.; NUNES, I. V. SILVA, T. D. Pesquisa Científica no curso de Ciências Contábeis: Limites e contribuições ao aluno na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, v. 5, n. 3, p. 140-156, 2017.

SILVA, C. R. O. Metodologia e organização do projeto de pesquisa. Fortaleza: CEFETCE, 2004. Disponível em: https://www.studocu.com/pt-br/document/universidade-brasil/gestao/outro/metodologia-e-organizacao-do-projeto-de-pesquisa/4659200/view. Acesso em: 25 mar. 2021.

Downloads

Publicado

2022-09-06

Como Citar

CRUZ, V. L.; FELIX JÚNIOR, L. A.; FELIX, J. M. D. R. L.; BEZERRA, A. M. R. AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: um estudo com discentes da Universidade Federal da Paraíba: ASSESSMENT OF KNOWLEDGE ABOUT COURSE COMPLETION WORK: A STUDY WITH STUDENTS FROM THE FEDERAL UNIVERSITY OF PARAÍBA. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 11, n. 2, p. 32–47, 2022. DOI: 10.33362/visao.v11i2.2772. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/2772. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos