ASSÉDIO MORAL: RELATOS E VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
MORAL HARASSMENTE: REPORTS AND EXPERIENCES OF STUDENTS IN POST-GRADUATION PROGRAMS
DOI:
https://doi.org/10.33362/visao.v12i1.3100Palavras-chave:
Assédio moral, Violência psicológica, Pós-Graduação, Instituições de EnsinoResumo
O objetivo deste artigo é analisar relatos e vivências que tipificam o assédio moral a partir da perspectiva de estudantes pós-graduandos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e de natureza descritiva. Os dados foram coletados por meio de um questionário eletrônico, composto por perguntas abertas, disponibilizado em grupos fechados da rede social Facebook. Participaram do estudo 35 pós-graduandos, de 17 universidades brasileiras. Os resultados sugerem situações que podem configurar assédio moral a partir de diferentes origens, em especial, partindo de professores orientadores. As consequências do assédio relacionam-se a quadros depressão, perda de confiança, diminuição da produtividade, vontade de mudar de área de atuação, estresse, ansiedade e, em casos mais graves, tentativas de suicídio de estudantes. Apesar disso, por conta das relações assimétricas de poder, das sutilezas manifestadas nas ações dos agressores, e da sua posição de prestígio, a maioria dos discentes não formalizam o ocorrido junto a instâncias das instituições de ensino. No âmbito teórico-conceitual, a pesquisa evidencia ambivalências no comportamento de assediadores em relação aos assediados. Na prática, verificam-se as implicações do assédio moral na saúde e produtividade dos alunos. A discussão dessas ambivalências e implicações, tendo como unidade de análise diferentes programas de pós-graduação e universidades, sugere a institucionalização da prática de assédio e configura a originalidade do estudo.
Palavras-Chave: Assédio moral. Violência psicológica. Pós-Graduação. Instituições de Ensino.
Abstract: The objective of this article is to analyze reports and experiences that typify workplace harassment from the perspective of graduate students. To this end, a qualitative and descriptive research was conducted. Data was collected through an electronic questionnaire, composed of open-ended questions, made available in closed groups on the social network Facebook. 35 graduate students from 17 Brazilian universities participated in the study. The results suggest situations that may constitute workplace harassment from different origins, especially from supervising professors. The consequences of harassment relate to depression, loss of confidence, decrease in productivity, desire to change career, stress, anxiety, and in more serious cases, suicide attempts by students. However, due to the asymmetric power relationships, subtleties manifested in the actions of the aggressors, and their position of prestige, most students do not report the incident to the institutions. In the theoretical-conceptual scope, the research highlights ambivalences in the behavior of harassers towards the harassed. In practice, the implications of workplace harassment on the health and productivity of students are observed. The discussion of these ambivalences and implications, using different graduate programs and universities as the unit of analysis, suggests the institutionalization of the practice of workplace harassment and constitutes the originality of the study.
Keywords: Moral harassment. Psychological violence. Postgraduate. Educational institutions.
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