INCLUSÃO DIGITAL PARA A TERCEIRA IDADE

Autores

  • Sandra Mara Bragagnolo Uniarp, Caçador, SC
  • Maicon Ricardo Deon

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v6i2.1232

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um curso de inclusão digital voltado para um grupo de pessoas da terceira idade que frequentam a Universidade Aberta da Maior Idade - UAMI mantida pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP. As atividades de inclusão digital aconteceram com a aplicação de um projeto apresentado ao Programa de Apoio à Extensão e Cultura – PAEC da UNIARP e desenvolvido por um acadêmico do curso de Administração da mesma instituição. O projeto teve o objetivo central inserir pessoas da melhor idade no mundo das tecnologias digitais, proporcionando aprendizagem e aplicação dos conteúdos desenvolvidos. As atividades promoveram o acesso e o desenvolvimento de conhecimentos sobre os recursos digitais da modernidade, tais como uso das redes sociais e utilização de aplicativos de conversa por meio digital. A escolha dos temas foi em resposta ao que poderiam contribuir para que o público-alvo pudesse melhorar sua qualidade de vida. Para alcançar os objetivos do trabalho foram elaborados planos de aula e materiais de apoio, os quais embasaram as aulas ministradas durante a execução do projeto. Os resultados apontam para a efetividade das ações, pois se constatou o desenvolvimento das habilidades e capacidades dos participantes.  Ressalta-se a importância de ações que privilegiem o idoso, as quais tornam-se cada vez mais necessárias devido ao aumento significativo do número de pessoas que atingem a terceira idade no Brasil.

Palavras-Chave: Inclusão digital. Terceira idade. Aprendizagem. Idoso. Qualidade de vida.

 

Abstract: This article presents the results of a digital inclusion course aimed at a group of elderly people attending the “Universidade Aberta da Maior Idade – UAMI, maintained by the Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP. The activities of digital inclusion happened with the application of a project presented to the support “Programa de Apoio à Extensão e Cultura” - PAEC of UNIARP and developed by an academic of the course of administration of the same institution. The project had the main objective to insert people of the best age in the world of digital technologies, providing learning and application of the developed contents. The activities promoted the access and development of knowledge about digital resources of modernity, such as the use of social networks and the use of digital chat applications. The choice of themes was in response to what could help the target audience to improve their quality of life. In order to reach the objectives of the work, lesson plans and support materials were elaborated, based on the classes taught during project execution. The results point to the effectiveness of the actions, since the development of the abilities and capacities of the participants was verified. The importance of actions that privilege the elderly is emphasized, which are increasingly necessary due to the significant increase in the number of people reaching the third age in brazil.

Keywords: Digital inclusion. Elderly. Learning. Elderly. Quality of life.

Biografia do Autor

Sandra Mara Bragagnolo, Uniarp, Caçador, SC

Mestre em Desenvolvimento e Sociedade. Licenciada em Letras e Bacharel em Administração. Especialista em Metodologia do Ensino de Línguas; pós-graduanda em Formação para a Docência em Ensino Superior. Integra o Grupo de Pesquisa em Ética, cidadania e sustentabilidade; e o Grupo de Pesquisa em Educação Interdisciplinar, Inovação, Desenvolvimento e Sociedade - GEIDS. Atua como professora no curso de Administração de Empresas da UNIARP. e-mail: sandramara@uniarp.edu.br

Maicon Ricardo Deon

Acadêmico no curso de Administração de Empresas da UNIARP, campus de Fraiburgo. e-mail: maiconricardodeon@gmail.com

Downloads

Publicado

2017-12-14

Como Citar

BRAGAGNOLO, S. M.; DEON, M. R. INCLUSÃO DIGITAL PARA A TERCEIRA IDADE. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 6, n. 2, 2017. DOI: 10.33362/visao.v6i2.1232. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/1232. Acesso em: 3 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos